domingo, 9 de dezembro de 2007

Pesquisa Datafolha

Moroni Torgan lidera a disputa para a Prefeitura de Fortaleza

KAMILA FERNANDES

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), larga atrás na disputa pela reeleição. Quem lidera hoje na cidade é o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM). Os dados são do Datafolha, que pesquisou dois cenários na capital cearense.

No primeiro cenário, em que está incluída a senadora Patrícia Saboya (PDT), que trocou de partido para disputar a eleição, Moroni teria 29% das intenções de voto se as eleições fossem hoje. Luizianne aparece com 19%. Logo atrás vem o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), com 17%, seguido de Patrícia, com 10%.

Em um segundo cenário - sem a senadora, mas com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT)-, Moroni chega a 30% das intenções de voto, contra 16% de Luizianne. À frente dela, mas ainda em empate técnico, aparece Lúcio, com 19%.

O desempenho de Luizianne só se equipara ao de Moroni entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, em que ambos ficam com 32%, no primeiro cenário. Entre os que têm mais de 35 anos, a prefeita fica atrás de Moroni e de Lúcio, nos dois cenários.

Foram entrevistados 415 eleitores, entre 26 e 29 de novembro.O pior resultado de Luizianne, quanto ao grau de escolaridade, é entre os de nível superior, em que ela consegue 11%, contra 20% de Moroni e 17% de Patrícia, no primeiro cenário.

Entre os menos escolarizados, com o ensino fundamental, que representam 51% dos entrevistados, Moroni chega a 33%, Luizianne, a 19%, e Lúcio, a 16%, no primeiro cenário. No segundo, o resultado é de 31% para Moroni, 21% para Lúcio e 16% para Luizianne.

6 comentários:

Anônimo disse...

Existem dois tipos básicos de candidatos a qualquer cargo eletivo: 1º) aqueles que tem carisma pessoal e/ou são populistas o suficiente para obter votações expressivas; 2º) aqueles que estão realmente capacitados para desempenhar com eficiência e eficácia o cargo. Raramente um candidato possui as duas características. Sempre uma delas é predominante.

No caso da lista apresentada pela pesquisa, apenas o nome do Lúcio se enquadra exatamente no segundo caso listado acima.

Os demais candidatos apontados, deixam muito a desejar quanto no aspecto da gestão. Veja-se, por exemplo, o caso da Prefeita atual, que venceu brilhantemente a eleição passada, mas revelou-se, como que era esperado, uma medíocre administradora.

Moroni, Patrícia, Marcos, Heitor, etc... Não dá mesmo!

Anônimo disse...

Paarabénsao blogueiro Andre,pela a análise tão sensata.Mas,eu vou mais além:Lúcio não se declarou candidato ainda e já está com um percentual considerável.Não seria por conta das ações de seu Governo que só agora com a decepção das pessoas com o governo Cid estão sendo vistas e comparadas com o atual governo?Não seria também o arrependimento de muitos e muitos que votaram em Cid Gomes e estão em sua grande maioria decepcionados principalmente os servidores públicos e até mesmo os terceirizados?E a vida pública limpa e honesta de Lúcio não pesaria também?Não podemos deixar de lembrar que Lúcio quando Prefeito de Fortaleza fez uma grande Administração numa época em que Fortaleza se quer tinha receita própria e dependia de repasses dos governos Federal e Estadual.São muitas as realizações de sua administração que até hoje estão nos servindo,tais como o Parque Adahil Barreto,Lagoa do Opaia,Urbanização da 31 de Março,Urbanização da Barra do Ceará,Plantão Gramatical,dentre muitas outras coisas,que com certeza outras pessoas mais bem informadas do que eu ou que participaram da Administração dele lembrarão.Portanto desde já:LÚCIO PREFEITO,FORTALEZA MERECE!

Anônimo disse...

PARABÉNS, Dr. Lúcio. Finalmente, o povo lhe faz justiça!

Não conheço no Ceará político mais íntegro e competente que o Senhor.

Aceite o desafio! Mais do que nunca, precisamos do Senhor pra consertar o Caos que nos legaram com o blefe da Fortaleza Bela!!!

LÚCIO 2008!

Anônimo disse...

O ex-governador Lúcio Alcântara sempre demarcou sua trajetória política com coerência do bom senso político e a ética da responsabilidade (Weber), a população de nossa capital deseja nova gestão que mantenha políticas públicas para as massas despossuídas de bens materiais e que são dependentes do poder público, faça o planejamento para áreas nobres e comerciais de Fortaleza (Plano Diretor), meus parabéns esse homem de postura moderada e competente na gestão pública. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Anônimo disse...

Os bons números obtidos pelo Sen Lúcio Alcântara na recente pesquisa Datafolha reforçam minha tese, há muito defendida, que nenhum dos nomes até agora apresentados tem a simpatia do fortalezense.Como explicar alguém que sequer diz ser (ou querer ser)candidato estar melhor posicionado que outros candidatos assumidos há anos? É muita rejeição à Luizinne, Moroni e Cia Ltda!!! Não que o Senador não tenha virtudes e experiência para administrar a cidade. Ele tem! Digo mais, diretamente ao senhor,Dr Lúcio, se o senhor resolver ser candidato e começar a "andar" na cidade, se prepare para ser o próximo prefeito! Sem meu voto, pois meu partido, PTC, terá candidatura própria.
Abraço

Anônimo disse...

Fortaleza precisa de um gestor sério e competente como Lúcio Alcântara.
Sua candidatura é uma ótima opção ao eleitorado de Fortaleza.