sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Abc da Crise


A bolsa cai, os investidores se retraem, o dólar sobe. Afinal, o que houve? Será tão simples assim? Os americanos compram casa, dão calote, e o mundo paga a conta.

Elementar, meu caro Watson. Diria, se houvesse, um Sherlock das finanças.

Dê uma olhada no infográfico preparado pelo UOL Economia para explicar como a crise dos imóveis dos EUA afeta o mundo.

Drogas

Entrou em vigor, em Portugal, lei que determina a realização de testes entre motoristas para detectar a presença de psicotrópicos e estupefacientes. Considerando o crescimento do consumo de drogas, e a difusão do uso na sociedade, a medida é mais que oportuna.

Ocorre que é omissa quanto ao uso de antidepressivos e tranquilizantes, o que acarretou certa confusão na sua aplicação. Até porque há necessidade de se estabelecer uma correlação entre o uso dos medicamentos e o comprometimento da segurança na condução do veículo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Quem ama o feio...

"Quem ama o feio, bonito lhe parece", diz o brocardo. Padrões de beleza humana, são eleitos em função de razões étnicas e culturais. Quer dizer, o que é feio para uns, é bonito para outros.

São no entanto inegáveis, mudanças decorrentes do maior contato entre os povos, acelerado pelo aumento do fluxo turístico e das migrações, globalização da economia, multiculturalismo, e certa tendência hegemônica de algumas culturas.

É o que vem ocorrendo na China. Sob a pressão do mercado, e a competição pelo emprego, um número crescente de jovens chinesas está se submetendo à cirurgia plástica para amendoar os olhos, e aumentar os seios.

Enfim, se ocidentalizam, adotando padrões estéticos que favorecem a empregabilidade. Mais de 50% das cirurgias estéticas se destinam a amendoar os olhos. Em contrapartida, Lu Yan, a top model, uma chinesa típica, faz sucesso em todo o mundo sem necessidade de nenhum reparo estético.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Uma dor

Perdemos ontem o Marcelo Linhares. Funcionário do Banco da Brasil, advogado conceituado, Secretário de Planejamento do Governador Plácido Castelo, Deputado Federal por vários mandatos, membro do Instituto do Ceará.

Homem elegante, de agradável convívio, formava com sua mulher Irismar, um casal sempre benquisto na sociedade. Dele divergi em algumas ocasiões, conservando nossas relações imunes aos desentendimentos políticos. Retornando à Fortaleza, depois de residir em Brasília durante alguns anos, viria a desenvolver uma intensa atividade intelectual que o levou a escrever vários livros e galgar a condição de membro titular do Instituto do Ceará. Foi aí, quando nos tornamos mais próximos, tendo eu, a seu pedido, apresentado, em memorável noite no Ideal Clube, o livro que escreveu sobre Virgílio Távora.

Foi autor ainda de um livro a respeito do governo do Presidente José Linhares, e de outro, a propósito da rumorosa questão religiosa, que no império envolveu os Bispos de Olinda e Belem do Pará.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Pau-Brasil


Em junho deste ano ocorreu, em Haia, a convenção sobre espécies ameaçadas de extinção, que incluiu entre outras, a caesalpinia echininata, o pau-brasil. Aprendemos, na escola, como a extração desta madeira pelos europeus para fabricação de tinta dizimou grande parte da Mata Atlântica.

A recente decisão teve impacto em outra indústria, a dos arcos de violino. Em l860, os irmãos Tourte descobriram as virtudes do pau-brasil, densidade excepcional, elasticidade rara, resistência na curvatura e inigualável capacidade vibratória. Com esses arcos extraordinários, a música invadiu as grandes salas de concerto.

80% dos fabricantes de arcos destinam, desde 2000, 2% de sua receita a um programa em favor do pau-brasil. A Itália é imbativel na fabricação de violinos, o maior símbolo disso é o Stradivarius; e a França triunfou com o arco, graças aos irmãos Tourte. Quer dizer, Paganini deve parte de sua fama ao pau-brasil, tambem conhecido como" bois de Pernambuc".

Inconformados, os franceses acusam a medida proibitiva de ser apenas uma manobra para que os países exportadores continuem vendendo impunemente outras espécies de madeira em risco de serem extintas.

domingo, 12 de agosto de 2007

Reflexão do domingo

A quem muito foi dado, muito será pedido;

a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!

Lucas, 12,48

Dia dos pais


"Não basta ser pai, é preciso participar", repetia o bordão publicitário através dos orgãos de comunicação. Está certa a mensagem, mas não é tudo. Orientar, educar, informar, dar exemplo, exercer a autoridade com brandura, dialogar. Eis aí, breve síntese de um roteiro da paternidade responsável.

Ainda que não tenha a mesma sensibilidade e a afetividade, que caracterizam a mãe, o pai é uma referência importante para os filhos. A luta pela vida, as urgências do mundo moderno, as múltiplas solicitações do cotidiano, dificultam a comunicação entre pais e filhos, e geram barreiras invisíveis, mas efetivas, entre os dois.

Estabelece-se uma atmosfera de incomunicabilidade, cuja lamentação tardia, desponta quando já não temos com quem falar. Então, tudo que resta é uma saudade pungente, e uma lembrança tênue do que passou. Aos pais, e as mães, que tambem são pais, posto que na ausência desses, feitas chefes de família, minha homenagem.

As melhores histórias de amor

Uma estação de televisão inglesa fez uma pesquisa, ouvindo 2.000 leitores, para eleger as melhores histórias de amor de todos os tempos. Richard Kingsbury, responsável pelo canal UKTV Drama, que encomendou o estudo, disse mostrar-se surpreso como "essas histórias , escritas há tanto tempo, mantem o poder de cativar leitores em pleno século 21".


Considera que esses romances constituem, para muitos, um escapismo, uma espécie de fuga da realidade. Ninguém desconhece que a leitura transporta as pessoas para um outro mundo, absorve o leitor, isola-o, muitas vezes, do ambiente e de suas circunstâncias humanas. O mesmo levantamento indica que 40% das mulheres lêem romances para se sentirem melhores, 15% por nostalgia, 10% para compensarem suas vidas insípidas.

Eis a relação dos cinco primeiros colocados:


  • Morro dos Ventos Uivantes. Emily Brontë, l847

  • Orgulho e Preconceito. Jane Austen, 1813

  • Romeu e Julieta. William Shakespeare, 1597

  • Jane Eyre. Charlote Brontë, 1847

  • E o vento levou. Margaret Mitchell, 1936.