quarta-feira, 9 de abril de 2014

Automóveis

O estoque de automóveis nos pátios das montadoras e revendas tem aumentado. O número já é o maior desde 2008.

Em março o acumulado representava o equivalente a 48 dias de vendas. A comercialização no mercado interno caiu em função da volta do IPI e da da alta dos juros.

Em relação ao mercado externo a queda se deve às dificuldades de exportação para a Argentina, principal destino da produção nacional de veículos.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 05/04/14

terça-feira, 8 de abril de 2014

A frase do dia

A superstição é mais nociva que o ateísmo.

Diderot

Livro/Leitura

Algumas frases sobre a importância do livro e da leitura :

1-Tudo, mas tudo que o homem criou, para o livro conflui e nele se concentra.
    Romano Guardini

2-Todas las cosas del mundo me llevan a una cita o a un libro...
    Jorge Luis Borges

3-Quando rezamos falamos com Deus; mas quando lemos é Deus que fala conosco.
    Santo Agostinho

4-Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar.
    Padre Antonio Vieira

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Parangaba

Leio no jornal O Povo, edição de 06/04/14 que moradores de Parangaba pedem solução para os problemas da lagoa daquele bairro.

Quando prefeito de Fortaleza elegi como uma das prioridades da minha administração a preservação de nossas lagoas. Entre elas a de Parangaba cujas margens urbanizadas constituiram uma área de lazer e revelaram um belo panorama do lago então encoberto e ameaçado por uma ocupação urbana invasiva e desordenada.

Infelizmente confirmando uma triste tradição de nossa Fortaleza o espaço se encontra completamente degradado e invadido por um comércio anárquico que abriga até transações ilícitas. Tudo por falta de uma ação responsável do poder público que pouco se preocupa com a mnutenção e conservação de nossos espaços púbicos.



Coreanos

Atraidos pela siderúrgica em construção no Complexo Industrial Portuário de Pecém, de propriedade de duas empresas coreanas associadas com a Vale do Rio Doce, coreanos se instalam na praia do Cumbuco e adjacências nas proximidades da obra.

Aí mantêm residência e abrem pequenos negócios, tais como restaurantes e mercadinhos. Desde o início da obra há dois anos que os coreanos lideram as concessões de vistos de trabalho no Ceará. Só em 2013 foram 667 pedidos.

Dado a natureza pesada do ofício o perfil desses imigrantes é de homens entre 30 e 45 anos de idade.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 06/04/14 

Medicina

O Conselho Nacional de Educação acaba de instituir exame bienal obrigatório ao longo do curso de medicina. A medida que deverá valer a partir de 2016 aguarda aprovação do ministro da educação. Alunos já matriculados poderão optar, se o desejarem, pela nova sistemática.

O resultado será classificatório para o ingresso na residência médica. A avaliação sequenciada será seguramente um método mais eficiente que um único exame ao final do curso para o acesso à residência.

A formação do médico brasileiro ainda se ressente de muitas deficiências que vão sendo aos poucos sanadas por mais exigências cobradas das faculdades, dos alunos e recém formados.

A classificação das escolas médicas em rankings elaborados pelo ministério da educação, o exame dos graduados  pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), ainda que sem valor legal, são iniciativas que colaboram para a correção de falhas que comprometem a capacitação desses profissionais tão úteis à sociedade.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 04/04/14

Midia

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) realiza encontro em São Paulo para discutir abusos contra a mídia cuja liberdade vem sendo ameaçada nas américas sobretudo em paises governados por uma espécie nova de ditadores eleitos.

Seria oportuno que o conclave discutisse também os abusos da mídia que não sendo tão raros dão combustível aos que pretendem amordaça-la.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 04/04/14

Financiamento

Enquanto no Brasil se discute no STF a proibição de empresas financiarem campanhas eleitorais nos Estados Unidos a Suprema Corte acaba de decidir que não há limite para doações a candidatos.

A medida sem nenhuma dúvida irá contribuir para desequilibrar as disputas e fortalecer lobbies para aprovação de projetos do interesse de financiadores.

No meu entendimento uma das poucas coisas que precisam ser feitas para aperfeiçoar nosso sitema eleitora diz respeito ao financiamento das campanhas. Na verdade já caminhamos muito mas o acesso ao dinheiro é desigual e o desembolso muitas vezes abre a porta da corrupção.

Quando falo que temos evoluido refiro-me à transparência nos gastos exigida pela lei. As próprias empresas cada vez mais recusam dar dinheiro em caráter extra-oficial, o chamado caixa dois. Quando fui candidato a Deputado Federal em 1982 não havia exigência legal nesse particular.

Muitos candidatos sonegam informação e os números apresentados são flagrantemente desproporcionais ao volume de campanha. Algo pode ser feito para coibir a escamoteação.

De qualquer forma os dados estãso disponiveis para que a imprensa, e o cidadão comum, se informem a procedência dos recursos que pagaram a campanha de determinado candidato ou partido.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 04/04/14, p.A13