sexta-feira, 28 de maio de 2010

Obras

O relator de lei de diretrizes orçamentárias, senador Tião Viana (PT/AC), anunciou o propósito de incluir no diploma exigência para que o executivo tambem se manifeste nos casos de obras suspeitas de irregularidades apontadas em relatório encaminhado anualmente ao legislativo de Tribunal de Contas da União (TCU).

A paralisação de obras por recomendação do TCU vem sendo questionada pelo governo suscitando manifestações de inconformismo do próprio presidente da república.

A ideia do senador é de que o cotejo das duas opiniões enseje ao Congresso a oportunidade de discutir a questão com mais segurança afim de melhor preservar o interesse público.

Em relação ao orçamento do ano passado causou mal estar o veto aposto pelo presidente à determinação de paralisar obras indicadas pelo tribunal como suspeitas.

O assunto foi superado, pela via do entendimento entre os envolvidos, e a compreensão de que legislativo e executivo são poderes autônomos da nação e por conseguinte livres para decidir.

Saiba mais em O Globo, edição de 27/0510

Recall

O Brasil está a caminho de sediar a 4ª indústria automobilística do mundo. Em compensação o recall das fábricas aumentou de forma assustadora.

Só este ano já houve 24 convocações pelas montadoras atingindo mais de 1 milhão de veículos a serem reparados devido a defeitos de fabricação.

Esse número supera em 45,4% o número de carros defeituosos incluidos nas 45 convocações efetivadas ano passado.

A elevação dos casos de recall decorreria, segundo autoridade do Procon de São Paulo de uma conjunção de fatores tais como aumento da produção, maior vigilância da sociedade e relaxamento no controle de qualidade da empresa.

Saiba mais em O Globo, edição de 27/05/10

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Do Blog do Eliomar

Transparência – Só um município divulga gastos na internet no Ceará


Publicado: 27 de maio de 2010 às 6:09
Autor: Eliomar de Lima


“No último dia para que prefeituras com mais de 100 mil habitantes e governos estaduais cumpram a lei federal que determina a publicação detalhada e em tempo real, na Internet, de quanto estão arrecadando e como gastam as verbas públicas, no Ceará apenas o município de Itapipoca já cumpre a determinação. Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Crato, além do Governo do Estado, garantem que seus respectivos portais da transparência estarão disponíveis nas próximas 24 horas.


Caucaia, Sobral e Maranguape admitiram que não irão seguir a determinação no prazo estabelecido por lei. No caso de Caucaia, a Prefeitura promete que o site estará no ar entre amanhã e o próximo dia 1º de junho. Já a de Sobral adiou o lançamento do site para amanhã. Em Maranguape, a decisão é de que o portal só entrará no ar no dia 1º de junho.


Sancionada há um ano, a lei complementar que determina a criação dos portais da transparência prevê que, em caso de descumprimento do prazo, as transferências voluntárias do Governo Federal serão suspensas e as gestões municipais e estaduais só poderão receber verbas previstas na Constituição.


Exceção entre os oito municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes, Itapipoca já disponibiliza o seu portal da transparência desde o último dia 20. Às 15h55min de ontem, por exemplo, já estava disponível no site um pagamento à empresa R.T.S. de Sousa Locação, no valor de R$ 202,5 mil, destinado ao transporte de alunos da rede municipal de ensino. Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Itapipoca, Paulo Barroso & que também responde pela pasta da Saúde e é irmão do prefeito & as informações são atualizadas a cada meia hora.


Situação bem diferente vive o município de Caucaia, que ainda não concluiu o seu portal da transparência. De acordo com o titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o prazo que lhe foi dado para a conclusão do layout da página foi 1º de junho. Já o secretário de Finanças, Jaime Cavalcante, afirma o que site será lançado amanhã, quando toda a “parte técnica“ estará concluída.


Desde que a chamada “Lei da Transparência“ foi sancionada, a Controladoria Geral da União (CGU) oferece suporte técnico para as gestões que solicitarem ajuda. Entretanto, segundo a assessoria do órgão, até agora apenas os municípios de Anápolis (GO), Ipatinga (MG), Várzea Paulista (SP), Fortaleza e Coronel Fabriciano (MG) pediram colaboração, num universo de 275 prefeituras que estão obrigadas a prestas contas.

Literatura russa


Está aí minha homenagem a um ilustre cearense, o embaixador Dario de Castro Alves, funcionário exemplar do Itamaraty, que dedicou muito de seu tempo à espinhosa tarefa de traduzir a obra de Pushkin, Eugênio Oneguin, inédita no Brasil.

* Artigo publicado no caderno Sabático, do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 22 de maio de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

Poesia

Eu pisava de tábua em tábua
Um caminho lento e cauteloso
Sentia as estrelas perto da cabeça
O mar perto dos pés.

Eu não sabia se o próximo
Seria meu último centímetro -
Isso me dava aquele passo precário
Que alguns chamam de experiência.

                               Emily Dickinson

Aniversário

Ontem, 24 de maio, foi o aniversário de criação de nossa Polícia Militar, instituição quase bicentenária.

O evento para assinalar a data foi antecipado. Não se sabe o porque disso. Tradicionalmente a comemoração tem constado de prestigiada solenidade no pátio do quartel do comando geral à qual compareci sempre quando governador.

Este ano a efeméride foi assinalada por uma ato em recinto fechado, o Teatro José de Alencar, com acesso restrito, sem a empolgação dos anos anteriores. Apesar dos cuidados não faltaram protestos, contidos na praça onde está o teatro.

A polícia militar atravessa um momento dificil de sua existência ainda que tenha recebido investimentos relevantes nos últimos anos. Equipamentos não têm alma, e o que está ferida é a alma da instituição.

Seus integrantes, frustrados por promessas não cumpridas e ações governamentais desagregadoras, estão desmotivados e com a auto-estima em baixa.

A notória divisão na cúpula da segurança, a usurpação de poderes por estranhos ao setor, o uso político das polícias, a criação de estruturas diferenciadas dentro da corporação, comprometendo a disciplina e a hierarquia, o treinamento precário dado aos novos integrantes, desenharam um cenário de desalento e desmotivação prejudiciais ao desempenho de função arriscada e cheia de tensões como é  a dos policiais militares.

Meus cumprimentos à todos integrantes da polícia, praças e oficiais, da ativa e da reserva, na certeza de que o senso de missão de que estão imbuidos os fará superar a má fase institucional para garantir à sociedade a segurança de que não pode prescindir.

A frase do dia

A humanidade não pode suportar realidade demais.

                                                             T. S. Elliot

segunda-feira, 24 de maio de 2010

De cultura etc. - Danuza Leão

--------------------------------------------------------------------------------

Mas me recuso a ter que gostar de artistas consagrados porque alguns decretaram que eles são talentosíssimos

--------------------------------------------------------------------------------

SEMPRE TIVE implicância com algumas palavras, sobretudo com o peso dado a elas, um peso que tema ver quase com o sagrado. A principal delas é cultura, que envolve arte e literatura, entre muitas outras coisas. É perigoso falar desses assuntos, mas esse sentimento existe tão forte dentro de mim que evitá-los seria quase hipocrisia.

Vamos à primeira: cultura. O que é uma pessoa culta? É a que leu todos os livros, esteve em todos os museus, sabe falar, com palavras bonitas - e se forem difíceis, melhor ainda -, sobre os movimentos culturais do passado, do presente e até os que ainda vêm por aí. Sabe tudo sobre história em geral, a Grécia antiga, os romanos etc.; só que para falar sobre essas coisas e passar uma bela impressão de cultura é preciso ter também uma memória privilegiada.

Não adianta um vasto conhecimento sobre todos os assuntos que fazem parte do que se chama cultura, se não tiver memória. Por ter alguma experiência de vida, também implico muito com os "espaços" culturais, talvez por ter visto tanta gente que só tem uma ambição na vida: dirigir um deles. Eles pulam de um para outro e passam a vida às custas da cultura, seja lá isso o que for; são os gigolôs da cultura.Aliás, quem decide o que é e o que não é cultura?

E quem decidiu que esses têm o poder de decretar o que é e o que não é?Há alguma coisa mais vaga do que um centro cultural? E quantos devem existir no Rio e em São Paulo?

Centenas, com toda certeza. Vamos agora à palavra arte; artes plásticas, mais precisamente. Existem, nos dias de hoje, artistas que vendem suas criações por milhares de dólares, e fico feliz por eles. Já outros passam a vida sem conseguir vender um único quadro - olha o exemplo de Van Gogh - e um belo dia passam a ser considerados os melhores da história do mundo.

Eu, que confesso sem nenhuma vergonha não ter um bom olho para a pintura, às vezes gosto do quadro de um pintor famoso, às vezes não; às vezes gosto do quadro de um desconhecido, às vezes não. Mas me recuso a TER QUE gostar de artistas consagrados porque alguns alguéns decretaram que eles são talentosíssimos. Odeio instalações, e me dou ao direito - que todos temos, aliás - de gostar do que eu gosto, sem ir pela cabeça dos críticos.

Agora, a literatura. Escrever, bem ou mal, não dá a ninguém o direito de se achar parte do sagrado mundo literário, e eu gostaria de saber por que razão os críticos da palavra têm o poder de dizer que uma determinada obra é um primor de literatura, ou não. Qual o critério de poder julgar o trabalho dos outros e dizer, do alto de sua sabedoria, o que é bom e o que não é?

Cansei de tentar ler livros altamente considerados como obras-primas e largar nas primeiras páginas, tal o tédio que senti. Aliás, quem quiser se passar por culto é só decorar algumas frases de autores famosos e de vez em quando dizê-las, assim como quem não quer nada, no meio de uma conversa.

Quem decreta que A é um bom pintor, que B é cultíssimo, que o livro C é bom ou ruim? Quem consagraou destrói quem ousa penetrar nesse misterioso mundo da cultura?Quem tem o direito de falar sobre a qualidade do trabalho de um pintor?

Penso que somos, todos nós, únicos, com nossos gostos e preferências, e que devemos olhar para tudo o que é feito em nome da cultura com nossos próprios olhos, e não pelos daqueles que são considerados - não sei por quem - os únicos que sabem.

danuza.leao@uol.com.br

Artigo publicado no caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, edição de 23/05/2010.

Artesanato cearense

Peça fundamental do nosso turismo, o artesanato cearense precisa de ações permanentes de apoio para manter vivas as suas tradições culturais.

Ao lado das nossas belas praias - temos mais de 500 km de litoral e sol praticamente o ano todo -, o artesanato cearense atrai a atenção de turistas do Brasil e do mundo e garante a geração de emprego e renda a milhares de famílias.

Durante minha gestão, mais de 6.500 artesãos foram beneficiados pelos programas governamentais. Outros 1,5 mil receberam cursos de capacitação.

Solicitei ao Ministério do Turismo a publicação de uma portaria incluindo o Mercado Central de Fortaleza, o maior central artesanal do norte e nordeste, no roteiro turístico nacional. Assim, um dos maiores guardiães da nossa cultura estará incluso em todos os pacotes de viagem vendidos com destino ao nordeste, mais especificamente ao nosso Ceará.

Investir em “cimento e concreto” é necessário para dar melhor estrutura aos cearenses e visitantes, mas sem um investimento de apoio e capacitação do nosso povo torna-se inviável manter vivo o patrimônio do artesanato cearense.

Má notícia II

IPCA -15 de Fortaleza é o maior do país. Passamos do 2º lugar em abril para o primeiro em maio considerada a primeira quinzena nos dois meses analisados.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 21/05/10

Homenagem

A jornalista Silvana Frota acaba de publicar o livro Meus pais: duas histórias de trabalho e determinação. Trata-se de uma homenagem da filha ao casal Edson Bezerra Gomes e Maria do Carmo Ximenes Gomes feita domingo passado em Reriutaba.

Na ocasião se comemorava os oitenta anos do professor Edson a quem tenho prazer de conhecer e atestar sua importante colaboração para o desenvolvimento do município, em particular da educação, fundador que foi do colégio Raimundo Mesquita.

Rejeitado

Pelo que leio nos jornais o estaleiro é um investimento rejeitado. Ninguém deseja sedia-lo onde seus defensores gostariam de vê-lo implantado.

A sugestão de um plebiscito para decidir sua localização não tem cabimento. A questão é local, mas as repercussões são gerais. A matéria está ligada ao desenvolvimento urbano e a competência decisória é da prefeitura.

Do ponto de vista político o governador não poderia ter sido mais competente na forma de hostilizar a prefeita.

Má notícia

Em abril a região metropolitana de Fortaleza teve a terceira maior inflação do país, superada apenas por Recife e Salvador. O IPCA atingiu 5,74.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 22/05/10

Cobras

No rescaldo do incêndio que atingiu o Instituto Butantã os cobras procuram salvar as cobras que restaram da importante coleção gravemente comprometida.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 23/05/10

Frases

Os franceses me tomam por intelectual simplesmente porque uso óculos.
Woody Allen, cineasta, durante o Festival de Cannes

Primeiro que essa região progrida ainda mais. Segundo, por meus netos. Terceiro, pela eleição
José Serra, candidato à presidente, sobre os pedidos que fez ao Pe. Cícero ao visitar sua estátua em Juazeiro do Norte.

Tecnologia

Até que enfim o governo do estado vai liberar recursos no valor de R$ 4,5 milhões do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) beneficiando 21 empresas. Já não era sem tempo.

O FIT foi criado durante meu governo.

Saiba mais na coluna do jornalista Egídio Serpa, no Diário do Nordeste, edição de 10/05/10

Obama

O presidente Barack Obama acaba de obter mais uma importante vitória política. O Senado vem de aprovar sua proposta de regulação do setor financeiro americano com o objetivo de impedir a gestão temerária e as fraudes no sistema bancário.

Sob o argumento do risco sistêmico, e da iminência de uma catastrófe financeira mundial, as grandes organizações bancárias, quando em dificuldades, são socorridas pelo governo, isso é pelos contribuintes.

Saiba mais na coluna da Míriam Leitão no jornal O Globo, edição de 22/05/10

Publicidade

Em 2009, considerados os gastos com publicidade, patrocínios, publicidade legal e produção de comerciais, o governo federal despendeu a soma aproximada de R$ 2,3 bilhões.

No governo anterior os números se assemelham. Em 2001, recorde, a despesa apenas com publicidade chegou a R$ 1,137 bilhão.

Saiba mais no artigo de Fernando Rodrigues sob o título, Gasto Inútil, na Folha de S. Paulo, edição de 10/05/10