sexta-feira, 21 de maio de 2010

Política - TV Diário

Inexigibilidade

A Polícia Militar contratou sem licitação, arguindo inexigibilidade, duas empresas, no valor de R$ 2.253.345,60 cada, para prestação de manutenção preventiva e corretiva de veículos marca Ford, modelo Troller, segundo o que está publicado no Diário Oficial do Estado, edições de 09 e 26 de março de 2010.

A frase do dia

Se não pudermos ver com clareza, ao menos veremos
 com clareza onde estão as obscuridades.

                                                           Sigmund Freud

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Poesia

A mente é seu próprio lugar e em si própria
Pode fazer do inferno um paraiso, do paraíso um inferno
                                              
                                                                   John Milton

Publicidade

O Diário Oficial de 6 de maio publicou extrato de contrato de publicidade do governo do estado com as empresas Verve, Slogan e Mota com a vigência de doze meses no valor de R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões).

O contrato poderá ser prorrogado por igual e sucessivos períodos limitados à 60 meses.

A frase do dia

...A melhor saída é sempre uma travessia.

                                            Robert Frost

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Opinião - Turismo no Nordeste - Fluxos Aéreos 2003 a 2009

O Nordeste do Brasil é um destino turístico de longa distância. Vôos são insumos determinantes para essa atividade econômica produzir os benefícios sociais almejados. Analisando os números das séries históricas publicadas pelo Ministério do Turismo, Infraero e Secretarias do Turismo dos Estados nordestinos, pode-se construir com simplicidade a taxa de dinamismo do Setor nas economias dos Estados da região. A principal vantagem em acompanhar os Agregados Turísticos é eliminar a subjetividade e a emoção do processo de análise da performance das políticas públicas que orientam a indução ao setor. Outra vantagem é conhecer o grau de efetividade da gestão dessas políticas.

Um desses Agregados é o comportamento dos desembarques internacionais e nacionais (domésticos) nos aeroportos. Evidentemente que existem outros Agregados, contudo analisar os números dos movimentos de passageiros publicados pelo MTUR e Infraero permite aprofundar o conhecimento sobre o estado geral desse etor vital para as metas de inclusão social dos Governos.

Tomemos os números do Brasil e dos três maiores Estados da região, examinando as planilhas dos dados consolidados de 2003, 2006 e 2009. Entre 2003 e 2006 os desembarques internacionais no Brasil cresceram 22,45%, o Ceará cresceu 71,57%, a Bahia (Salvador + Porto Seguro) cresceu 177,08% e Pernambuco avançou 39,35%. Já no período 2006 a 2009, o Brasil evoluiu 7,82%, o Ceará regrediu 16,54%, juntamente com a Bahia (16,18%), enquanto Pernambuco cravou um incremento de vigorosos 21%.

Um olhar sobre os desembarques domésticos tem-se que o Brasil avançou, no período 2003/2006, 46,9%, o Ceará 76,05%, Pernambuco 44,89% e a Bahia 52,16%. Observa-se que o Ceará obteve, neste período, o melhor desempenho neste quesito e o segundo melhor no quesito desembarques internacionais. No período 2006/2009 observa-se um equilíbrio nas variações positivas dos desembarques domésticos, onde o total no Brasil contabilizou aumento de 27,77%, a Bahia 33,41%, Pernambuco 33,32% e o Ceará 32,37%. Esses números capturam os fluxos turísticos de negócios, lazer e eventos, os quais se distribuem de maneira diferenciada em cada ente federativo.

Não seria equivocado afirmar que a maioria dos Estados do Nordeste do Brasil ainda não possui programas capazes de incentivar o setor privado responsável pela acessibilidade aérea. A raiz do problema está na ausência de um debate de alto nível quanto ao superado modelo de desenvolvimento econômico vigente, capaz de produzir a incorporação de vocações naturais, como turismo e cultura, como vetores mais fáceis para alcançar a prosperidade social. Isso também explica o atoleiro insuperável dos indicadores sociais que apenas arrastam-se ao longo do tempo.

Allan Aguiar - Ex-Presidente da EMPETUR, ex-presidente da Fundação de Turismo Integrado do Nordeste – CTI/NO e ex-secretário do Turismo do Ceará. (Artigo extraído do Blog do Eliomar)

Boas lembranças

domingo, 16 de maio de 2010

MEMÓRIAS DE UM CORONEL DE POLÍCIA 251

(Dr. Lúcio Alcântara e Coronel Bessa)

Hoje é o natalício do Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara. O Dr. Lúcio foi Senador da República, Governador do Ceará, Vice-Governador, Deputado Federal, Prefeito de Fortaleza, Secretário de Saúde do Estado do Ceará etc.

Médico e Político, é um dos mais destacados homens públicos do Brasil.

O Dr. Lúcio chega aos seus 67 anos de existência carregando sua marca indelével: HUMILDADE.

Conhecia o Dr. Lúcio somente pela televisão, haja vista que seu papel de político assim o notabilizou, entretanto, desde criança, lá no meu querido Quixadá - CE, já ouvia minha família e o povo daquelas paragens falar da sua família, composta também por honradas pessoas públicas, tal o Dr. Waldemar Alcântara, que inclusive derá o nome ao principal colégio da minha cidade natal - Ginásio Waldemar Alcântara.

Já na Polícia Militar, entre o final de 1994 e meados de 1999, trabalhando na 1ª Companhia de Guarda e também na segurança do Governador do Estado, no Palácio do Cambeba e Casa Militar, cruzei algumas vezes com o Dr. Lúcio pelos corredores do Palácio e em eventos políticos pelo Ceará afora, mas nunca tive a oportunidade de estreitar nenhum contato ou laço de amizade com o mesmo.

Em 2002, convidado por ex-colegas da Escola de Formação de Governantes, prestei colaboração ao Movimento Ceará Cidadania, tendo o Dr. Lúcio sido eleito Governador do Ceará naquele ano. Já era Diretor do CIOPS/SSPDS desde 2001, quando já em 2004 e 2005, recebemos em duas ocasiões a visita do Dr. Lúcio no CIOPS.

Sensível, atendeu nossos apelos e do então Secretário de Segurança, Dr. Wilson Nascimento, e junto ao Governo Federal e com recursos próprio do Estado do Ceará, aportou muitos recursos para o nosso CIOPS, porquanto o órgão foi totalmente potencializado.

Passamos a contar com mais tecnologia agregada que deixou o nosso CIOPS como um dos melhores do mundo, lugar que já ocupava com destaque no Brasil. O CIOPS recebeu piso elevado, todos os computadores foram trocados, recebemos viaturas novas, microônibus, rádios portáteis, móveis e fixos, geradores de energia, novos softwares e licenças, homologação de sites, up-grade de sistemas e tecnologia de atendimento, novo Mapa Digitalizado da Região Metropolita de Fortaleza e acesso ao Mapa Mundi GPS/Ominisat/Autotrac, novo software de gravação, degravação, URA, No-Break, móveis, utensílios, telefones, headsets, Display Screen (um dos poucos órgãos de atendimento de emergência do mundo a dispor de tal tecnologia - foto abaixo), além de ajudar na motivação de nossos profissionais. Pela primeira vez na história do Estado do Ceará, profissionais da segurança pública, como o então Cabo Narcélio e o então Major Russo, foram agraciados com a Medalha Estadual do Mérito Profissional Público por, respectivamente, invento (VHF + UHF) e publicação doutrinária (Manual de Telemática).

O Dr. Lúcio enquanto Governador do Ceará, também assinou convênio com a Prefeita de Fortaleza, Profª Luizianne Lins, que possibilitou a continuação do processo de integração do CIOPS com outros órgãos, tipo assim a AMC, Guarda Muncipal, etc.

E o Dr. Lúcio fez muito mais...

Foto do Display Scream do CIOPS
em operação com o Mapa digitalizado d
a
Região Metropolitana de Fortaleza
Depois, já em 2006, quando era Secretário Executivo da Polícia Militar do Ceará, fui chamado até a residência Oficial do Governo do Estado, juntamente como o CEL PM Herdez Antônio de Miranda, e fui convidado para o Comando Geral Adjunto da Polícia Militar do Ceará.

Aceitei o convite, mas divergindo do respeitável Comandante ante umas promoções para oficiais do QOA - Quadro de Oficiais de Administração, em 24 de maio de 2006, acabei solicitando minha exoneração do cargo em 31 de maio daquele mesmo ano.

No segundo semestre de 2006, fui chamado novamente por ex-colegas da Escola de Formação de Governo para colaborar com a Proposta do Programa de Segurança do Governo para 2007-2010 ante a campanha pela reeleição do Dr. Lúcio, mas acabei não aceitando, quanto perdi qualquer contato com a estrutura de governo. O Dr. Lúcio na oportunidade não foi reeleito.

Como não tinha nenhum contato próximo com o Dr. Lúcio, somente o reencontrei em 2008, num evento do Programa "História Empresarial Vivida", sob os auspícios do saudoso Prof. Cleber, ante um jantar com o Presidente de uma Multinacional em visita a Fortaleza.

Depois reencontrei o Dr. Lúcio nos demais eventos de "História Vivida" e assim tive, para prazer meu, maior proximidade e contato com o dileto e exemplar homem público.

Rogo a Deus, Dr. Lúcio Alcântara, extensivo a família, que continue com sua bela jornada de paz, prosperidade, saúde, sucesso e muita disposição para continuar servindo ao povo do Ceará e do Brasil.
PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO !
JUNTOS, AVANÇAREMOS MAIS !

Transparência

Está chegando a hora de qualquer cidadão ter acesso às contas do Governo.

A chamada lei da transparência, aprovada ano passado, entrará em vigor a partir de 27 de maio próximo, um ano após ser publicada, como previa seu texto.

Qualquer pessoa poderá saber agora o que o Governo estadual não permitia nem aos deputados saberem.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 18/05/10.

Correção

Em entrevista concedida ao jornal O Povo, edição de 17/05/10, o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que em 2006, quando articulava a chapa para disputar as eleições, eu teria lhe oferecido o lugar de senador e o direito de indicar o vice-governador e mais quatro secretarias de Estado.

Na verdade, admiti que ele pudesse ser o candidato ao Senado, ou à vice-governador, e a participação do PMDB no Governo, sem fixar número de secretarias. O seu apoio, além do tempo de televisão, teria importância relativa, pois, de fato, grande parte do Partido já me apoiava à revelia dele.

Nunca loteei o Governo, como fez o atual governador, retomando prática condenável há muito banida do Ceará.

Nas conversas que manteve comigo, o deputado Eunício apenas se valorizava para aumentar o preço do passe, que já acertara com o concorrente.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Argentina

A Argentina comemora 200 anos de independência. Não há muito o que festejar mas há bastante a lamentar. Há 100 anos o país era o mais rico da região.

Sozinha detinha 50% do PIB latino-americano, e Buenos Aires era a Paris da América do Sul.

Hoje tem apenas 10% do PIB da América Latina e ocupa o 50º lugar na classificação de paises segundo a renda per capita.

É o resultado da instabilidade política, ditaduras militares e uma elite sem projeto nacional.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 16/0510.

Loteamento

José Serra, candidato a presidente, denuncia o loteamento de cargos no Governo Federal, especialmente na área da saúde e das agências reguladoras.

Como está entre nós, poderia perfeitamente estender a crítica ao Governo do Ceará, que distribui cargos entre os partidos como prebendas políticas.

Copa

Do Diário do Nordeste, edição de 16/05/10

Do papel ao concreto
Copa: projetos não entram em campo

Diário inicia acompanhamento dos planos do estado entregues para a Fifa com vistas ao mundial de 2014

Enquanto isso a Fifa ameaça sair de campo e estudar uma alternativa ao Brasil em função do atraso no cronograma de obras.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Esperança

Um dia, um moleiro injustiçado disse:
- Ainda há juizes em Berlim.
Aqui, hoje, um eleitor perplexo indaga:
- Ainda haverá políticos no Ceará?

domingo, 16 de maio de 2010

Anos

Hoje é o dia dos meus anos. Mas nunca chega o dia de fazer os versos lindos do Fernando Pessoa.