sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O amigo do homem

Ricos

O quadro atual da economia mundial mostra que os países ricos na verdade só o são em dívidas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ilusões de óptica 5


Onde estão os dois amantes? 
Fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2011/08/ilusoes-de-optica-4.html

Ilusões de óptica 4

Quantas mulheres há aqui? 
Fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2011/08/ilusoes-de-optica-5.html

Ilusões de óptica 3


Onde está a cara?

Fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2011/08/ilusoes-de-optica-3.html

Ilusões de óptica 2

Onde está o bébé? 

Fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2011/08/ilusoes-de-optica-2.html

Ilusões de óptica 1

Quantas caras há nesta árvore? 


Fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2011/08/ilusoes-de-optica-1.html 

Sugestão II

2 - Destinação de recursos para entidades privadas. Por ocasião da falcatrua que eclodiu no Congresso, denominada pela imprensa de "escândalo dos anões do orçamento", foram adotadas providências saneadoras para evitar a repetição do mal feito.

Uma dessas medidas foi a vedação de se destinar recurso federal para entidades privadas, mesmo filantrópicas. É certo que com isto se punia joio e trigo, idôneas e arapucas.

A proibição foi revogada durante o governo Lula e as consequências não tardaram a aparecer. Os exemplos detectados abundam recomendando o retorno da restrição.

As duas iniciativas discretas seriam muito eficazes para reduzir os desvios reiterados de dinheiro do povo. Muito mais que vistosas operações policiais pontuais.

Julgo ainda prudente introduzir modificações na Comissão de Orçamento que a tornassem mais dinâmica e eficiente na elaboração e no acompanhamento da execução orçamentária durante todo o ano legislativo.

O funcionamento atual é espasmódico e inorgânico com aprovações virtuais obtidas num regime de caça aos membros sob a pressão de prazos de modo a desmerecer a importância da matéria em apreciação.

Com o objetivo de evitar feudos e donatários da comissão, ali alojados indefinidamente, seria recomendável impedir reconduções.

Para freiar a voracidade por vagas e melhorar o desempenho do órgão poderia se estabelecer que seus titulares seriam exclusivos daquela comissão a qual poderiam se dedicar integralmente.

Já que desejam tanto integrá-la que a prestigiem ocupando-a com exclusividade.

As cores dos ipês

* Fonte: Jornal O GLOBO - 06/08/2011
Para ler clicar sobre o texto

Da série marcadores de livros

Marcador da coleção Lúcio Alcântara
Para ler clique sobre o texto

Sugestão

A roubalheira dominante na política brasileira ocorre através de canais institucionais ardilosamente constituidos nas entranhas do poder por operadores políticos que vislumbram ganhos financeiros.

Entre outros dutos por onde escoa o dinheiro público para o charco da corrupção distingo dois :

1 - Elaboração de projetos. A abertura de licitação para construção de obras a partir do projeto básico enseja, por impreciso, a necessidade de aditivos, uns, honestos, outros, nem tanto, durante a construção.

O hábito de lançar concorrências sem o imprescindível detalhamento está arraigado na administração pública brasileira. Atende à pressão que o gestor sofre para oferecer resultados físicos no curto espaço de seu mandato.

Para agravar o problema, de um modo geral, as agências do governo não dispoem de um banco de projetos dos quais se possa lançar mão tão logo hajam recursos e se recomende sua implantação.

A situação piora devido a um mau hábito dos governos em todos os níveis: a descontinuidade administrativa.

Mesmo com  a exigência legal da existência de dotação orçamentária para que se inicie uma determinada obra essa costuma ser interrompida, quando não abandonada, arrastando-se durante anos, enquanto outras são iniciadas, por desinteresse do governo em exercício.

O resultado não pode ser outro : elevação dos custos.

O projeto pode demorar a ser feito para que sejam atendidos os indispensáveis requisitos técnicos e se escute a voz da sociedade. A obra pode ser rápida quando bem projetada e executada com exigida competência.

Na vigência da crise do ministério dos transportes a presidente Dilma anunciou a louvável decisão de só abrir licitações com base em projetos executivos.

Torço para que isso aconteça. Para tanto enfrentará desafios incrustados na esfera governamental e no clube das grandes empreiteiras.

O primeiro teste está a vista : as obras da Copa.

continua...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Corrupção

A propósito das denúncias da revista Veja sobre corrupção no Ministério da Agricultura a secretaria de imprensa emitiu a seguinte nota:

A presidente Dilma Roussef reitera sua confiança no ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que está tomando todas as providências necessárias.

A nota é lacônica e mal feita. Necessárias a que? Ao esclarecimento das denúncias.

Na medida em que, diante de novas denúncias, a CGU já apreendeu computadores no Ministério as providências a serem tomadas já o foram em outra esfera.

Pode ser um indício de que a confiança presidencial no seu auxiliar poderá durar pouco, assim como aconteceu com o ministro dos Transportes.

Faxina é como CPI, se sabe como começa mas não como termina.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Demissão

Dilma não tinha escolha. Demitia Jobim, ou se demitia, ainda que permanecesse na cadeira de presidente.

De novo

Elas, as montadoras, são novamente premiadas pelo governo. O IPI, cuja alíquota é de 25%, será zerado até julho de 2016.

Com uma diferença. Desta vez a economia não se traduzirá em benefício para o consumidor. Quer dizer, os preços dos automóveis não baixarão.

O favor fiscal será apropriado pela indústria desde que incorpore inovações tecnológicas e privilegie o emprego de peças nacionais. A isenção será concedida mediante a apresentação de um projeto.

Mais uma vez o governo federal abre mão de tributos que lhe pertencem e da parcela devida a estados e municípios arrecadada pela união e a ser repassada para os dois entes federados.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 04/08/11

domingo, 7 de agosto de 2011

Dívida

O clube dos paises que têm suas dívidas classificadas como AAA está resumido a 16 membros. Desses, 12 são europeus. Todos temendo a guilhotina da Standard & Poor's.

Direitos humanos II

O papa João Paulo II, na encíclica Redemptor Hominis, assim falou sobre os direitos humanos:

Direitos individuais - direito à vida (a nascer, à procriação responsável), à integridade física e psíquica, à proteção legal, à liberdade religiosa, à participação nos bens e serviços, a construir o próprio destino, ao acesso à propriedade e outras formas de domínio privado sobre os bens exteriores.

Direitos sociais - direito à educação, à associação, ao trabalho, à moradia, à saúde, ao lazer, ao desenvolvimento, ao bom governo, à liberdade e justiça social, à participação nas decisões que concernem ao povo e às nações.

Direitos emergentes - direito à própria imagem, à boa fama, à privacidade, à informação e expressão objetivas, à objeção de consciência contanto que não se violem as justas exigências da ordem pública e a uma visão pessoal do mundo.