sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A frase do dia

A falta de convergência econômica entre os Estados da União Europeia (UE) não é sustentável no longo prazo.

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cotas

Não bastam as cotas raciais destinadas aos negros nas universidades federais. Agora o governo federal cogita de estende-las ao funcionalismo público federal.

A medida que contaria com a simpatia da presidente Dilma abrangeria tanto os cargos comissionados quanto os concursados.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 14/10/12

Eleições

Eleições são ocasiões propícias para o aparecimento de ideias e candidatos exóticos. É o preço que muitos pagam para obter destaque no universo de candidatos e lograr êxito nos pleitos.

Cada eleição traz consigo um fenômeno eleitoral que não guarda relação com méritos pessoais ou propostas políticas que mereçam respeito.

Muitas vezes o sucesso deles presta homenagem à irreverência popular e ao descrédito da política e dos políticos.

Alguns exemplos de candidatos que disputaram o pleito de 07/10/12

48 candidatas usaram mulher para compor seus nomes na urna. Foram a Pera, a Perereca, a Bambu, a Moderna, a Maravilha... mas nehuma se elegeu.

Obamas foram 16. Nenhum se elegeu.

Já Lula, eram 269 concorrendo às câmaras municipais. Venceram 38. Prefeitos eleitos foram 3.

137 candidatas xarás da presidente Dilma falharam. Uma se elegeu prefeita em Belterra, Pará. 6 se elegeram vereadoras.

Em Fortaleza o heroi das urnas foi o Aonde É, um vendedor de pizza no Bom Jardim que já pretendeu distribui-las na Cãmara Municipal onde pretendeu ingressar no plenário dispensado do paletó.

O risco que correm personagens assim é o deslumbramento com o sucesso e o despreparo que dão brilho fugaz as suas passagens pela cena política.

Como exemplos locais cito o "deficiente eficiente" e a Débora soft, lembram deles ?

O levantamento está na Folha de São Paulo, edição de 14/10/12

Uruguai

O pequeno país localizado ao sul da América do Sul, na bacia do Prata, detém a vanguarda de leis que inovam na questão dos direitos civis.

Acaba de ser aprovada pelo Congresso, por escassa maioria, é verdade, a legalização do aborto.

Na parlamento se encontram sob exame projetos enviados pelo executivo que dispoem sobre a legalização da maconha e a instituição do casamento gay.

Para Antonio Perez Garcia, professor de psicologia social da Universidade da República não é novidade a adoção de leis liberais naquele país.

A explicação para isso estaria, segundo o professor no fato do Uruguai nunca ter sido um país da cristandade. A igreja ali se estabeleceu tardiamente. O fato, ainda de acordo com ele, de Montevidéu ser uma cidade de porto, sempre muita aberta à estrangeiros explicaria o resto.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 14/10/12





terça-feira, 16 de outubro de 2012

Imagem

  • *Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo - 14/10/2012
    A cena é de Atenas, próxima à praça Syntagma, onde está o parlamento grego. A nudez foi a forma de protestar contra a visita de Angela Merkel ao país.

Virgindade

Acabou domingo o prazo para se oferecer um lance pela virgindade da estudante brasileira Ingrid Migliorini.

Já teriam lhe oferecido US$ 255 mil pelo direito à primeira noite.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 14/10/12, no artigo (fl.A2) de Hélio Schwartsman.

Jornalismo

Ainda não há resposta para o futuro do jornalismo.

Juan Luis Cebrian, presidente do jornal espanhol El País ao falar em Assembleia da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), em São Paulo.

Disse ainda, na mesma ocasião "estar perseguindo há dez anos" a solução para "o modelo sustentável do jornalismo do futuro" diante das mudanças tecnológicas, mas que ainda não encontrou a saída. "Ninguém tem a resposta, ninguém conseguiu imigrar" para a internet de modo satisfatório, arrematou

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 14/10/12

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Imagem

*Fonte: Foto do leitor - O Estado de S.Paulo (16/10/2012)

Juros

O FMI avalia que o Brasil poderá ter que elevar os juros para conter expectativas de inflação à medida que o crescimento econômico for retomado.

A previsão é que o país cresça 4,0% em 2013 com uma inflação de 5,1%, fora do centro da meta.

Saiba mais em O Globo, edição de 13/10/12

Trens

Depois de 40 anos de abandono o país pode ganhar 21 linhas de trens de passageiros.

A desativação de nossas estradas de ferro, substituidas por rodovias, no embalo do advento da indústria automobilística no Brasil extinguiu o transporte ferroviário de passageiros em linhas de longa distância.

Remanesceram sistemas suburbanos em regiões metropolitanas funcionando em alguns casos de forma precária com vias e equipamentos obsoletos.

Caso todos projetos anunciados sejam executados poderemos ganhar 3.334 km de trilhos para transportar pessoas em 21 estados até 2020.. O Ceará está fora desses projetos.

Ataualmente funcionam apenas duas linhas de passageiros :
1-Belo Horizonte-Vitória
2-São Luís - Carajás
Ambas operadas pela Companhia Vale do Rio Doce.

Aqui, quando governador, promovi o retorno do transporte ferroviário de passageiros ao projetar e iniciar a implantação do trecho entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 13/10/12

Inflação

A recente alta da inflação, que chegou a 0,57 em setembro, parece que não se deve mais apenas aos alimentos cujos preços subiram face à seca nos Estados Unidos.

Especialistas enxergam uma tendência no resultado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor a uma elevação mais ampla dos preços atingindo mais produtos e serviços.

O receio é que o fenômeno não seja passageiro e a retomada do crescimento da economia acabe por manter a inflação num patamar elevado.

Saiba mais em O Globo, edição de 13/10/12