sábado, 23 de julho de 2011

Propina

A revista Época que circula este fim de semana denuncia, com base em vídeos, a venda de facilidades na ANP (Agência Nacional de Petróleo)  que, num trocadilho, denomina de "agência nacional de propinas" feudo do PCdoB.

Faxina nela, presidente.

Olho vivo

O plano de negócios da Petrobrás (2011/2015) foi afinal aprovado pelo Conselho de Administração. O governo, preocupado com a inflação e o aquecimento da economia, freiou os gastos da estatal.

O aumento em relação ao anterior foi de apenas 0,3%.

Os recursos irão privilegiar o esforço de exploração e produção de petróleo que subiram de 53% para 57%.

A ordem é diminuir o ritmo de projetos novos. Quanto às novas refinarias no nordeste serão analisadas "a partir de metas de redução de custos". Humm!

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 23/07/11

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Escrita

Alguns estados americanos tornaram opcional o ensino da escrita cursiva nas escolas.

Pretendem com isso incentivar nos alunos o uso da escrita digital julgada mais útil à vida contemporânea.

Os cadernos de caligrafia, nos quais muitos de nós fomos treinados, são apenas nostalgia dos anos de aprendizagem escolar.

Sou ainda um usuário renitente da escrita manual que costumo treinar em cadernos de caligrafia que descobri em empoeiradas papelarias do centro da cidade.

Ao reproduzir as singelas frases dos cadernos cultivo uma estética da escrita ao tempo em que alivio tensões do dia a dia.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aeroporto

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo revelou o grau de congestionamento dos aeroportos brasileiros. O Pinto Martins encabeça a lista. Opera 170% acima de sua capacidade instalada.

Com o ritmo das obras é fácil prever o que nos aguarda no futuro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Imagem

W.M.Thackeray, bicentenário de nascimento

Imagem

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Labirinto

Ts'ui Pen teria dito uma vez : Retiro-me para escrever um livro.
E outra: Retiro-me para construir um labirinto. Todos imaginaram duas obras; ninguém pensou que livro e labirinto eram um só objeto.

Borges

Felicidade

A felicidade entre os homens jamais permanece muito tempo no mesmo sítio.

Heródoto, ao introduzir sua monumental história das guerras entre gregos e persas.

Imprensa

O escândalo das escutas telefônicas feitas pelo jornal inglês News of the World, propriedade de Ruppert Murdoch, pode levar a uma redefinição das regras da imprensa na Europa.

A descoberta da extensa rede de escutas ilegais abrangendo políticos, celebridades e pessoas comuns na Inglaterra e até nos Estados Unidos indignou os ingleses levando ao fechamento do jornal e ao surgimento de propostas com o objetivo de impor maior proteção à privacidade das pessoas.

O primeiro-ministro inglês Cameron chegou a dizer: Apesar de ser vital que uma imprensa livre possa dizer verdades ao governo, é igualmente importante que governantes possam dizer verdades à imprensa.