sexta-feira, 24 de abril de 2009

ONG

Do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 21/04/09:

ONG ligada a PC do B leva R$ 8,5 mi

Ministério dos Esportes, que fez o repasse em 2008, tem como titular Orlando Silva, do mesmo partido

O Ministério dos Esportes repassou para a organização não-governamental Bola Pra Frente R$ 8,5 milhões em 2008, o terceiro maior volume de recursos transferidos pela pasta para "entidades privadas sem fins lucrativos".

Os dados constam de relatório levantado pela ONG Contas Abertas, publicado pelo jornal Correio Braziliense.

Então, tá.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Portugal

Falando sobre identidade nacional, o físico José Morais disse que Portugal teve dois grandes êxitos e duas grandes desgraças, que interferiram na construção da nacionalidade.

Os êxitos:
1- as descobertas
2- a literatura

As desgraças:
1- a inquisição
2- o fascismo do período de Salazar

Saiba mais no blog De Rerum Natura.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cinema

Há um filme que, pelo que li, merece ser visto. É Katyn, do renomado cineasta polonês Andrzej Wajda. O autor confessa que há anos é obcecado pela ideia de narrar o episódio sinistro do genocídio de oficiais poloneses.

O fato, inicialmente atribuído aos nazistas, foi de responsabilidade dos comunistas. Durante a guerra, a Polônia foi ocupada pela Alemanha, tendo se estabelecido um governo polonês no exílio, com sede em Londres.

Quando a derrota alemã estava prestes a ocorrer, aliados de um lado e russos de outro, avançavam sobre a Europa, Churchil insistia com Roosevelt para garantir o retorno ao poder dos poloneses exilados.

A leniência do presidente americano em relação à Stalin permitiu a ocupação da Polônia e de outros países do leste europeu, bem como a divisão da Alemanha. Constituída a URSS, estava pronto o cenário da guerra fria.

A Polônia, a meio caminho da Rússia, tem sido uma vítima de todas as guerras europeias, palco de muitas tragédias. Vítima da tirania dos invasores.

Katyn é o nome da floresta russa na qual teriam sido mortos 14.000 poloneses, entre militares e civis, inclusive o pai de Wajda.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 08/04/09.

Miniconto

Eram dois irmãos muito diferentes que eram chefes em suas empresas e concordavam em uma coisa só: que a mãe tinha sido autoritária quando eram crianças e que isso os marcara de modo definitivo.

Um, porém, dizia que a tinha compreendido e que em certas situações é necessário ser duro num país de pouco profissionalismo. O outro dizia que a experiência sofrida o ensinara a dar liberdade para que tudo funcione melhor, sem desperdício de energia.

O primeiro reconhecia que não gostava da imagem de autoritário. O segundo reconhecia que não gostava da imagem de otário. Por similaridade ou contraste, nenhum estilo dava conta de todos os problemas.

De Daniel Piza, no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 05/04/09.

Enigma

O interesse público pode justificar um negócio. Um negócio não pode justificar o interesse público.

A frase do dia

Quando você reza está perto de Deus. Quando sofre, Deus está perto de você.

José Domingos Alcântara

Cinco Aforismos de Kafka

Após a morte de Kafka, foram encontrados, entre seus papéis, 109 aforismos passados a limpo à mão. Tudo indica que pretendia dá-los a público.

Felizmente, não se perderam, pois seu amigo e editor, Max Brod, não atendeu ao pedido para destruir todos seus escritos após sua morte.

Do conjunto, que está na revista Serrote, nº 1, de março de 2009, selecionamos cinco, que reproduzimos a seguir:

1- Existem dois pecados capitais, dos quais todos os outros derivam: impaciência e indolência. Por causa da impaciência os homens foram expulsos do paraíso, por causa da indolência eles não voltam.
Mas talvez só exista um pecado capital: a impaciência. Por causa da impaciência eles foram expulsos, por causa dela eles não voltam.

2- Na luta entre você e o mundo, apoie o mundo.

3- Você pode se conter diante dos sofrimentos do mundo - é algo que tem liberdade de fazer e corresponde à sua natureza, mas talvez seja esse autocontrole o único sofrimento que você poderia evitar.

4- Existe um objetivo, mas nenhum caminho; o que chamamos de caminho é hesitação.

5- A mediação da serpente era necessária: o mal pode seduzir o homem, mas não tornar-se homem.

terça-feira, 21 de abril de 2009

A frase do dia

Concordo e cedo sempre que me falam com argumentos. Tenho prazer em ser vencido quando quem me vence é a razão, seja quem for seu procurador.

Fernando Pessoa

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Futebol II


Os jornais cearenses Diário do Nordeste e O Povo têm publicado matérias dando conta da falsificação de ingressos e evasão de renda nos jogos realizados no estádio Castelão.

De fato, o que tem acontecido é um grave retrocesso em relação aos avanços conseguidos, a duras penas, durante meu governo, a partir de projeto que encaminhei à Assembleia Legislativa, o qual foi convertido em lei.

A lei limitou drasticamente o acesso gratuito ao estádio, coibindo abusos que ofendem ao trabalhador, que ganha pouco e paga para assistir ao jogo. Foram acionadas as catracas eletrônicas e implantado o ingresso por cartão magnético. O controle da portaria era de responsabilidade da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV).

O novo governo entregou a portaria à Federação Cearense de Futebol, desativou as catracas eletrônicas, reintroduzindo o ingresso de papel. Ingressávamos, assim, na anunciada modernidade...

O resultado não tardou a aparecer. Foram detectados ingressos falsificados, o número de não pagantes cresceu assustadoramente, a mordomia foi reinstalada, a austeridade foi para o espaço. E a lei? Atirada à lata do lixo.

A desculpa esfarrapada, dada pelo empresário que imprime os ingressos, é de que o custo do cartão magnético torna seu uso inviável... Custo impagável é o da corrupção e da injustiça social.

O atual secretário de esporte, ouvido pela imprensa, sugeriu o emprego do cartão eletrônico, mas informou que isso não depende dele.

Esqueceu de dizer que foi ele que transferiu a administração da portaria para a Federação, que veio a substituir o cartão pelo obsoleto ingresso de papel. Além disso, incorre em crime ao descumprir lei estadual, que regula a frequência ao estádio Castelão.

Está aí exemplo de um grande salto para trás!

Futebol

O governo do Estado do Ceará está empenhado em fazer de Fortaleza uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. O mérito da proposta está na possibilidade de carrear recursos para obras de infraestrutura urbana e na divulgação da cidade.

Quanto ao turismo, haverá apenas um espasmo de fluxo, sem nenhuma perspectiva de continuidade futura. Sobre os jogos, o mais provável é que assistamos a algumas peladas internacionais.

Na verdade, para que tudo dê certo, há um longo caminho a percorrer.


Até aqui, a atuação do governo em relação ao futebol tem sido um desastre. O gramado do estádio Castelão, por falta de manutenção, ficou careca, voltou a evasão de renda, retornou o ingresso de papel, os penetras compõem novamente a cena.

Foi instalado um placar pífio, as marquises pintadas de verde. E o controle da portaria entregue à Federação Cearense de Futebol.