quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Agências reguladoras

Em meio às discussões sobre as responsabilidades em relação à ocorrência dos graves acidentes aéreos no Brasil, e que deixaram centenas de mortos, surge o debate sobre as agências reguladoras. São entes recentes na estrutura administrativa brasileira, e indispensáveis para regular a prestação de serviços à sociedade, muitas vezes oferecidos como monopólios.

A independência que lhes é concedida, o mandato dado aos dirigentes, visam assegurar ao orgão liberdade para agir em defesa da coletividade. Sem elas não seria possível pensar em privatização de serviços públicos. Não temos ainda, sociedade, governantes, administradores e técnicos das agências, a experiência suficiente para julgar o modelo implantado entre nós.

Tramita no Congresso proposta do executivo para alterar a lei que as instituiu. É bom que o debate seja amplo e profundo. Uma das medidas constantes na proposição conta com meu apoio, pois no Senado levantei o assunto por mais de uma vez. Trata-se de alterar a forma de apreciação dos processos de fusão de empresas, colocando-a antes, e não após a realização da operação, como é hoje. Não há sentido em examinar a conveniência do fato posteriormente, agregando à transação incerteza que gera prejuízos econômicos e sociais.

A discussão que se dá no parlamento deve ficar imune a emoções, preconceitos e paixões políticas. Se é que isso é póssível.

Perda






A morte colheu quase simultaneamente dois ícones do cinema: Bergman primeiro, e logo Antonioni.







Duas escolas, dois estilos, a mesma genialidade.

Aplauso


Merecem aplausos a comemoração do Dia do Patrimonio Estadual e a conclusão das obras de restauro do sobrado do Dr. José Lourenço, promoções do Governo do Estado.


A data está consagrada em lei estadual de minha iniciativa quando governador. O sobrado foi adquirido no meu governo, tendo as obras sido apoiadas pela Telemar, graças ao interesse do empresário Carlos Francisco Jereissati atendendo minha solicitação.


Em dezembro do ano passado foi entregue a primeira parte da obra. Parabens!

terça-feira, 31 de julho de 2007

Valeu a pena ver de novo




Acompanho a Universidade de Fortaleza, Unifor, desde sua criação. Obra do espírito empreendedor de Edson Queiroz, e em sua sempre lamentada ausência, continuada pela família, à frente a senhora Yolanda Queiroz.


Tendo, sempre que oportunidade tive, colaborado com a instituição, não lhe sou estranho. Acompanho sua evolução e torço pelo seu êxito.


Voltei a visitá-la semana passada, quando em companhia do chanceler Airton Queiroz, seu dedicado gestor, tive oportunidade de conhecer, com vagar, todo campus. Impressionou-me o conforto das instalações, a qualidade dos equipamentos existentes e os serviços oferecidos aos alunos e à comunidade. Some-se à isso um qualificado corpo de professores, e está criado um ambiente adequado a um ensino de ótimo nível.


Fui testemunha de sua criação, tendo, inclusive, presenciado a solenidade fundadora. Vi, na ocasião, como disse o Ministro da Educação à época, Jarbas Passarinho, "um homem chorar e uma universidade nascer". Ainda não vi o Airton chorar, mas vejo a Unifor crescer.

Testemunhas

Este ano, duas testemunhas de crimes cometidas por policiais foram assassinadas em seguida aos seus depoimentos. E o Pro-Vita, Programa de Proteção a Testemunhas, por que não foi acionado?

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Violência II

A notícia no Diário do Nordeste de sábado, 28 de julho, sobre o aumento de acidentes fatais nas rodovias federais do Ceará, não estabelece uma correlação entre a ingestão de álcool pelos guiadores e a ocorrência dos sinistros. Sabe-se, todavia, ser esta uma das principais causas de acidentes de trânsito.

O Ministro da Saúde tem apontado a necessidade de endurecer a legislação no sentido de restringir a publicidade e a venda de bebidas alcoólicas, sem ter até agora vencido a luta contra a indústria.

"O Estado de S. Paulo" do dia 27 de julho traz dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo mostrando que três em cada dez bebem antes de dirigir. Pesquisa feita nas ruas de cinco cidades, nas noites e madrugadas de sexta e sábado, mostraram que cerca de 30% dos motoristas tinham alguma quantidade de álcool no sangue, sendo que em 19% os níveis eram superiores ao permitido por lei.

Cogita-se de elevar a idade mínima para consumo de bebidas alcoólicas de 18 para 21 anos o que já ocorre nos Estados Unidos, desde 1984, em todos os estados. Os números mostram que a partir da mudança morrem mil americanos a menos por ano em decorrência de acidentes em que os culpados eram motoristas bêbados. Vamos enfrentar esta luta, que a vitória vale a pena.

Violência

Dados da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal revelam que, nas estradas federais em território cearense, o número de mortos em acidentes, no primeiro semestre deste ano, foi 40% maior que em igual período do ano passado. E nas estradas estaduais, como terá sido?

Gustavo Barroso

O grande escritor e historiador Gustavo Barroso foi, como é sabido, uma das principais figuras do integralismo. O que poucos sabem é que na juventude pertenceu ao Clube Máximo Gorki, sociedade literária, primeira agremiação socialista do Ceará.

Colaborou com Joaquim Pimenta no jornal "O Demolidor," que circulou entre 19o7 e 1908, e lançou outro periódico socialista que tinha como lema, regenerar combatendo, o qual teve um único número, o que o levou a afirmar que ele" viveu um pouco mais que a rosa de Malherbe".

Como vimos mais tarde, os ensinamentos socialistas, mesmo marxistas, hauridos em seu convívio com Eugênio Froideval, segundo suas próprias palavras, tambem não tiveram vida longa...