sábado, 9 de julho de 2011

A frase do dia

A glória é eterna, a fama passageira.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Visões do Rio II

C - De Darwin ao aportar no Rio em sua histórica viagem de circunavegação (1831-1836) a bordo do Beagle: À distância, todas as cores se fundem num fosco admirável. As formas e as cores excedem tanto, em magnificência, tudo que o europeu viu em seu país, que faltam expressões para dizer o que sente.

D - Leo Putz, pintor alemão que esteve no Rio no ano de 1931, a convite de Lúcio Costa, quando integrou o corpo docente da Escola Nacional de Belas-Artes assim se manifestou: Descrever em palavras é impossível. A primeira impressão foi de êxtase.

E - Lasar Segall escreveu ao amigo Will Grohmann quando de sua passagem pelo Rio em Dezembro de 1923: Luz, muita luz. Tudo dá a impressão de ter sido criado para um dia, para um dia feliz.

O Rio de Janeiro continua lindo,
fevereiro e março,
alô, alô Terezinha,
aquele abraço !

Se não me trai a memória...

Visões do Rio

A beleza do Rio de Janeiro deslumbrou muita gente desde que os primeiros portugueses lá desembarcaram.

A natureza exuberante foi completada por um povo cujo ritmo de vida confere à cidade um clima singular que seduz e cativa.

Aquele baía emoldurada por montanhas cobertas de cores que tingem a vegetação abundante é um espetáculo único no mundo que nem a mão predadora do homem conseguiu ainda extinguir.

Hong Kong, e Funchal, na Ilha da Madeira, lembram o Rio, apenas como uma cópia mal feita do original.

Vejamos alguns depoimentos sobre o Rio de Janeiro extraidos do texto de Frederico de Morais no Catálogo de Soraia Cals para o leilão de maio de 2011:

A - Pero Lopes de Souza relatando a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1531:
Toda  a terra deste rio he de montanhas e serras muy altas. As melhores águas há neste rio que       podem ser.

B - Dezoito anos depois Tomé de Souza em carta ao rei assim se expressava:
Mando o debuxo dele a V.A., mas é tudo graça o que dele se pode dizer.Parece-me que V.A. deve mandar fazer ali uma povoação honrada e boa.

E foi o que fez Estácio de Sá ao chefiar a armada destinanda a expulsar os invasores franceses e seus aliados Tamoios desembarcou no sopé do Pão de Açucar em 1º março de 1565.

continua...

Doidice

Suiços acabam de um lançar um novo partido, o Partido Contra o Power Point.

A nova agremiação tem como objetivo acabar com a ferramenta da Microsoft.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 07/07/11

Caricatura

A anedota é a caricatura dos que não sabem desenhar.

A melhor caricatura não é a que provoca gargalhadas, e sim a que faz sorrir.

A caricatura de uma mulher bonita não é caricatura nem uma obra de arte. É uma monstruosidade!

Alvarus

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Recomendado

Diante dos malfeitos que infestam administrações municipais recomendo a leitura do relatório elaborado por Graciliano Ramos quando deixou a prefeitura de Palmeira dos Índios em Alagoas.

É inspiração segura para a indispensável austeridade no trato da coisa pública.

Europa

A agonia econômica da Europa parece não ter fim.

A Grécia permanece como uma espada de Dâmocles sobre o euro. A Moods, agência de classificação de risco, acaba de rotular de lixo a dívida de Portugal derrubando a bolsa de Lisboa.

Os abutres do mercado já pairam sobre Espanha, Itália e Bélgica mirando novas vítimas garroteadas por elevadas dívidas de governo.

Do outro lado do oceano os Estados Unidos permanecem ameaçados pela recusa do Congresso em autorizar a elevação do teto da dívida pública, já em U$ 14 trilhões, o equivalente do PIB do país.

Julho é o prazo fatal para a solução do problema responsável pela elevação do risco americano pelas agências de rating.

A mão do mercado pode ser invisível, como queria Adam Smith, mas que é muito pesada, isso é.

Itamar

Itamar Franco, político mineiro que foi prefeito de Juiz de Fora, senador, vice-presidente e presidente da república, era uma personalidade singular.

Turrão, imprevisível, alçado a presidência em razão do impeachment de Collor, agia muitas vezes de forma intuitiva. Seu aparente anacronismo decorria do apego à tradição e valores morais permanentes.

Tinha virtudes, tão ausentes hoje, que desenharam seu perfil de um homem austero e íntegro. Nem com amigos muito próximos vacilou quando esteve em jogo o interesse público.

Seu interesse pelo cotidiano das pessoas se traduzia na preocupação que demonstrava com o preço dos remédios, do gás de cozinha, do porte dos correios entre outras questões que foram alvo de medidas de seu governo.

Ao ressuscitar o "fusca" visava mais que resgatar um símbolo da industrialização do Brasil. Pretendia com isso oferecer ao mercado um carro simples, acessivel ao consumidor mais modesto.

Era tido como homem de sorte. Tancredo Neves, seu conterraneo, nem por isto próximos, dizia que não se tratava de sorte, mas de destino.

Quando se montavam as chapas para a sucessão de Sarney ouvi no plenário da Câmara dos Deputados do senador Maurício Correia que Itamar, colega e mineiro como ele, que desistira na última hora de ir ao Rio de Janeiro para aceitar o lugar de vice de Brizola.

Seria depois o vice de Collor e em seguida ascenderia à presidência em meio a uma das maiores crises políticas da história brasileira. Sorte, ou destino?

Parece que o tempo não amenizou a amargura de considerar pouco reconhecido seu desempenho como presidente negando-lhe méritos de feitos que culminaram com o plano real e a eleição de seu sucessor, Fernado Henrique.

A um amigo, já no hospital, teria confidenciado ao telefone esperar que a morte lhe trouxesse o reconhecimento público de que se ressentia.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

DSK

Aforismo

Não existe viver sem cobranças. A questão é saber quais vale a pena pagar.

Daniel Pisa

Estatística

O censo de 2010 revelou que Florianópolis é a capital com maior número de gays. 0,11% da população declarou-se homossexual. A cidade é considerada a mais gay friendly do país.

Os números desmentem a lenda popular. Segundo o IBGE Campinas e Pelotas não concentram mais homossexuais. Estão na 109ª e 250ª colocação respectivamente entre 280 municípios com mais de 100.000 habitantes.

A fama decorreria do fato das ricas burguesias das duas cidades terem no começo do século 20 enviado seus filhos para estudar na Europa de onde regressaram com novos  hábitos tidos como efeminados pelas sociedades conservadoras da época.

A frase do dia

Quem sofre pensa. E o tormento não é sofrer, é pensar.

Elbert Hubbard

Cotovia

Há em Portugal uma prestigiosa editora denominada Cotovia. O catálogo de 2011 traz na contracapa um texto de Michelet sobre o pássaro que lhe dá o nome e que transcrevo a seguir.

Parece que a natureza tratou severamente a cotovia. A disposição de suas unhas não lhe permite empoleirar-se nas árvores. Faz o ninho quase rente à pobre lebre, tendo por único abrigo o rego da terra.

Que vida precária a sua quando no período do choco! Quantos cuidados, quantas inquietações! Apenas uma mão cheia de relva oculta ao cão, ao milhafre e ao falcão o doce tesouro desta mãe.

Duas coisas a sustentam e animam: a luz e o amor. Ama metade do ano. Mas, quando o amor lhe falta, fica-lhe a luz - e a luz reanima-a. O menor raio de luz basta para lhe restituir o canto.

Michelet, Os Pássaros