sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Requiem


A Dra. Zilda Arns, de meritória atuação solidária à frente da pastoral do menor, morreu como os grandes guerreiros: na linha de frente.

Estava dentro de uma igreja que desmoronou com o tremor de terra que assolou de forma trágica o Haiti.

Como pregou São Paulo, reunia fé e ação.

Conheci-a, e participei com ela de algumas ações na área da saúde. Como governador firmei convênio para fortalecer a ação da pastoral que dirigia, junto às crianças do Ceará.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ladainha

Litania dos Paradoxos

Dos padres sem fé
livrai-nos, Senhor

Da insensatez dos sensatos
livrai-nos, Senhor

Da pressa dos lentos
livrai-nos, Senhor

Dos drogados sem droga
livrai-nos, Senhor

Do ruido do silêncio
livrai-nos, Senhor

Dos pintores daltônicos
livrai-nos, Senhor

Da compaixão dos brutos
livrai-nos, Senhor

Da verdade dos falsos
livrai-nos, Senhor

Da lucidez dos insanos
livrai-nos, Senhor

Da injustiça dos justos
livrai-nos, Senhor

Da insanidade dos sãos
livrai-nos, Senhor

Da fé dos ateus
livrai-nos, Senhor

Da presunção dos humildes
livrai-nos, Senhor

Da alegria dos tristes
livrai-nos, Senhor

Da paixão dos frígidos
livrai-nos, Senhor

Da imperfeição dos perfeitos
livrai-nos, Senhor

Da mentira dos sinceros
livrai-nos, Senhor

Da coragem dos covardes
livrai-nos, Senhor

Da ignorância dos sábios
livrai-nos, Senhor

Do brilho das trevas
livrai-nos, Senhor

Da fama que difama
livrai-nos, Senhor.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Corrupção

Denúncias constantes de corrupção envolvendo políticos e administradores públicos ocupam largo espaço na imprensa portuguesa. Concomitantemente surgem iniciativas para controla-la e punir os responsáveis.

Uma delas foi a criação pelo Tribunal de Contas de um Conselho de Prevenção da Corrupção da exigência de elaboração, pelas prefeituras e outros órgãos da administração pública, de um plano contra a corrupção a lhe ser submetido.

O prazo para apresentação esgotou-se no dia 31 de dezembro sendo que mais de 200 entidades públicas deixaram de cumprir a obrigação tendo solicitado prorrogação para faze-lo.

Das grandes prefeituras a do Porto foi a única a entregar o documento, Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, na data estabelecida.

Mencionado documento inclui um código de conduta que obriga os funcionários " à denúncia de fatos que levem à suspeita de fraude, ou de qualquer outra atividade ilegal, lesiva aos interesses da autarquia"

Saiba mais no jornal Público, edição de 11/01/10 

Blair


Depois de ver frustrada sua candidatura para a Presidência da União Europeia, Tony Blair, Primeiro Ministro da Inglaterra por dez anos, está em vias de ser contratado pela Louis Vuitton, fabricante de bolsas e malas de luxo, para trabalhar ao lado de seu amigo, e maior acionista da empresa, Bernard Arnault, o homem mais rico da França.

Sua função seria a de atrair novos clientes. A notícia veio no jornal Daily Telegraph, ligado aos conservadores, suscitando conflito de interesses na relação laboral que se anuncia.

O fato evoca a lembrança de Gorbachev, último lider da União Soviética, como garoto propaganda, ao desfilar em uma limousine, com uma vistosa sacola Louis Vuitton ao seu lado, ao longo do muro de Berlim. Defendeu-se ao dizer que arrecadava fundos para uma fundação que leva seu nome.

Saiba mais no jornal Diário de Notícias, edição de 11/01/10

Estádios

Para sediar a Copa da Europa de futebol em 2004 Portugal teve que construir vários grandes e modernos estádios.

Grande parte dos recursos para essas obras veio do governo nacional ficando as prefeituras dos munícipios (as câmaras municipais das autarquias, como se diz aqui) responsáveis pela administração dessas praças esportivas.

Ocorre que essas prefeituras consideram os dispêndios elevados, face a baixa taxa de ocupação, e já cogitam, como solução, alienar os estádios, o que está vedado nos termos do acordo celebrado com o governo à época da construção.

O Presidente da Câmara de Leiria já anunciou a intenção de vender o estádio por não poder arcar com um custo diário, para mante-lo, da ordem de 5.000,00 euros.

No caso de Leiria o estádio, projeto do arquiteto Tomás Taveira, tem capacidade para 23.500 espectadores tendo custado 90,9 milhões de euros de encargos públicos. A lotação média nos últimos três anos foi de 2484,6.

É bom lembrar, para se ter uma ideia da relação custo benefício, que aquela cidade sediou apenas dois jogos da Copa, Suiça x Croácia e França x Croácia.

Aveiro, Coimbra, Faro e Loulé, apresentam problema semelhante ao de Leiria.

Augusto Mateus, ex Ministro da Economia no governo de Antonio Guterres, compara a situação a de uma família que, habituada a um televisor antigo, resolve comprar vários, modernos, para cada divisão da casa. Mais tarde se descobre sem dinheiro para pagar o estudo dos filhos...

Quando no Brasil se fala em construir, ou ampliar, estádios país afora é conveniente que se conheça experiências como a de Portugal antes que nos enchamos de elefantes brancos feitos para cenário de dois ou três jogos que a maior parte da população local sequer assistirá.

Saiba mais no jornal Público, edição de 30/12/09

Desejo e vontade

É erro vulgar confundir o desejar com o querer.
O desejo mede os obstáculos.
A vontade vence-os.

Alexandre Herculano, escritor português (1810/1877)

domingo, 10 de janeiro de 2010

Baixa

A partir de 5 de janeiro o jornal Seattle Post-Intelligencer, de propriedade da Hearst Corporation, passou a estar disponível apenas na internet.

É o primeiro grande jornal americano a adotar esse procedimento.

O diário, fundado há 146 anos, deixa assim de ser publicado em papel. A decisão foi tomada face a falta de publicidade e a concorrência da internet.

A opção pela forma online exclusiva implicou em demissão de grande parte da redação.

Sinal dos tempos. Mais um episódio da luta que se trava entre a midia impressa e as novas formas de comunicação.

Saiba mais no jornal Diário de Notícias, edição de 05/01/10

Expresso Oriente

Este lendário comboio, símbolo de luxo e elegância, parou de vez no último dia 14 de dezembro. Vencido pelos TGV e os voos de baixo custo.

Foi em 1889 que começou a trafegar ligando Paris a Istambul numa distância de mais de três mil quilômetros quando a travessia do Danúbio na Romênia exigia que os passageiros se apeassem para, na ausência de uma ponte ferroviária, faze-la de barco.

O conforto do trem chegou a ser comparado por um passageiro a um apartamento de luxo servido por um chef francês que preparava dez pratos diferentes por refeição e entregava os passageiros ao fim da viagem em míticos hoteis da antiga Constantinopla, como o Pera Palace, transformado em museu.

Em um de seus quartos Agatha Christie escreveu Um Crime no Expresso Oriente, uma das aventuras do detetive belga Hercule Poirot.

James Bond, criação de Ian Fleming, também circulou no mítico comboio  a bordo do livro Da Russia com Amor, assim como personagens de Graham Greene em O Expresso de Istambul, seu primeiro sucesso editorial, aparecido em 1932.

Mais tarde versões para o cinema se encarregaram de difundir mundo afora o glamour do trem que cortava a europa espalhando charme com sabor de aventura.

Se você estiver disposto apagar 5670 euros ainda poderá viajar no trecho Veneza / Istambul, mantido pela empresa austríaca proprietária, desfrutando de jantares, para os quais é exigido gravata, servidos em copos de cristal.

Saiba mais no jornal Diário de Notícias, edição de 03/01/10.

Interesse

Há dois anos o Estatuto do Deputado determina que os membros da Assembleia da República publiquem, para divulgação na internet, os registros de interesse.

O documento deve conter "todos os actos e actividades dos deputados susceptíveis de gerar impedimentos". Nele devem constar, cargos, funções e actividades públicas e privadas, exercidas nos últimos três anos e em simultâneo com o mandato parlamentar.

Devem ser identificados ainda os actos que gerem direta ou indiretamente pagamento, tais como ações, sociedades em empresas, prestação de serviços.

O dispositivo existe também no parlamento inglês. Sua finalidade é de permitir analisar a incompatibilidade do deputado em relação a determinado tema, obrigado que está a declarar previamente seu interesse particular na matéria, quando de sua apreciação.

A exigência não consta dos regimentos da Câmara dos Deputados e do Senado brasileiros.

Instalada a nova legislatura há alguns meses vários deputados ainda não preencheram a declaração ou o fizeram de forma incompleta.

Saiba mais no jornal O Público, edição de 30/12/09