sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Bicicleta

Sou fascinado por bicicletas. Aos domingos e feriados costumo pedalar, passeando pela Avenida Beira-Mar. Infelizmente, apesar de vivermos em uma cidade plana, o que favorece o ciclismo, o tráfego intenso, associado à escassez de ciclovias, desestimula o uso da bicicleta como meio de transporte, ou como prática esportiva. Como Prefeito de Fortaleza, fiz construir as primeiras ciclovias da cidade nas avenidas José Bastos e Humberto Monte.

Criança e adolescente, também tive a minha bicicleta, que tinha um nome , "Husqvarna", e freava no pedal. As preferidas eram aquelas pretas, como as que transportavam os padres holandeses da igreja de São Benedito, marcas "Raleigh" e "Philips". Imaginava que a "Raleigh", como muitas marcas famosas de diferentes produtos, tivesse desaparecido.

Pois hoje reencontrei-a nas páginas do The Guardian, moderna, dobrável, elegante, aconselhada para completar itinerários de viagens feitas por ônibus ou trem. Partilho com vocês a alegria de contemplar sua imagem.

Deu no The Guardian

O jornal inglês The Guardian, edição de 10 de agosto, noticiou estudo publicado na conceituada revista médica The Lancet, indicando que em mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama, a mamografia só detecta cerca de 56% das lesões iniciais.

Em contrapartida, a ressonância magnética revelaria 92% de ocorrências do mesmo tipo, mostrando-se um método bem mais eficaz.

A frase do dia

Crê nos que buscam a verdade.
Duvide dos que a encontraram.

André Gide

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O Povo também publicou com destaque

Viaturas paradas à espera de manutenção e inquéritos

Marcos Cavalcante
da Redação

A chegada de carros Hilux para o Ronda do Quarteirão pode acabar pesando na manutenção das atuais viaturas. Atualmente, cerca de 50 veículos estão no pátio da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) com algum tipo de pendência.

Posts relacionados

Sugestão

Deu na Veja

Manchete do Diário do Nordeste

Viaturas de luxo, outras sem pneus

Enquanto chegam as caminhonetes importadas para o projeto Ronda do Quarteirão, não há pneus para as ´velhas´ viaturas





As caminhonetes importadas que atuarão no projeto ‘Ronda do Quarteirão’ estão escondidas nos fundos de uma revendedora, no Mucuripe (Foto: José Leomar)



Viatura da Polícia Militar, com pneus furados, fica parada no pátio da companhia. Não há pneus novos para substituir. Uma patrulha a menos na rua (Foto: Daniel Roman)



Posts relacionados

Sugestão

Deu na Veja

Deu na Veja


A revista Veja desta semana traz, em sua última página, artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, sob o título, "A polícia continua sem policiar". Nele são reproduzidas afirmações do Coronel José Vicente, da Polícia Militar de São Paulo, especialista em segurança pública.


Entre outras coisas, ele diz sobre a compra de luxuosas Toyota Hylux pelo Governo do Ceará para sua polícia: "não conheço polícia americana que tenha um carro desses". O dinheiro, segundo ele, daria para comprar mil viaturas comuns.

Esporte


O desempenho do Brasil nos jogos Panamericanos, realizados recentemente no Rio de Janeiro, podem estar mostrando que afinal estamos entrando em uma nova e melhor fase do esporte em nosso país. A organização dos jogos revelou tambem nossa capacidade para organizar grandes eventos esportivos.

No Ceará, considero que um grande passo foi dado em meu governo com a criação da Secretaria de Esporte e Juventude. Passamos a ter uma política estadual para o esporte, que constou, entre outras coisas, do apoio aos atletas sem condição financeira, através da Bolsa Atleta, a construção de quadras cobertas, a construção de vilas olímpicas, a edição de lei estadual coibindo abusos no acesso gratuito ao estádio Plácido Castelo mediante o uso de catracas eletrônicas, a realização anual de eventos esportivos, alguns inovadores como os Caminhos de Iracema e os Jogos de Praia, envolvendo esportes praticados na areia e na água.

A dupla do volei de praia, Juliana e Larissa, medalha de ouro no Pan, participou desses jogos, e como governador tive o prazer de atribuir à Juliana a medalha do mérito esportivo. Os Jogos de Praia já estão convertidos em Jogos Brasileiros, e constituem uma novidade implantada por nós, aproveitando nossa relação com o mar e o grande interesse por essas práticas esportivas. Será que vão ocorrer este ano, como deveria acontecer?

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Gustavo Barroso II

Dei, em um sebo, com um livro de Gustavo Barroso de que nunca ouvira falar. "Reflexões de um bode" é o título da obra do autor cearense. Nela ataca o então pretenso candidato à Presidência da República, José Américo de Almeida, a partir da análise de novela sua, que tambem ignorava, publicada em 1922, intitulada de "Reflexões de uma cabra".

Gustavo acusa José Américo de ocultar o livro, e, além de criticá-lo acerbamente, taxa o político paraibano de esquerdista disfarçado e inimigo da religião, embora se declare católico.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Geopark Araripe


Ano passado, graças aos esforços, entre outros, de Hélio Barros, André Herzog e José Sales, a Unesco reconheceu uma área no Cariri, representativa do patrimônio natural, como o primeiro geoparque das Américas.

O reconhecimento demanda ações no futuro que garantam o selo concedido por aquela instituição. Urge portanto trabalho conjunto, de governos, em todos os níveis, universidades, entidades ligadas à pesquisa e ao meio ambiente, organizações não governamentais, para assegurar a importante conquista.

A importância do nosso feito acaba de ser reconhecida pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ao conceder ao projeto o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria de proteção ao patrimônio natural e arqueológico, a ser entregue no dia 17 de outubro no Teatro Cláudio Santoro, em Brasília.

Sugestão

Sugiro à imprensa cearense, sempre preocupada em informar com isenção à sociedade, que visite a DAL, Diretoria de Apoio Logístico, da Polícia Militar, e veja as condições das viaturas da corporação.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Transplantes

Pela primeira vez, desde 2001, caiu o número de transplantes no país. Em 2006 foram realizados 14.100 transplantes contra 14.200 em 2005. Também ocorre uma redução nas doações. Em 2004 a média de doações era de 7,4 por um milhão de pessoas. Em 2005 foi de 6,3, e em 2006 de 6,0.

Para reverter o quadro há necessidade de um esforço maior na realização dos transplantes e no aumento das doações. No caso dos transplantes de coração a queda foi de 200 transplantes em 2004, para 181, e 147, em 2005 e 2006, respectivamente.

Ano passado, o Ceará, com 12 casos, foi o quinto colocado em número de transplantes cardíacos, atrás de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul. Parabens às equipes da Central de Doações da Secretaria de Saúde do Estado e do Hospital do Coração de Messejana.

A frase do dia

Paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva.

Jean de La Fontaine

domingo, 5 de agosto de 2007

Soneto da ingratidão

A um ingrato


Não maldigo o rigor de minha sorte,
Por mais feroz que fosse e sem piedade,
Arrancando-me o trono e a majestade
Quando a dois passos só estou da morte

Do jugo das paixões minha alma forte
Conhece bem a estulta variedade,
Que hoje nos da contínua felicidade
E amanhã nem um bem que nos conforte.

Mas a dor que excrucia e que maltrata,
A dor cruel que o ânimo deplora,
Que fere o coração e quase o mata,

É ver na mão cuspir, à extrema hora,
A mesma boca, aduladora e ingrata,
Que tantos beijos nela deu outrora.

D. Pedro de Alcântara, 2º Imperador do Brasil

in "Os melhores sonetos brasileiros", Coleção Patrícia,
publicada pela empresa Diário de Notícias. Lisboa, 1924.

O blog na mídia

Deu hoje na coluna de Fábio Campos, O Povo.

BLOG DE LÚCIO ALCÂNTARA COM TOM DE OPOSIÇÃO

Aos poucos, nossos políticos vão aderindo à idéia dos blogs. Trata-se de um excelente instrumento para expor idéias e se posicionar sobre as questões que a conjuntura apresenta. No Ceará, a novidade é o blog (lucioalc.blogspot.com) assinado pelo ex-governador Lúcio Alcântara (PR). Levando-se em conta os poucos comentários, o blog ainda tem baixo índice de leitura. Percebe-se que o ex-governador, aos poucos e com certa timidez, vai assumindo um tom oposicionista em relação ao Governo Cid Gomes.

Vejam este comentário do blog: "Este ano, duas testemunhas de crimes cometidas por policiais foram assassinadas em seguida aos seus depoimentos. E o Pro-Vita, Programa de Proteção a Testemunhas, por que não foi acionado?" E este: "A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acaba de divulgar a estatística de crimes referente ao primeiro semestre deste ano. Os dados, oficiais, informam que em relação a idêntico período do ano passado os números revelam o seguinte: roubo à pessoa: aumento de 4,98%; homicídio: aumento de 12,72%; furto à pessoa: aumento de 1,31%".

LÚCIO ATIRA EM "CRÍTICOS RAIVOSOS" DO PASSADO

Lúcio Alcântara usa seu blog para fazer comparações polêmicas como a seguinte: "Lamentável a rebelião ocorrida no Instituto Penal Paulo Sarasate, que deixou presos mortos e feridos. Na minha gestão ocorreram alguns distúrbios em prisões, com danos materiais, mas sem mortes. Aliás, nesses seis meses já morreram mais presidiários que durante todo meu governo". Não duvidem se em breve houver comparações com a quantidade de seqüestros.

No blog, o ex-governador, conhecido por sua intimidade com bibliotecas, sugere leituras ("Recomendo a leitura do livro 'A menina que roubava livros', de Markus Zusak, editora Intrínseca"). Posta frases que sugerem um alvo específico ("Examinai bem se tudo que prometeis é justo e possível, pois uma promessa é uma dívida a pagar - Confúcio") e joga gasolina em boas polêmicas ("Vinte e oito por cento. É o percentual de dispensa de licitação nos procedimentos para aquisição de bens e serviços no atual governo no período compreendido entre janeiro e junho. Como ficam os críticos raivosos, que tanto falavam no assunto no passado?").

Clique aqui para ler a coluna toda.

Câncer de mama e arte


Segundo o blog "De Rerum Natura," o quadro de Rafael, "La fornarina", de acordo com artigo publicado no conceituado periódico médico "The Lancet" em fins de 2002," constitui notável integração entre ciência e arte, sendo a primeira representação gráfica do câncer de mama". Foi Galeno que introduziu o termo câncer. Mas, ao observar uma lesão na mama, que lembra morfologicamente um caranguejo, não distinguiu o achado de outras patologias.


Respeitando a opinião dos autores do trabalho, penso que a obra do grande pintor presta-se mais a estimular o auto exame da mama pelas mulheres, como forma útil de detectar precocemente o câncer de mama, aumentando assim a chance de um tratamento eficaz. Há algum tempo, a atriz Cássia Kiss, através da televisão, divulgou didaticamente o método, num esforço para o diagnóstico da doença em sua manifestação inicial.

Especialistas

"De médico e louco, todos nós temos um pouco" diz o conhecido anexim. Técnicos de futebol, somos todos os brasileiros.

Não bastasse, somos agora também uma grande legião de especialistas em aviação. Falam ministros, senadores, deputados, jornalistas, pessoas do povo, com desenvoltura sobre as causas do desastre aéreo com o avião da TAM que impressiona um observador mais atento dos fatos. Reverso, pinar," grooving", aquaplanagem, manete, caixa preta, "voice recorder" são expressões incorporadas à linguagem coloquial por esses dias.

É natural o impacto da tragédia sobre a população, o que não justifica a pressa com que se oferecem explicações para o desastre e se façam condenações antecipadas, antes que se esgotem os recursos técnicos para esclarecimento do ocorrido.

Lamentável, ainda, que deputados na busca de seu instante de fama, tenham violado o sigilo dos dados em poder da aeronáutica, infringindo tratado internacional do qual o Brasil é signatário. Isto só ajuda a construir lá fora uma imagem negativa do país. Será que De Gaulle tinha razão?

Dengue

O Diário do Nordeste de sábado, 4 de agosto, traz a notícia, citando como fonte a Secretaria de Saúde do Estado, que o número de casos de dengue hemorrágica este ano já superou o número de todo ano passado. Registre-se que foi retomada há pouco a participação valiosa dos bombeiros no combate à doença, tal qual se fez no governo passado.