quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Esporte


O desempenho do Brasil nos jogos Panamericanos, realizados recentemente no Rio de Janeiro, podem estar mostrando que afinal estamos entrando em uma nova e melhor fase do esporte em nosso país. A organização dos jogos revelou tambem nossa capacidade para organizar grandes eventos esportivos.

No Ceará, considero que um grande passo foi dado em meu governo com a criação da Secretaria de Esporte e Juventude. Passamos a ter uma política estadual para o esporte, que constou, entre outras coisas, do apoio aos atletas sem condição financeira, através da Bolsa Atleta, a construção de quadras cobertas, a construção de vilas olímpicas, a edição de lei estadual coibindo abusos no acesso gratuito ao estádio Plácido Castelo mediante o uso de catracas eletrônicas, a realização anual de eventos esportivos, alguns inovadores como os Caminhos de Iracema e os Jogos de Praia, envolvendo esportes praticados na areia e na água.

A dupla do volei de praia, Juliana e Larissa, medalha de ouro no Pan, participou desses jogos, e como governador tive o prazer de atribuir à Juliana a medalha do mérito esportivo. Os Jogos de Praia já estão convertidos em Jogos Brasileiros, e constituem uma novidade implantada por nós, aproveitando nossa relação com o mar e o grande interesse por essas práticas esportivas. Será que vão ocorrer este ano, como deveria acontecer?

12 comentários:

Anônimo disse...

Servimos para nossa satisfação e orgulho ao nosso estado do Ceará e em especial ao senhor Governador Lúcio Alcântara no final de seu governo como secretário do Esporte e da Juventude gostaríamos de expor que o esporte cearense evoluiu bastante nestes quatro anos devido à criação da Secretaria do Esporte e da Juventude(SEJUV), passamos a contar com uma secretaria (antes tínhamos apenas uma fundação FADEC, Fundação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará com parcos recursos) responsável por ditar as políticas públicas pertinentes ao nosso esporte com orçamento próprio que cresceu substancialmente ano a ano demonstrando a atenção dada pelo governo ao esporte. Importante também registrar que passamos a ter uma interlocução direta do secretário com o governador expondo os anseios e desejos do esporte cearense.
Tivemos vários programas de incentivo a prática de esporte como: bolsa atleta, braços aberto, esporte massa, etc... Construímos inúmeras quadras esportivas e também Vilas Olímpicas, no município de São Benedito construímos uma Vila Olímpica onde nem quadra esportiva tinha.Criamos inúmeros eventos como Jogos Abertos de Praia, Jogos Indígenas, Jogos Paraolímpicos, Jogos Abertos do Interior, Jogos Escolares, Iracema Caminhos de Aventura, Copa Popular de Futebol, Suburbão, Ceará Desafio dos Ventos, Jogos da Juventude, Cearaventura, Campeonato Cearense Sub-20, Jogos dos Servidores, Circuito das Águas, Copa Popular de Futsal, etc..
Apoiamos vários atletas com passagens e a inúmeros eventos das federações (anteriormente tão carente de apoio).
Moralização do Castelão com implantação das catracas eletrônicas.
Ressalto que no seu Governo foi iniciado um novo período no esporte cearense, um divisor de águas no apoio ao esporte, que torcemos como desportista e amante do esporte para que o atual governo continue este apoio aos programas implantados, pois sabemos que não se transforma um setor em apenas quatro anos mais sim com a continuidade e aprimoramento das políticas públicas implementadas.

GUEDES NETO DO CEARÁ

Unknown disse...

Parabens a esse jovem talento cearense que já se destacava como uma importante liderança esportiva como presidente do tradicional Náutico Atlético Cearense e foi introduzido na vida pública pelo governador Lúcio Alcântara, diga-se, como reconhecimento pelo seu mérito pessoal e não por conchavos políticos. Além dos mais um grande caráter, ao contrário de outros, ele tem demonstrado quando se coloca clara e abertamente ao lado de quem está fora do poder.

Valeu Guedes Neto !!!

Anônimo disse...

Lúcio Alcantara,
Eu, recebia o benefício do bolsa atleta que me ajudava no transporte para os treinos, alimentação e compra de material esportivo, agora com o cancelamento da ajuda estou sem condições de praticar o esporte que tanto gasto. Que saudade do seu governo.

Flávio

Anônimo disse...

SE A SEJUV ATUAL DER CONTINUAÇAO AOS INUMEROS PROJETOS E PROGRAMAS ESPORTIVO VOLTADA À INCLUÇAO SOCIAL,IMPLANTADOS E IMPLEMENTADOS PELO GOV. LUCIO ALCANTARA, LEMBRANDO TAMBEM,COM MUITA ALEGRIA A EQUIPE DE LUCIO BONFIM, GARANTO QUE EM QUATRO ANOS, QUARENTA POR CENTO DA CRIMINALIDADE DIMINUIRIA SEM SER NECESSÁRIO GASTAR R$ 150.000 EM UM CARRAO, FORA A MANUTENÇAO;FUI UM DOS BENEFICIADOS POR UM GRANDE CAMPEONATO DE FUTEBOL, REALIZADO NA ZONA NORTE, SOBRAL; A QUADRA ESPORTIVA,COMO PREMIAÇAO ESTA CONCLUIDA AQUI EM FORQUILHA, MUITO OBRIGADO.

Anônimo disse...

Concordamos com o pensamento do ex-secretario de esportes Guedes Neto, que embora com pouco tempo fez um grande trabalho, o governo Lúcio Alcântara foi um marco no esporte cearense com a criação da secretaria de esporte e principalmente pelo volume de investimento e apoio a este segmento. Aguardamos o serviço deste governo,espero que no mínimo continue os programas já feitos.
João Cesar Sampaio Costa

Anônimo disse...

É, Dr. Lúcio, mas um gestor igual a você é difícil encontrar. Não é em vão que este governo atual não perde oportunidade para atacá-lo (injustamente, diga-se de passagem), e inventa até coisas pra denegri-lo, como o vergonhoso caso do atraso no salário dos professores no começo do ano com o argumento fajuto de falta de dinheiro, só pra queimar seu filme.
Parabéns ao Guedes Neto também pelo excelente trabalho em prol dessa juventude carente.
Governo decente e competente é marcado por realizações que beneficiam a população.

Bruno

Anônimo disse...

Sr. Governador Lucio, vi no jornal que as vilas olímpicas foram abandonadas, lembro de uma reportagem lá no castelão com um bando de criança.
Infelizmente, essa mentalidade tacanha e mesquinha de nossos políticos tupiniquins destroem as coisas boas construidas em beneficio da população por pura vaidade doentia e pobreza de espírito.

Anônimo disse...

Viva Lúcio Alcântara, parabéns Guedes Neto pelo trabalho de vocês.
É disso que o Ceará precisa.

Anônimo disse...

Governador Lúcio. O esporte está com muitas saudades do seu governo, acho que nossa salvação será aguarda sua eleição para Prefeito de Fortaleza em 2008, pois o senhor apoiou muito ao esporte e na Prefeitura teremos com certeza também este apoio. Os praticantes de esportes estão fechados com o senhor.

Anônimo disse...

E será que vamos ter o Suburbão que movimentava as ligas de futebol de Fortaleza, com distribuição de premios como material esportivo e até verba para beneficiar o campo do time vencedor ???

Marcos Peixoto

Anônimo disse...

Caro Dr. Lúcio, acredito que as palavras do ex - secretário Guedes resumem com realidade o que significou o seu governo para o esporte, um divisor de águas. É uma pena ler nos jornais, matérias como a de hoje no DN, onde atletas convocados para seleções, buscam desesperadamente por apoio. Onde está o governo dos grandes saltos ??? No seu governo com certeza isso não aconteceria

Anônimo disse...

Se esse governo atual não apoia atletas convocados para a seleção brasileira, vai apoiar quem ???
E os atletas que se espelham nos grandes atletas convocados... Para onde vai o seu estímulo ???