segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pausa

Em razão de viagem, estarei sem fazer postagens até o dia 4 de junho próximo.

Podendo, farei algumas, ainda que poucas.

Até a volta.

Estadão

Do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 22/05/08:

Coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy:

Custo-benefício

Que tal receber R$ 2.469,55 por dia, para gastar como quiser no exterior? Não se trata de promoção de cartão de crédito e sim o valor que o Governador cearense, recebeu como diárias, segundo o Diário Oficial, para viagem esta semana a Nova York.

Bombeiros

O Governo do Estado do Ceará anuncia a chegada, para breve, de uma nova escada Magirus, para integrar o conjunto de equipamentos do Corpo de Bombeiros.

A escada, única na América Latina, foi adquirida durante meu Governo, dentro de um amplo plano de modernização da corporação, através de um empréstimo obtido junto ao banco alemão MLW.

A continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento.

Imigração

A Itália começa a colocar em prática medidas de repressão à imigração ilegal. Cumpre promessa eleitoral o Primeiro Ministro Sílvio Berlusconi, recém empossado. Os italianos têm se mostrado particularmente hostis aos ciganos emigrados da Romênia e outros países da Europa central.

O Parlamento Europeu, atento à questão, deverá votar, em breve, legislação acordada entre os executivos dos países que integram a União Européia, para padronizar a conduta dos estados nacionais.

A crise econômica mundial e o tratamento rigoroso dado aos clandestinos, já produziram um aumento do fluxo de retorno de brasileiros emigrados. Muitos voltam feridos pelo preconceito e a desilusão. Amargam a frustração de uma aventura estimulada pelo sonho do sucesso, muitas vezes apoiados em promessas falsas de organizações criminosas. São as vítimas dos inescrupulosos traficantes de pessoas.

Saiba mais em O Estado de S. Paulo, edição de 18/05/08 e O Globo, edição de 25/05/08.

Refinaria

O Presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, confirmou a construção de uma refinaria no Estado do Maranhão.

Será a maior do País, devendo entrar em operação até 2014. O investimento será de U$ 8,0 a U$ 10,0 bilhões.

Saiba mais em O Povo, edição de 24/05/08.

Jefferson Péres


Aos 76 anos, faleceu o Senador Jefferson Péres.

Fui seu colega no Senado Federal. Durante algum tempo, pertencemos ao mesmo Partido. Estivemos sempre próximos. Com freqüência, trocávamos idéias e adotávamos posições comuns.

Era um espírito racional, preocupado com a coerência de atitudes. Na tribuna, falava com elegância e correção vernacular. Sem elevar o tom de voz e sem histrionismo, dizia coisas graves e contundentes. Gostava dos temas econômicos.

Fiscal implacável do Governo, não se recusava apoiar o que lhe parecesse certo.

Lembro que no Governo Fernando Henrique, já na oposição, foi o relator do projeto do executivo que instituiu a lei de responsabilidade fiscal. Pouco afeito à vida partidária, muitas vezes esteve isolado em sua bancada.

No Conselho de Ética do Senado, como nas comissões parlamentares de inquéritos (CPIs), foi sempre firme na busca da verdade e na responsabilização dos culpados.

Não era um profissional da denúncia, mas um julgador implacável.

Podem estar certos que ao chegar lá em cima, se houver algo errado, vai por a boca no trombone e instituir a primeira CPI celestial.

Castelão


A polêmica sobre o Castelão deixou claro o descaso do atual Governo estadual para com o estádio.

Paralisou as obras, desmantelou a estrutura técnica e administrativa, responsável pela manutenção. Transformou o gramado em um campo de pelada do subúrbio.

E, para completar, desativou as catracas eletrônicas, voltando ao obsoleto ingresso de papel.

domingo, 25 de maio de 2008

Bibliotecas

No dia 3 de junho de 2008, a Biblioteca Nacional lança um software, Biblelivre, versão 2.0, que permitirá informatizar bibliotecas de munícipios pobres, difundindo a cultura. E promovendo a inclusão digital, diga-se.

Lançado com a perspectiva de alcançar cerca de 100 bibliotecas, já atinge 1500. A nova versão permite imprimir obras de domínio público e fazer pesquisas em acervos de todo o mundo.

A versão 2.0 está disponível no site http://www.biblelivre.ufrj.br/

Saiba mais em O Globo, edição de 23/05/08.

Consignado

Egídio Serpa, em sua coluna, denuncia que o edital para seleção da empresa que deverá implantar e gerenciar o sistema de crédito consignado para os servidores estaduais, foi copiado de edital semelhante da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Prova o que afirma, quando aponta que o edital do Estado do Ceará, no ítem funcionalidade do sistema, diz que usuário é servidor municipal, pessoa física, que adere ao sistema da administradora.

Afinal, o referido edital é do Estado ou da Prefeitura?

Como diz o jornalista, sobre a referida licitação: como a coluna e a torcida do Flamengo já sabem, será vencida pela empresa cearense Facility.

É o que já está consignado.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 24/05/08.

Peneira

As fugas continuam acontecendo nos presídios que integram nosso sistema penitenciário e delegacias de polícia cearenses.

Agora, foi na ala de segurança máxima do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS).

Dupla condenada por seqüestros, assalto à bancos e carros fortes, evadiu-se misteriosamente. Eles estavam no setor conhecido como selva de pedras, onde ficam os presos mais perigosos.

Se na área de segurança máxima a coisa está assim, imagine no resto...

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 21/05/08.