sábado, 30 de abril de 2011

Óbito

Faleceu aos 99 anos o escritor argentino Ernesto Sabato. Foi um dos mais importantes autores contemporaneos daquele país.

Alem de escritor consagrado era físico e professor universitário. Escreveu ensaios e obras de ficção que incluem reflexões sobre o ofício de escritor.

O Túnel, Sobre Heróis e Tumbas e Abaddon o Exterminador, são suas obras de ficção além de numerosos ensaios que escreveu.

Com a queda da ditadura presidiu em 1984 a  Comissão Nacional sobre Desaparecimento de Pessoas designado que foi pelo Presidente Raul Alfonsin com objetivo de averiguar a autoria de crimes cometidos contra milhares de argentinos assassinados e torturados durante aquele período.

Referida comissão deu origem ao Relatório Sabato mais conhecido com o título de Nunca mais.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bullying

O senador Roberto Requião indignado com perguntas incômodas de um jornalista tomou-lhe o gravador e apagou sua memória.

O gesto como não poderia deixar de ser causou revolta entre os colegas e obteve grande repercussão na imprensa.

Da tribuna do Senado Requião acusou os profissionais de imprensa de praticarem uma espécie de bullying contra políticos, e as pessoas de modo geral, ao provoca-los com perguntas insolentes.

Sem deixar de reconhecer equívocos e impropriedades de jornalistas, bem como abusos da imprensa, digo que essa peca mais quando se cala do que quando fala.

Liz Taylor

Para ler melhor clicar sobre o texto

Psiquiatria

Em Lisboa foi anunciado o encerramento do Hospital Miguel Bombarda para doentes mentais. Restam 27 doentes internados há mais de 40 anos com idade média de 68 anos.

Parte deles irá para o Hospital Júlio de Matos ; aqueles com mais autonomia e potencial de reabilitação irão viver em uma residência com poucos leitos e cuidados pessoais numa tentativa de inserção social.

A providência se insere no bojo da reforma psiquiátrica que pretende extinguir os grandes hospitais de alienados, humanizar o atendimento ao doente mental e evitar sua exclusão social.

A ênfase será dada ao tratamento ambulatorial limitando as internações aos casos inevitáveis e ainda assim por curto período.

No terreno do hospital serão construidos prédios de apartamentos, preservados o edifício principal e outras duas dependências já tombadas, o balneário D. Maria II e o pavilhão de segurança.

Este último, um edifício circular, pan-ótico, destinado à vigilância de doentes perigosos internados em 26 celas tem interesse arquitetônico.

Portugal dá com a extinção do Miguel Bombarda mais um passo para modificar o modelo anacrônico de atenção psiquiátrica que confina doentes condenados ao esquecimento e à brutalização.

Quando Senador fui relator do projeto de lei que reformulou a assistência psiquiátrica no Brasil.

Foi uma das experiências mais dolorosas que tive ao longo de minha vida pública assediado que fui por representações de familiares de doentes mentais manipulados por interesses empresariais.

Foi dificil conviver com a dor e o sofrimento das famílias intrumentalizadas pelos donos de grandes manicômios espalhados pelo país.

Minhas ideias não prevaleceram integralmente mas a nova lei inovou no atendimento psiquiátrico entre nós.

Saiba mais no jornal Expresso, edição de 09/04/11

Elegância

O chapéu é um acessório cujo uso pela mulher requer muita atenção. O limite entre a elegância e o rídículo é muito tênue.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Greve

A constituição brasileira de 1988 acolheu o direito de greve dos servidores públicos a ser regulamentado por lei. O que até hoje não foi feito.

Lula, na condição de Presidente, com a autoridade de líder sindical experimentado na organização de greves, inclusive durante os governos militares, por mais de uma vez condenou  as greves de funcionários públicos sem riscos de perdas em caso de negociação ou insucesso do movimento.

A extensão do direito de greve aos servidores públicos como instrumento reivindicatório foi uma grande conquista da categoria. A falta de regulamentação tem dado lugar a abusos inadmissíveis. A ausência de risco funciona como um estímulo ao grevismo.

Vejamos o que disseram sobre o tema grandes líderes mundiais de diferentes tendências ideológicas :

Maurice Thorez (Secretário Geral do Partido Comunista Francês) - É tão importante saber conduzir um movimento reivindicativo como saber acabá-lo.

François Miterrand (Presidente da França) - Há duas formas de sabotar o direito à greve : regulamenta-la como faz a direita; ou uitilizá-la a torto e a direito como faz o Partido Comunista.

Leon Trotsky (Fundador do Exército Vermelho) - Cada greve contém em si a semente da uma guerra civil. As duas partes em confronto preocupam-se em dar mutuamente uma ideia exagerada do seu grau de determinação e dos seus recursos.

Franklin Roosevelt (Presidente dos Estados Unidos) - As greves da função pública não têm outro objetivo senão obstruir as ações do governo.

As opiniões aqui registradas foram extraidas da revista Sábado, edição de 14/04/11

Plural

O jornal  Público, edição de 18/04/11 traz uma matéria com o seguinte título :

Empresas públicas têm avales do estado de 12 mil milhões.

A forma usada entre nós para o plural de aval é avais. Fiquei na dúvida se as duas formas são igualmente corretas.

Economia e democracia

Do artigo Quebra Moral da Economia de Mercado, de autoria de Antón Costas, publicado no jornal El País, edição de 18/04/11:

Porém se a política não recobra sua autonomia frente aos mercados financeiros, e a sociedade não é capaz de manifestar sua indignação ante estas condutas, não haverá limites eficazes à economia especulativa, à volatilidade financeira e à desigualdade.

Assim sendo, o maior risco da próxima década será a crescente ingovernabilidade de nossas sociedades democráticas. Alguns sinais apontam já nesta direção.