sábado, 30 de abril de 2011

Óbito

Faleceu aos 99 anos o escritor argentino Ernesto Sabato. Foi um dos mais importantes autores contemporaneos daquele país.

Alem de escritor consagrado era físico e professor universitário. Escreveu ensaios e obras de ficção que incluem reflexões sobre o ofício de escritor.

O Túnel, Sobre Heróis e Tumbas e Abaddon o Exterminador, são suas obras de ficção além de numerosos ensaios que escreveu.

Com a queda da ditadura presidiu em 1984 a  Comissão Nacional sobre Desaparecimento de Pessoas designado que foi pelo Presidente Raul Alfonsin com objetivo de averiguar a autoria de crimes cometidos contra milhares de argentinos assassinados e torturados durante aquele período.

Referida comissão deu origem ao Relatório Sabato mais conhecido com o título de Nunca mais.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

É outra honra do povo argentino o zelo e a responsabilidade que tiveram ali as gerações modernas para com as vítimas do golpe militar.

Crimes contra os Direitos Humanos são imprescritíveis.

Entre nós, para coroar os crimes do golpe de 64, urdido, como se sabe agora, desde as salas da Casa Branca, nos EUA, com a solidariedade covarde de muitos políticos e instituições brasileiros, votou-se e aprovou-se uma lei de anistia que pretende simplesmente fazer de conta que ninguém foi preso, perseguido, torturado, humilhado, roubado, esfolado vivo.

Não podíamos ser assim tão coniventes com aqueles algozes.