sábado, 22 de dezembro de 2007

Emenda e soneto

O Diário do Nordeste, edição de hoje, traz matéria na qual informa sobre visita de surpresa que o Governador fez à Assembléia Legislativa, ocasião em que dialogou com deputados.

Dirigindo-se a um deles, deputado Augustinho Moreira, informou que a razão da transferência da TV Ceará, da alçada da Secretaria da Cultura para a Secretaria da Casa Civil, era a divergência insanável entre os dirigentes dos dois órgãos. Este é um caso típico de aplicação do brocardo popular: a emenda saiu pior que o soneto.

A decisão denota desarmonia na equipe e falta de autoridade. Revela ainda improvisação e ausência de planejamento. Na impossibilidade de restabelecer a convivência e a hierarquia, um dos dois titulares teria que ser exonerado. Foi o que teria ocorrido no caso da demissão do coronel Bessa do Comando da Polícia Militar.

No caso presente, em nome do litígio, segundo o Governador, sacrifica-se a missão institucional de um importante orgão de comunicação. Onde estava, a TV Ceará poderia cumprir relevante papel cultural de interesse público. Para onde vai, tem tudo para ser um braço político do governo. Pode até vir a ser a primeira televisão digital do Ceará, mas jamais será verdadeiramente pública.

Se quiser realmente atenuar essa expectativa negativa, o Governador bem que poderia, à semelhança do que ocorre na TV Brasil, instituir um conselho plural e uma corregedoria que seriam instâncias guardiãs da independência indispensável à uma televisão democrática e cidadã. A exigência cresce diante da nova vinculação hierárquica.

Prêmio

O projeto Talentos da Cultura, desenvolvido no meu governo para apoiar artistas das comunidades de baixa renda, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), classificado em terceiro lugar entre concorrentes do todo o Brasil, acaba de ganhar o prêmio Cultura Viva, instituído pelo Ministério da Cultura.

Antes, o projeto Cultura em Movimento - Secult Itinerante, classificado em primeiro lugar, havia recebido o mesmo prêmio.

Poesia

Natal

Na rede alva
De varandas largas
Deitei o sonho do menino
Embalado pelo
Devaneio do vento.
Na noite de Natal
O sonho morreu.
Papai Noel nunca apareceu,
Porque em casa
Não havia chaminé,
E as ruas da cidade
Não tinham a neve dos trenós.
Os que me mandavam presentes
Nunca souberam
Que os sonhos da criança
Valiam muito mais
Que as prendas de Natal.

Lúcio Alcântara

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Bom senso

O bom senso, na madrugada em que o Senado acabou com a CPMF, se manifestou pela voz solitária do Senador Pedro Simon. Ele propôs que, face à carta enviada aos senadores pelo Presidente Lula dispondo-se a vincular o total do tributo aos gastos com a saúde, a sessão fosse suspensa para exame da proposta. A receptividade à sua idéia foi nenhuma.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Tratado de Lisboa


Os vinte sete países que integram a União Européia assinaram dia 17, em Lisboa, o tratado que reformula suas instituições. Espera-se com isso por fim a uma fase de preocupante paralisia que se instalou após a rejeição do projeto de constituição em plebiscitos realizados na Holanda e na França. As consultas foram suspensas para evitar que outras rejeições enfraquecessem a integração européia.

A idéia de consulta popular em cada país foi substituída pela proposta de submeter um novo texto exclusivamente aos parlamentos nacionais. Após longas negociações celebrou-se em cerimônia no mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, o novo tratado que reformula as bases institucionais da União Européia, aprofundando a integração entre os países membros.

Humor

Um banqueiro é alguém que lhe empresta um guarda-chuva quando o sol está brilhando, e o pede de volta logo que comece a chover.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Nova TV


Noticia a imprensa que o Governo estadual pretende transferir a TV Ceará do âmbito da Secretaria de Cultura para a Secretaria da Casa Civil.

A manobra tem um objetivo claro: manipular aquele órgão de comunicação, colocando-o a serviço dos interesses do Governo. É mais um exemplo de retrocesso democrático da atual gestão.

Querem transformar uma televisão educativa em televisão governativa. Ou falta quem explique a quem decide que uma coisa é TV pública e outra bem diferente é TV do Governo. Uma serve à sociedade. Outra ao Governo, ao poder.

No momento, o Governo Federal enfrenta críticas por estar criando a TV Brasil, vista pela oposição como instrumento de controle da opinião pública. Para amenizar a crítica, já foi criada uma corregedoria afim de evitar distorções, além de um conselho onde têm assento várias personalidades de destaque na comunidade.

Caso a medida se concretize, se não rejeitá-la, a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará deve, no mínimo, emendá-la, acrescentando instâncias de controle que reduzam o risco de abusos.

(In)segurança

Homicídios e latrocínios
Guerra civil silenciosa já matou 928 em Fortaleza
Em relação ao ano passado, houve um crescimento no número de mortes em 21%, de acordo com as estatísticas.
Manchete de primeira página do jornal Diário do Nordeste, edição de 17/12/07.

É, realmente este ano a segurança viveu na idade da pedra...

Destinos populares


Entre os 150 destinos mais populares do mundo, Londres está em primeiro lugar, tendo recebido em 2006 15,640 milhões de visitantes. A segunda é Bancoc e a terceira, Paris.

O Brasil tem sete cidades no ranking, sendo o Rio de Janeiro a mais visitada, com 2,185 milhões . É a trigésima quinta colocada. Bem mais abaixo, pela ordem, vêm São Paulo, Salvador, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Búzios, Florianópolis.

Fortaleza é centésima quarta da relação, com 503 mil visitantes. No contexto nacional, uma boa colocação. No plano geral, ainda há muito espaço para crescer.

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 14/12/2007.

Poesia

Todos os caminhos - nenhum caminho
Muitos caminhos - nenhum caminho
Nenhum caminho - a maldição dos poetas

Manoel de Barros

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Segurança

Até que enfim o Ceará vai participar do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), habilitando-se a receber recursos federais para ações de segurança. A admissão do Estado no Programa resulta de uma ação política bem sucedida da Prefeita de Fortaleza. Antes, estávamos excluídos por não integrarmos as áreas mais violentas do País.

No afã de receber o dinheiro, políticos levianos, na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, acusaram meu Governo de ter falsificado dados para amenizar a situação da violência no Estado. Isto é, para conseguirem um dinheirinho a mais, forçavam a barra irresponsavelmente tentando, sem nenhuma consistência, mostrar um Estado pior do que já é...

O blog Pensando Segurança, do Laércio Macambira, desmascara os embusteiros quando revela que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma os números de mortes violentas no Ceará. Mais verbas, sim; mais "mortes", não.

Saiba mais em O Povo, edição de 15/12/07.

Bons ventos


Começa a implantação de projetos em nosso litoral para geração de energia elétrica, a partir dos ventos velozes da nossa costa. Colhem-se, agora, ventos que ajudei a semear como senador da República, quando atuei na elaboração da legislação específica; e como Governador, quando defendi os interesses do Ceará, e a quota reservada à energia eólica, dentro do Programa de Financiamento à Infra-Estrutura (Proinfra).

No âmbito estadual, criei o Pró-Eólica, um programa de incentivos fiscais e de infra-estrutura, para implantação de parques eólicos no Ceará. Aliás, ainda dentro do estímulo à identificação de fontes alternativas de energia, firmei acordo com a Petrobras para desenvolver estudo sobre a geração de energia a partir das ondas do mar, em Pecém, no município cearense de São Gonçalo do Amarante. Proposta recentemente apresentada como de iniciativa do atual Governo.

Delta


Uma boa notícia é a informação de que, a partir do segundo semestre de 2008, a empresa aérea americana DELTA, passará a voar de Fortaleza para Atlanta, nos Estados Unidos.

Na verdade, é um absurdo ter que ir a São Paulo para, saindo daqui, chegar à América do Norte. Durante meu Governo, depois de gestões junto a várias companhias, conseguimos que a TAM fizesse o trajeto Fortaleza - Miami, com escala em Manaus.