quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Nova TV


Noticia a imprensa que o Governo estadual pretende transferir a TV Ceará do âmbito da Secretaria de Cultura para a Secretaria da Casa Civil.

A manobra tem um objetivo claro: manipular aquele órgão de comunicação, colocando-o a serviço dos interesses do Governo. É mais um exemplo de retrocesso democrático da atual gestão.

Querem transformar uma televisão educativa em televisão governativa. Ou falta quem explique a quem decide que uma coisa é TV pública e outra bem diferente é TV do Governo. Uma serve à sociedade. Outra ao Governo, ao poder.

No momento, o Governo Federal enfrenta críticas por estar criando a TV Brasil, vista pela oposição como instrumento de controle da opinião pública. Para amenizar a crítica, já foi criada uma corregedoria afim de evitar distorções, além de um conselho onde têm assento várias personalidades de destaque na comunidade.

Caso a medida se concretize, se não rejeitá-la, a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará deve, no mínimo, emendá-la, acrescentando instâncias de controle que reduzam o risco de abusos.

10 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

TEMERÁRIO projeto é esse das televisões públicas. Governos muito imperfeitos, como os nossos, que por enquanto andam longe de realizar plenamente os princípios da boa Administração, não devem usa-las senão como CHAPA-BRANCA. Evidente isto negarão nos discursos. Hão de comprová-lo, porém, na prática. A menos que já se realize entre nós aquela República utópica de governantes-filósofos, como a imaginou Platão. E nisto seremos então os pioneiros no mundo. Falando francamente, se a isenção e objetividade são quase IMPOSSíVEIS de conseguir a qualquer dos órgãos de imprensa da iniciativa privada, por que o conseguiria este Governo? Além disso, como está o projeto, cada governador que entra, compõe sua turma (quase diria claque), muda a diretoria, muda a orientação, mudam os programas. Por exemplo, a Educativa, de São Paulo, é tucana até a raiz do cabelo.

Na ponta da língua disse...

Dr. Lúcio,

Está corretíssima a sua observação, que no Gabinete do Deputado Adahil Barreto detectamos de imediato. O deputado já pediu vistas da matéria.
Vale, lembrar, no entanto que o rolo compressor do governo na Assembléia Legislativa do Ceará é algo que cheira a nazi-fascismo. A sociedade deve ficar atenta para esta jogada maliciosa que surge no apagar das luzes do períodolegislativo, posto que a AL deve entrar de recesso depois de amanhã. Neste caso, mais do que em outros, a pressa é inimiga da perfeição. Que não seja perfeito, mas que pelo menos o governo não pense que somos idiotas.
(Barros Alves)

Anônimo disse...

A emissora de TV do Estado do Ceará foi criada no Governo do Cel. Cesar Cals com finalidade educativa, para programas de educação a distância, principalmente para as regiões mais distantes e de difícil acesso.

É uma pena que sua finalidade venha sendo distorcida ao longo do tempo e agora esteja "sofrendo o golpe mortal".

Outro dia, assistindo o programa do Augusto Borges ouvi um comentário do próprio que muito mais era um editorial pró-governo!!! Mudei de canal ...

Anônimo disse...

Governador,

Se realmente tiver fundamento já são favas contadas. Imagine o que é controlar um destes meios de comunicação.

Nossos representantes legislativos já dirão amém. Formam uma só ciranda.

É incrível e estarrecedor a capacidade de manipulação do governo estadual perante os deputados.

O homem controla tudo. E ai de quem diga não. Por que tanto medo?
Por tanta submissão?

A ausência de uma oposição só alimenta o autoritarismo e a manipulação das informações.

Falta vergonha na cara destes nossos representantes que para mim não passam de puxa-sacos, não têm personalidade, são enganadores.

É revoltante. Será uma discussão apenas para cumprir as formalidades institucionais e só.

José de Freitas

Anônimo disse...

Então querem dar uma TV ao arialdo? Meu deus...

Anônimo disse...

Arialdo Pinho cuidando de TV! Pérolas aos porcos, pérolas aos porcos...
Ricardo Holanda

Anônimo disse...

Esse tipo de atitude me lembra a velha Alemanha Nazi-Facista de Hitler.E acho que a TVC vai servir unica e exclusivamente para fazer propaganda enganosa para alienar cada vez mais o nosso já tão desinformado povo.Esse pessoal vão tentar a qualquer se perpetuar no poder a qualquer preço.

Anônimo disse...

...É, Lúcio, mas você já esteve com a faca e o queijo na mão para fazer uma reforma prá valer na TV Ceará e deixou a peteca cair. Agora, não adianta chorar o leite derramado. Você tem uma grande cota de responsabilidade nisso que está acontecendo. Fiquei surpreso com a sua denúncia.

Anônimo disse...

Grande cota em dar a Tv Ceará para o arialdo pinho?!!? Ah, anônimo, dá um tempo!!!

Anônimo disse...

Sr. Lúcio , fui admiradora do seu governo. Mas, realmente, em termos de comunicação o sr. tinha o queijo e a faca na mão, só que deu para os outros partir e repoartir com quem quisessem. Sempre acompanhei as políticas de comunicação de governos e, lamentavelmente, o sr. que fez muito pelo Ceará, foi pouco, ou melhor mal divulgado.