sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bancos

Os quatro maiores bancos portugueses anunciaram um prejuízo no ano de 2011 de cerca de 1,5 bilhão de euros.

Responsabilizam pelas perdas o comprometimento com a dívida grega e a transferência dos fundos de pensão dos bancários para o governo dentro do acordo firmado com o FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu para o resgate financeiro de Portugal.

A partir disso a inadimplência, crédito mal parado como chamam por aqui, tem crescido. Apesar disso responsáveis pelos bancos vieram a público reiterar a solidez das instituições que dirigem. Aguarda-se uma rodada de capitalização dos bancos que inclui recursos do governo.

Assalto

Com seis assaltos a bancos já este ano o Ceará tem a terceira pior situação no nordeste. Só perde para a Bahia e Pernambuco.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A frase do dia

Quando se receou de mais aquilo que pode acontecer. acaba-se por encontrar algum alívio quando isso acontece.


Joseph Joubert (1754 - 1824), ensaista francês.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma lágrima

Perdemos a Ivonete Maia. Sabia-a enferma grave há algumas meses.

Iluminou tudo que fez no jornalismo e no magistério com sua determinação e inteligência. Houve um tempo em que para atender a um apelo telúrico recolheu-se à sua querida Jaguaruana. Ali embalou um sonho político nunca realizado.

Deixou sua marca na restauração da matriz da cidade, trabalho de que muito se orgulhava.

Convocada para redimir a Associação Cearense de Imprensa, a tradicional ACI, empreendeu reformas que ajustaram a entidade aos dias que correm. Cometeu à escritora Angela Barros Leal a tarefa de escrever o livro que reconstituiu a história da instituição e sua importância para sociedade cearense.

Deixa um exemplo de ética e competência no exercício da profissão digno de ser seguido por seus colegas jornalistas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Punição

O juiz espanhol Baltazar Garzon, que ficou famoso por ter determinado a prisão de Pinochet, investigado os torturadores da ditadura argentina e o destino dos desaparecidos no franquismo foi condenado pelo Supremo Tribunal.

A corte considerou que ele ordenara escutas ilegais a advogados e detidos no âmbito do caso Gurtel, um escândalo de corrupção que envolve figuras importantes do PP, partido que se encontra no poder.

Garzon, 56 anos, foi condenado a 11 anos de inabilitação o que na prática encerra sua carreira. A condenação dividiu os espanhois segundo suas preferências políticas. O magistrado afirmou que irá apelar da sentença ao Tribunal Constitucional.

Saiba mais no jornal Diário de Notícias, edição de 11/02/12

Livro

Faz sucesso aqui o livro uma autora canadense, Leanne Shapton. É uma história de amor contada a partir dos objetos do casal, reunidos em no catálogo de leilão.

O livro tem um título quilométrico: Artefatos importantes e objetos pessoais da coleção de Lenore Doolan e Harold Morris, incluindo livros, roupa e acessórios.
 
Os objetos estão expostos no Centro Cultural de Cascais até 4 de março. Pretendo lá ir.

Grécia

A Grécia, falida, afinal se submeteu ao remédio amargo imposto pela entidade surgida no bojo da crise europeia Mercosy, a dupla franco alemã.

Além do que ja perderam os gregos terão pela frente mais cortes no âmbito do compromisso assumido pelo governo e partidos políticos para que merecessem o desembolso de empréstimos destinados a impedir, ou adiar, a bancarrota.

O que deverão perder agora:

- O salário mínimo baixa 22%

- Seis empresas públicas serão privatizadas neste semestre

- As aposentadorias baixam 15%

- As despesas com saúde caem para 1,5% do PIB

- 150 mil funcionários públicos serão despedidos até 2015 sendo 15 mil este ano

- Ordenados nas empresas públicas serão cortados

- As poupanças no Orçamento do Estado totalizarão 13 bilhões de euros até 2015.

Se a receita não curar, mata.

Palavras

Nós não somos do século d'inventar as palavras. As palavras já foram inventadas. Nós somos do século d'inventar outra vez as palavras que já foram inventadas.
José de ALMADA NEGREIROS

A frase do dia

Talvez... o embalar da esperança valha mais do que o desespero da realidade desesperada.

Alves Redol (1911-1969), escritor português.