sábado, 5 de maio de 2012

Uma lágrima

O Bilas partiu sem querer que os amigos se despedissem dele.

Quando soube que seu estado de saúde se agravara, e fazia algum tempo que não o via, procurei-o, mas não consegui falar com ele. Recorri a um de seus amigos, um dos  mais próximos e mais fiéis.

Em vão. Ele mesmo já não obtinha resposta aos seus chamados.

Parecia que o Bilas já comprara a passagem mas não queria dar adeus à ninguém. Ético e bom jornalista, o sucesso premiou suas qualidades.

Deixou o DN, onde alcançou o ápice da carreira, por ter, em certo episódio, optado pela via ética da solidariedade profissional. No que pode ter sido uma armadilha solerte montada pela inveja dos que na redação conviviam mal com seu êxito.

No governo foi meu coordenador de imprensa por ter sido antes um jornalista competente e íntegro. Depois foi meu amigo por ter sido eficiente e leal.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A frase do dia

É reconfortante a sensação de pegar um livro da estante e ele dizer sempre a mesma coisa.

Jonathan Franzen, escritor que não gosta de e-books.

Clássico

Clássico, segundo Italo Calvino, é "um autor que ninguém gosta de ler, mas que todo mundo gostaria de ter lido".

Pobreza

O matemático David Roodman que mantem um blog denominado Microfinance Open Book, e morou dois anos no Vietnã, afirma que "o microcrédito cria pobres endividados".

Segundo ele as pesquisas mostram que "o microcrédito não faz jus às promessas de tirar as pessoas da pobreza e dar mais poder às mulheres". Da mesma forma, diz que detectaram mulheres inadimplentes que perderam panelas, frigideiras e telhados por causa das dívidas.

Aqui, o usual é o governo anistiar as dívidas desses empréstimos contraidos através de bancos oficiais.

Acredita o autor que os mais pobres se beneficiam mais com outros serviços de microfinanças, criados sob medida para eles, como poupança e seguros.

 Saiba mais na revista Época, edição de 06/02/12

Publicidade

Governos têm o direito, diria até o dever, de divulgar suas realizações para conhecimento da sociedade numa forma de prestação de contas de suas ações.

Condenável não é a publicidade em si, o excesso sim.

A título de exemplo dessa prática, que a meu ver merece reparos, cito as edições dos jornais diários de 26/04/12 escolhidas aleatoriamente.

Há três propagandas do governo do estado de página inteira e uma de meia página. Isso para não falar de rádio e televisão.

"Transparência"

Deu no jornal O Povo, edição de 26/04/12 :

Segurança: MP pede que secretaria divulgue "dados reais" sobre violência

Segundo o Ministério Público, a Secretaria da Segurança (SSPDS) tem omitido dados sobre a criminalidade no Ceará

A ação do Ministério Público, promotores Iran Sírio e José Filho, atende à necessidade de informação de dados estatísticos reais sobre o índice de criminalidade.

Na representação está dito que a SSPDS deixou de disponibilizar dados que eram divulgados anteriormente no site pelo CIOPS.

No dia 17 de janeiro a SSPDS divulgou estatísticas sobre a criminalidade no Ceará apresentando apenas os números favoráveis. As informações causaram estranheza aos pesquisadores da violência e aos jornalistas.

O Ministério Público entende que o procedimento do governo fere o direito constitucional à informação daí ter representado junto ao órgão encarregado para que seja reparada a omissão.

Neste blog há tempos denunciamos a sonegação de informações oficiais quanto à violência no estado.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Desunião

A crise econômica que se abateu sobre a Europa compromete a unidade europeia, um longo processo que se desenrola há anos e que tem na moeda única uma de suas expressões mais relevantes.

Alguns paises viraram náufragos econômicos vítimas de dívidas soberanas impagáveis.

O resgate europeu dessas economias combalidas foi liderado pela Alemanha e instituiçoes financeiras internacionais que impuseram rigorosos programas de ajustes fiscais com graves consequências sociais e políticas.

O nacionalismo renasceu acompanhado de ressentimento contra os paises centrais europeus sedes das economias mais fortes. A Alemanha é disparada o principal alvo dessa animosidade popular.

Duas histórias reveladas pela imprensa ilustram o ambiente que envena a relação entre gregos e alemães.

1-Num onibus senta-se uma alemã e em seguida tira um livro da bolsa e inicia a leitura. A grega ao seu lado ao ver o livro alemão levanta-se e procura outro lugar para sentar.

2-Em um restaurante em Berlim uma alemã apresenta à outra amiga, Bárbara, uma grega. Ao que ela responde, desculpe, esqueci a carteira, sob risos.

Saiba mais no jornal Público, edição de 02/05/12

domingo, 29 de abril de 2012

A frase do dia

Nosso relógio é suiço, nunca precisa acertar os ponteiros.

Lula, negando confronto com sua sucessora, Dilma, em relação à conveniência e efeitos da comissão mista

Responsabilidade

Os estados pedem a mudança do indicador empregado para o pagamento de sua dívida com a união. Alegam ser por demais oneroso e injusto para com os tesouros estaduais.

O governo federal, pelo que leio nos jornais, já admitiu indexar as dívidas estaduais à selic, taxa em trajetória descendente. Os governadores recusam a oferta.

A médio e longo prazo os diversos índices têm uma tendência convergente. Variações refletem circunstâncias e conjunturas determinadas pela dinâmica da economia.

O senado vem de aprovar a unificação do ICMS em 4% pondo fim à guerra portuária praticada por alguns estados transformados em dinâmicos polos importadores.

A lei de responsabilidade fiscal foi uma grande conquista na medida em que disciplinou os gastos públicos e responsabilizou governantes que a desrespeitem. O rigor fiscal convertido em lei estabeleceu as bases para o crescimento sustentavel do Brasil.

O atual governo fala em alterar a lei para ameniza-la. Temo pelas consequências.