terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Padre Cícero

A reconciliação da Igreja Católica com a memória do Padre Cícero constitui fato relevante se considerarmos a importância daquele sacerdote para os cearenses e os nordestinos de modo geral.

Romarias regulares crescem de frequentadores a cada ano num fenômeno de religiosidade popular que a igreja oficial não poderia mais ignorar. Louve-se a ação do bispo D.Fernando Panico, da diocese do Crato, responsável pela coleta do material e elaboração de documento a cargo de teólogos e renomados pesquisadores.

Lembre-se que seus antecessores sequer iam ao Juazeiro numa posição extremada da hierarquia católica antagônica a qualquer forma de reconhecimento ao vigário punido pelo Vaticano no bojo de um processo de romanização da igreja.

Por tudo que o padre Cícero representa para o Ceará a convite de D. Fernando integrei a comitiva que em 2006 entregou à cúpula da igreja no Vaticano a documentação que subsidiava o pedido de sua reabilitação afinal deferida conforme comunicação oficial ora divulgada.

Oportuno que conflito tão antigo tenha tido desfecho feliz no Ano Jubilar da Misericórdia sob a égide do Papa Francisco.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Turismo

O secretário estadual do turismo anunciou a existência de plano para construção de teleférico, marina e um complexo urbano no entorno do aquário. " Onde está o aquário hoje não se tem visão de nada. Pretendemos arrancar tudo que está lá", são suas palavras.

Como se vê a megalomania continua. O aquário hoje é um escombro precoce, uma ruina antecipada, uma obra suspeita investigada pelo ministério público na qual se acumulam evidências de improbidade e desvio de recursos.

O anúncio feito visa aparentar que a pasta faz algo pelo turismo cearense. Na verdade faria alguma coisa, e a cidade agradeceria, se ao menos a prefeitura e o estado limpassem a Beira-Mar, imunda e semi-destruida, triste lembrança de uma promessa enganosa muito distante da feia realidade de hoje.

Notícias como esta só confirmam o comportamento perdulário dos que agindo de forma irresponsável quebraram o Ceará.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 11/12/15 e O Povo, edição de 11/12/15