sábado, 29 de setembro de 2007

Agentes rurais

O Diário do Nordeste, edição de 24/09/07, dedicou boa parte do caderno "Regional" ao trabalho desenvolvido pelos agentes rurais em vários municípios, destacando a contribuição que dão para a melhoria da nossa produção agrícola.

Foi compromisso meu, como candidato, instituir esses profissionais para incrementar a assistência ao homem do campo, vítimas do definhamento da Ematerce. Esta, aliás, revitalizada no meu governo.

Mais que um compromisso, a implantação dos Agentes Rurais foi o reconhecimento da importância da agropecuária e a valorização do nosso produtor rural. Os mais de mil agentes que espalhamos pelo Ceará provam o que afirmamos.

Pobreza II

Os resultados favoráveis detectados pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos de Pobreza (LEP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), ao analisarem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006 em relação à redução do número de pobres e a desconcentração da renda em nosso Estado, traduzem um esforço de várias administrações, nos três níveis de governo, ao longo dos anos.

A desconcentração da renda é medida pelo índice de Gini. A renda é tanto mais desconcentrada quanto mais o número se aproxime de zero. No Ceará, entre 1995 e 2006, a diminuição foi de 10,82%, sendo que a maior queda se deu entre 2005 e 2006, 5,28% (Fonte: "O Povo", 26/09/07, página 23).

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Estranho

Acabei de ler na "Folha" on line que a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), falando como futura relatora da emenda constitucional prorrogando a CPMF até 2011, afirmou que seu parecer será contrário à proposta. Disse não admitir fazer nenhuma concessão.

É estranho haver uma relatora designada, que já antecipa sua posição sobre a matéria, antes que a mesma tenha encerrado sua tramitação na Câmara dos Deputados.

Em oito anos de Senado, nunca vi coisa semelhante. Isso, mesmo sendo Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o correto senador Marco Maciel, a quem compete designar relatores dos projetos sob análise da Comissão. Por aí dá para se ter uma idéia do clima no Senado.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Pobreza

Estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará revelam um recuo na concentração de renda e diminuição do número de pobres no Ceará. Estamos longe do ideal, mas avançamos bastante.

O Ceará saltou da terceira posição entre os estados mais desiguais, para a décima segunda. A Região Nordeste registra a menor desigualdade. A redução da desigualdade e do número de pobres deu-se sobretudo nos últimos anos.

Tenho a convicção de ter contribuído, mesmo modestamente, para tal resultado. Como Senador fui o responsável, na condição de relator, pela versão final, pacientemente articulada por mim, da emenda constitucional que criou o Fundo de Combate à Pobreza, principal financiador da bolsa família distribuída pelo Governo Federal.

Quando Governador, não só implantei políticas públicas voltadas para os mais pobres como instituí o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), que mobilizou recursos para atender aos carentes.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bíblia


A igreja católica dedica este mês a comemoração da Bíblia. Setembro é o mês escolhido em razão do dia 30 assinalar a data reservada a São Jerônimo no nosso calendário litúrgico. De fato, a ele se deve a tradução da Bíblia para o latim, a chamada vulgata, o que tornou sua leitura acessível a um maior número de pessoas e à expansão do cristianismo.

O segundo momento em que a Bíblia viria a ter um papel fundamental na evolução da humanidade, foi quando Gutenberg inventou a imprensa a partir dos tipos móveis.

A massificação do livro levou a um maior conhecimento das sagradas escrituras, à descentralização dos ensinamentos religiosos e a conseqüente formação de movimentos que desembocariam na fundação do protestantismo por Lutero, perseguições religiosas e a emigração dos puritanos ingleses para a América.

Recomendado

Recomendo a leitura do livro Arthur e George, de Julian Barnes (foto), editora Rocco.

É a recriação de um episódio real a partir das vidas de Arthur Conan Doyle e George Eldaji.

O primeiro, médico e escritor famoso, criador de Sherlock Holmes. O segundo, filho de um pastor anglicano de origem indiana, criado na zona rural inglesa em meio a uma população rústica e preconceituosa.

George, jovem advogado, é acusado de praticar crimes e condenado a sete anos de prisão, vítima de um erro judiciário.

Conan Doyle, convencido de sua inocência, lideraria uma campanha que resultou na revisão do caso e na declaração de inocência do acusado, que chegou a cumprir três anos de trabalhos forçados. Não obstante, apesar do empenho dele, não se conseguiu chegar ao autor dos crimes, e o método dedutivo empregado na investigação pessoal, livrou George, mas não condenou o suspeito.

Leia o livro e saiba mais sobre Arthur Conan Doyle, oftalmologista, "Sir", adepto do espiritismo e líder de movimentos para a reforma de instituições inglesas e correção de erros judiciários.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O Senado


A decepção que as pessoas tiveram com a absolvição do senador Renan Calheiros, levou muita gente, no calor da emoção, a propor a extinção do Senado. A instituição tem que ser preservada, senadores que se comportem inadequadamente, não. Isso não exclui a necessidade de se repensar o papel do Senado.

A última reforma séria que sofreu foi sob a presidência de José Sarney. Daí em diante, mudanças ocorridas visaram apenas acomodar interesses de senadores e partidos, sem contribuir para melhorar seu funcionamento. Muito pelo contrário.

Mas, o que faz mesmo o Senado? Tem todas as competências da Câmara dos Deputados e mais algumas prerrogativas exclusivas. Por exemplo: aprovação de embaixadores, ministros dos tribunais superiores, dirigentes de agências reguladoras, Procurador Geral da República, entre outros, aprovação de pedidos de empréstimo da União, Estados e Munícipios, etc.

A consequência disso é a desordem e a lentidão do processo legislativo. No meu modo de ver, ao Senado seriam atribuídas mais competências exclusivas, e, suprimida, ou muito reduzida, sua participação no processo legislativo ordinário. O Senado brasileiro talvez seja, no mundo, o que tem mais poder e atribuições. Como os senadores não querem perder poder, a barafunda promete continuar por muito tempo.

Para agravar a situação, nosso parlamento tem uma situação única no mundo, uma terceira Casa, o Congresso Nacional, reunião conjunta da Câmara e Senado, que faz CPI, aprova o orçamento e aprecia os vetos do Presidente da República. Como podem ver, é feito para não funcionar.

Marcel Marceau


Morreu Marcel Marceau, o grande mímico francês que percorreu os palcos do mundo, emocionando platéias com expressões corporais que falavam por si. Transmitia nos gestos todos os sentimentos, alegria, cólera, tristeza, esperança, desânimo, frustração, medo, sem necessitar falar. Dizia que tudo cabia na linguagem do corpo, só a mentira precisava de palavras.


Tive oportunidade de vê-lo em ação no ano de 1973, no Teatro Nacional, de passagem por San José, Costa Rica.

A profecia de Amós



O profeta Amós (8, 4-7), falando sobre o repúdio de Deus às obras más que executamos, advertiu os maus comerciantes, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para por à venda o refugo do trigo?

A imprensa noticia que os lojistas irão renegociar as dívidas atrasadas para ensejar às pessoas fazerem suas compras de fim de ano. A iniciativa é louvável. É que "a lua nova" vai passar, e chegará a época de "vender bem a mercadoria". Para isso, os fregueses terão que readquirir o crédito. Que isso se faça em bases justas, de acordo com o ensinamento bíblico: Abrirás largamente a mão ao teu irmão pobre, e emprestar-lhe-ás segundo as necessidades em que se encontra (Dt,15-8).

Que a negociação anunciada atenda ao interesse de ambas as partes. São os nossos votos.

domingo, 23 de setembro de 2007

Queimadas


O "Diário do Nordeste", edição de ontem, em chamada de primeira página, alerta para as queimadas, sob o título: "Queimadas têm alta de 26% no Estado" . A foto ao lado é de Antônio Vicelmo.

Quando se sobrevoa o Estado nos últimos meses do ano, faz dó ver o quanto se queima preparando a terra para o plantio. É um costume ancestral que destroi a vegetação contribuindo para a desertificação, que avança todos os anos. Não obstante os esforços feitos no sentido de interrompê-la, a prática se mantém.

No meu Governo, iniciei um esforço para difundir o chamado plantio direto, que é muito mais ecológico. Adquiri máquinas para isso, e através da extensão rural foi iniciada a capacitação dos agricultores para adotarem a nova sistemática.

Era pensamento meu instituir incentivos e prêmios aos produtores rurais que encampassem a proposta. Embora não possa ser aplicado universalmente, o método pode colaborar com eficácia para reduzir a área queimada. Pensem nisso.

A frase do dia

A demagogia é a capacidade de vestir idéias menores com palavras maiores.

Abraão Lincoln