segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Modelo cearense

Artigo publicado hoje na Editoria de Opinião do jornal Diário do Nordeste.

Os indicadores brasileiros estão melhores. Os dados da Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a mais abrangente pesquisa feita pelo IBGE para tratar de mercado de trabalho, mostram que a taxa de desemprego no Brasil registrou a maior queda em dez anos. O Índice de Gini, indicador de desigualdade de renda (quanto mais próximo de zero, menor a desigualdade), mostrou uma suave redução na desconcentração.

O Nordeste foi a região em que todas as classes tiveram aumento do poder de compra. E o Ceará se destacou: obteve o menor Índice de Gini referente ao rendimento médio mensal das famílias, baixando de 0,566, em 2005, para 0,536, em 2006. Menor até mesmo que o índice alcançado pelo Brasil, de 0,547; na Região Nordeste o índice foi de 0,556 (Fonte: Pnad/IBGE).

A melhoria dos indicadores no Ceará deve-se, em parte, ao modelo de Gestão Pública por Resultados (GPR), adotado durante nossa gestão à frente do Governo do Estado. Conseguimos, com um planejamento equilibrado, transparência nas contas públicas e controle dos gastos, obter resultados mensuráveis. E a Pnad 2006 comprova que estávamos no caminho certo.

A Gestão por Resultados serve de base para a busca do crescimento com inclusão social. Mais do que uma rotina de trabalho, é uma nova cultura de governo, onde o que importa não é o que se faz, mas o que se consegue alcançar. Afinal, um governo sério e comprometido com o seu povo retorna, de forma satisfatória, o dinheiro recolhido do contribuinte.

Com a crescente demanda por serviços públicos ante as limitações de recursos, faz-se imprescindível a racionalização dos gastos a fim de evitar desperdícios e de incentivar medidas para otimizar o gasto público, e não simplesmente a realização do seu corte.

A caminhada em direção à redução das desigualdades já começou. Prudente, agora, é adequar as políticas públicas às necessidades reais do Ceará. A Pnad revelou uma melhora nos indicadores baseada em conquistas obtidas na gestão 2003-2006. Aos atuais e futuros governantes, resta acelerar o passo.

* Lúcio Alcântara é médico e presidente Partido da República no Ceará.

Nenhum comentário: