terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Venezuela


Hugo Chávez foi derrotado. Venceu o NO. Foi rejeitada a proposta de reforma constitucional que permitia reeleições presidenciais sem limite, restringia liberdades individuais, alterava o conceito de propriedade privada e outorgava ao Governo a missão de integrar os países da América do Sul na Grande Pátria sonhada por Bolívar.

A vitória ocorreu por estreita margem e pareceu dever-se a uma grande abstenção, superior a 40%. Comparando-se os resultados de domingo com os da reeleição de Chávez, verifica-se que a oposição cresceu pouco, enquanto Chávez e sua reforma obtiveram mais de três milhões de votos a menos. É possível que os ausentes apoiem o Presidente, mas não suas reformas.

O resultado do referendo criou um novo ambiente e entronizou novos atores na cena política. A oposição renovou-se, com a intensa participação da juventude, que desalojou da liderança dos movimentos políticos desgastados, partidos anacrônicos e uma elite descompromissada com o País.

Agora, é esperar para ver no que vai dar isso tudo.

3 comentários:

RastreadoreS de ImpurezaS disse...

Procura-se a Ditadura na Venezuela

Isso mesmo! Onde achar a DITADURA na Venezuela? Estará na mente de quem tem o poder da informação nas nações estrangeiras? Quero saber em que lugar se encontra a DITADURA no nosso país vizinho, a Venezuela. Até o sábado passado a mídia nacional ridicularizou mais uma vez o presidente daquele país e seu governo. Desta vez tudo era motivo para arruinar a imagem daquele líder político aqui no Brasil. Seja na ameaça de expulsão dos prostitutos-jornalistas americanos da Venezuela. Seja em mostrar a passeata a favor do Governo Chavista e julgar como uso ilegal da máquina pública. Seja em mostrar a passeata da oposição e julgar como a real vontade popular, e não mencionar a elite venezuelana e o seu poder de persuasão que se encontrava na armação por detrás. O que observamos foi uma elite nacional que se solidarizou ao máximo com a elite venezuelana, andou de mãos dadas.

+ no RASTREADORES DE IMPUREZAS:
http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ô, Rastreador de Impureza,

Que papo mais sem consistência, mais bôbo esse de "elite nacional e venezuelana" , "prostitutos-jornalistas americanos"! Isso é chavão esquerdista que não significa nada, é discurso vazio pra enganar os bestas. Não sei em que categoria você está, se é enganador ou enganado. Mas largue essa peroração tola e procure se informar.

Pra seu governo, reproduzo um trecho do Ali Kamel, publicado hoje no Jornal O Globo:

"A Constituinte (de Chávez) nasceu com esse vício de origem, o que não a impediu de promover uma escalada autoritária: decretou a extinção do Congresso e procedeu a um expurgo no Judiciário, com mais de um terço dos juízes sendo demitidos sumariamente, sem direito a defesa. O atual Congresso, unicameral, tem 100% de partidários de Chávez, já que a oposição, em protesto contra leis eleitorais que a prejudicavam, boicotou as eleições. Não é à toa que, em janeiro deste ano, os deputados foram unânimes ao aprovar uma excrescência: deram a Chávez, pela segunda vez desde 1998, o poder de governar por decretos por um ano e meio, a contar de fevereiro.
O Judiciário é outra calamidade. Logo depois da Constituinte, 20 juízes foram indicados para a Suprema Corte, todos, de início, simpáticos ao presidente. Com o tempo, a corte se dividiu, o que levou Chávez a aprovar uma nova lei para o Judiciário, aumentando para 32 o número de juízes, eleitos, por maioria simples, para um mandato de 12 anos. Ou seja, de uma só vez, Chávez poderia indicar juízes em número suficiente para voltar a ter uma maioria folgada . Mas não foi só: a nova lei dava ao Congresso a possibilidade de afastar qualquer juiz que cuja conduta fira a majestade do cargo ou solape o bom funcionamento da Justiça, seja lá o que essas duas coisas venham a significar. Com essa espada sobre suas cabeças, como falar em independência dos juízes?"

E isso o que é? Com certeza, é ditadura camuflada. Ele usa a democracia para solapar a própria democracia... É um bufão idiota, um falastrão perigoso, um tiranete facínora. Ainda bem que o NÃO venceu na Venezuela. A democracia esteve por um fio...

Cris

Anônimo disse...

Memorável o trabalho que o escritor Alfredo Mac Hale nos presenteou. O fantasma de Fidel paira sobre as cabeças de alguns presidentes da América Latina. Alguns já estão ensaiando posturas fidelianas para, dentro em breve, substituir o ditador cubano, que está com o pé na cova. O que mais está se aproximando do modelo encarnado em Fidel Castro é o Tenente Coronel Hugo Chávez. Mas este levou uma tomatada daquelas, quando o Rei Juan Carlos da Espanha, num belo gesto que marcou a História (uma calorosa salva de palmas ao Rei!), valentemente mandou Chávez calar a boca. Tal gesto ecoará por muito tempo, e por muito tempo o Tenente Coronel o amargará e procurará vingar-se. Ele se crê rei do petróleo e acha que pode menosprezar qualquer Rei autêntico. Mas no memorável dia 10 de novembro, na capital do Chile, Chávez levou na cara o tomate que merecia, e que todo mundo dotado de um pingo de bom gosto esperava há muito tempo. Mas não basta ficar no bom gosto, precisamos mandar calar a boca sempre que alguém apareça assumindo posturas a la Fidel Castro. Se não fizermos isso urgentemente, nós é que teremos nossas bocas amordaçadas. Foi o que Chávez fez com aquela rede de televisão venezuelana.

Vital Corrêa Braga
Juazeiro do Norte - CE