segunda-feira, 9 de abril de 2007

O semi-árido nordestino precisa das águas do São Francisco

Muita coisa tem sido dita a respeito do projeto de transposição das águas do São Francisco. No fim de março, a notícia de que a licença de instalação concedida pelo Ibama para que o Ministério da Integração Nacional inicie as obras estava ligada ao cumprimento de 51 condicionantes. Este fato nos deixou preocupados. Sei que todos querem revitalizar o rio, criando medidas que facilitem a vida do São Francisco. Mas o problema é que, mesmo tendo feito um grande esforço em torno da questão hídrica, tanto no meu governo quanto nos anteriores, se não vier água para o Ceará nós sempre vamos ficar na iminência de termos problemas graves – de água para o consumo humano.

O apoio do presidente Lula neste momento é fundamental para a realização deste grande projeto. E acredito que o ministro da Integração, o baiano Gedel Vieira Lima, está no cargo para cumprir a determinação do Presidente da República, que é o chefe de Estado. Se ele aceitou ser Ministro e o Presidente Lula já declarou que essa é uma prioridade, cabe a Gedel concretizar esta promessa de campanha. Será muito ruim para o Governo do Lula se o Ministro não realizar o projeto de transposição. Aliás, será péssimo, e criará uma situação muito difícil para o Presidente.

Questão polêmica

Integrantes do Movimento em Defesa da Vida, contrários a legalização do aborto, realizaram protesto, durante lançamento, em Fortaleza, do Dia Mundial da Saúde pelo ministro José Gomes Temporão. Esta é uma questão polêmica, que encerra muitas avaliações de caráter moral, religioso, ético. É uma discussão controversa. Dificilmente teria uma lei aprovada pelo Congresso. Acredito que a melhor solução para este assunto é submetê-lo a um plebiscito popular.