quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cobaias

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou proposta que modifica o sistema CEP/CONEP (Comitês de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e permite a remuneração  das chamadas "cobaias humanas" para estudos da fase 1 que envolvem pequenos grupos de pessoas e analisam a segurança de um novo fármaco.

O procedimento já é utilizado no Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 12/12/12

Luis Gonzaga

Hoje, Luis Gonzaga, o Gonzagão, se vivo fosse completaria cem anos. Exu, sua terra natal, comemora a data com uma sinfonia da sanfonas.

Assisti ao filme que narra sua história, de menino pobre do sertão à celebridade artística na cidade e no campo. Recomendo que o vejam é a narrativa emotiva da trajetória do homem e do artista. Vale a pena assisti-lo.

Saúde

O governo federal tem a intenção de editar uma lei de responsabilidade da saúde.

A proposta tem o objetivo de fixar punições para admistradores que incorram em faltas, como por exemplo não destinarem para o setor as verbas previstas.

Há dois projetos em tramitação no Congresso mas não há acordo para aprovação uma vez que as penas previstas são muito rigorosas indo até a prisão do responsável.

Soube através de um colega bem informado que os prefeitos eleitos estão encontrando dificuldade para escolher secretários de saúde nos municípios que irão governar a partir de 1° de janeiro.

Não estão dispostos a responderem processos, pagarem multas e ainda serem considerados inidôneos, diante da complexidade do setor mesmo para administradores honestos.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 19/11/12

Royalties

O veterano jornalista Jânio de Freitas escreveu na Folha de São Paulo que a manobra dos estados não produtores para receberem parte dos royalties devidos pela exploração do petróleo na plataforma marítima é um "arrastão político", imagem inspirada nos assaltos coletivos que acontecem nas nossas cidades.