sexta-feira, 26 de junho de 2009

Perda

Morreu o sociólogo alemão Ralf Dahrendorf, em Colônia, na Alemanha, de câncer, aos 80 anos.

A democracia e a liberdade estiveram no centro de seus estudos nas décadas de 60 e 70.

Foi preso pela Gestapo em 1944, e remetido para um campo de concentração na Polônia, de onde foi libertado em 1945.

Doutorado em filosofia em 1952, veio a concluir um segundo doutorado na London School of Economics, tendo vivido alguns anos na capital inglesa.

Em 1969, foi eleito membro do parlamento, onde ocupou as funções de assistente de relações exteriores, durante o Governo do Willy Brandt, e comissário europeu em 1970.

Pode ser definido como um social democrata com tendências libertárias, preocupado com medidas que favorecessem a cidadania e a ampliação de oportunidades políticas, econômicas e sociais.

Entre suas obras, está o livro A Lei e a Ordem, que publiquei pelo Instituto Tancredo Neves, quando presidi aquele órgão de estudos políticos.

É nesta obra acima citada que discorre sobre a anomia, situação na qual as leis e as normas são descumpridas e desrespeitadas, as instituições do Estado tornam-se debilitadas e o princípio da autoridade fenece.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 24/06/09.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Prazer

Abrir a janela e receber no rosto o hálito fresco do dia que amanhece.

Mito

Todo mito visto de perto vira mico.
Será?

Mitos

Não os consideraria meus mitos, mas não nego que sinto um certo fascínio por eles. Refiro-me a Marilyn Monroe e John Fitzgerald Kennedy.

Lendo o livro Marilyn e JFK, de François Forestier, editora Objetiva, conheci melhor os bastidores da política americana e suas conexões com o mundo do cinema e do crime.

Soube mais da forma como se constituiu a dinastia dos Kennedy, sob a liderança do patriarca Joseph Kennedy, que não respeitou limites para se tornar rico e ter acesso ao topo da política americana.

O clã que esbanjou charme e poder nos EUA, não constituía propriamente um modelo de família recatada e de estrutura sólida. As incursões de Kennedy junto às mulheres, revelam uma compulsão sexual, algo ansiosa, que não respeitava oportunidade e lugar.

O texto revela um cenário suntuoso onde abundam políticos, estrelas do cinema e do show business, milionários, cafetões e mafiosos movidos pelo poder e pelo dinheiro, vigiados por um sistema de espionagem que alimentava a chantagem e a extorsão, com objetivos políticos e financeiros.

Nesse contexto, a vítima não poderia ser outra: Marilyn. A menina de origem pobre, produto de uma família esfacelada pelo álcool e a loucura, bela e talentosa, despreparada para o sucesso e suas armadilhas.

Os insucessos matrimoniais, a bebida, os estimulantes e os antidepressivos consumidos imoderadamente, devastaram sua personalidade frágil, destruida pelo turbilhão do estrelato.

Joe DiMaggio, que parece nunca ter deixado de amá-la,viu-a migrar, atraida pela auréola do poder e o charme pessoal, para os braços do político promissor, que era então o jovem senador.

De longe, acompanhou sua ruina física e moral até na morte.

A relação dela com Kennedy parece ter sido mais profunda que as incontáveis digressões sexuais passageiras do presidente, tendo seu ápice e epílogo na encenação da atriz no primor erótico do happy birthday presidencial.

Descrito por Forestier, assim: Aqueles sete minutos passam instantaneamente para a história pop do século XX.

A morte trágica de ambos completou a obra, que os entronizou na galeria dos ícones do século passado.

Elogio

Segundo o celebrante da missa de hoje, foi para João Batista o maior elogio de Jesus, que dele disse ser o maior homem nascido de mulher.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Entrevista ao Jornal O Povo - Parte III

Entrevista ao Jornal O Povo - Parte II

Entrevista ao Jornal O Povo - Parte I

Poranga


Neste momento, estou na cidade de Poranga, onde está fazendo uma agradável temperatura.

Tive a oportunidade de verificar o sucesso de um programa do meu Governo, financiado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FECOP).

Refiro-me ao apoio dado à apicultura, que neste município alcançou extraordinário desenvolvimento. O mel aqui produzido, é claro, de excelente qualidade, com grande aceitação na Europa, sobretudo na Alemanha.

A produção de Poranga é comercializada através da CEARAPI, responsável pela exportação do mel, comprado aos produtores por R$ 80,00 o balde de 25 kg.

Aqui há 26 produtores em atividade, congregados em uma associação comunitária. A produção estimada, neste ano de 2009, deve alcançar 15 toneladas.

A produtividade é de cerca de 25 a 30 kg por colmeia, com três colheitas durante os quatro meses do inverno. As floradas predominantes na região são do marmeleiro, bamburral, jurema preta e cipó uva.

No meu período de Governo, a prática da apicultura foi disseminada em todo o Ceará, com apoio tecnológico através do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), e financeiro via FECOP, criando uma alternativa de renda para as famílias da zona rural.

Siderúrgica

Semana passada foi assinado o memorando de entendimentos para implantação de uma usina siderúrgica, na área do Complexo Industrial do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. É empreendimento de grande importância para a economia do Estado.

Assinaram o documento o governador do Ceará, o prefeito do São Gonçalo do Amarante e representantes das empresas Dongkuk e Vale do Rio Doce.

À mesa principal faltavam vários atores, que muito contribuíram para que se chegasse àquele momento, e que sequer foram mencionados.

Essa é uma luta que vem de muito longe. O que se viu foi mais um capítulo dessa longa história.


Quando fui governador do Ceará, junto com o presidente Lula, assinamos em Seul, com a coreana Dongkuk, a italiana Danieli e a brasileira Vale do Rio Doce, protocolo para instalação da usina siderúrgica.


Em dezembro de 2005, era lançada festivamente a obra no Pecém, vindo esta a ser paralisada em seguida, pela recusa da Petrobras em fornecer o gás pelo preço antecipadamente e formalmente acertado, incorrendo em flagrante quebra de compromisso.

Isso, após receber do Governo do Estado adiantamento, sob a forma de vantagens fiscais, vinculadas à oferta do combustível, segundo o preço avençado.

Aliás, após o calote, a Petrobras negou sistemática e cinicamente, pela voz de seu presidente, a existência da dívida, até que ameaçada de execução, teria se comprometido com o Governo do Ceará a pagar parte do montante, sob a forma de compensação ambiental.

Não se conhece o teor do acordo, que ignoro se foi submetido previamente ao exame da Assembleia Legislativa, bem assim tenha havido quitação do débito; e, em caso afirmativo, como teria se dado tal liquidação.

Desconfio que esse dinheiro, patrimônio do povo cearense, nunca tenha retornado aos cofres públicos.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Frase do Dia

Política é tudo menos realista. É composta de um quarto de catastrofismo e três quartos de otimismo.

Daniel Piza
Da série Aforismos sem Juízo, no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/06/09.

Indústria

Da colunista Regina Marshall, no jornal Diário do Nordeste, edição de 21/06/09:

As brechas continuam...

Governo estadual vai liberar R$ 72,5 milhões para tentar "maquiar" as estradas cearenses destruídas pelas chuvas. Com a decretação de emergência em 121 municípios cearenses, dispensa a licitação. Isso lembra outros períodos ainda vivos na memória : a famigerada "Indústria da Seca".


Não faltam cearenses industriosos...

Na ausência da indústria da seca, surge a das águas.

Pêsames

Meu abraço solidário ao colega blogueiro Nonato Albuquerque, que vem de perder seu pai.

Descaso

O Parque Ecológico Lagoa da Fazenda, em Sobral, está abandonado.

Tomado pelo mato, local de assaltos, o espaço que há dez anos era uma das atrações da cidade das mais frequentadas pela população, hoje é a imagem do desleixo para com as áreas públicas e a preservação ambiental.

A Lagoa, que recebe dejetos industriais, está com a sua superfície em boa parte tomada por plantas aquáticas e exala permanente mau cheiro.

Assisti à inauguração da obra planejada e executada pelo competente Adolfo Marinho, então secretário de Desenvolvimento Urbano. Para se eximir de culpa, secretário municipal atribui responsabilidade ao Governo do Estado.

Na verdade, a obra foi construída pelo Governo do Estado do Ceará, como quase tudo que há em Sobral, e entregue à administração da Prefeitura.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 19/06/09.

(Foto: Wilson Gomes/DN)