sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dickens

9 de fevereiro assinalou os 200 anos de nascimento de Charles Dickens, o escritor britânico que levou para a ficção as cenas miseráveis, que viveu na pele, da revolução industrial inglesa.

Poluição, sujeira, trabalho escravo, salários miseráveis, pobreza. Criador de tipos inesquecíveis, Pickwik, David Copperfield, Scrooge, Oliver Twist, entre outros, continua a ser um dos autores mais levados ao cinema e televisão.

Dickens, com o pai preso por acumulação de dívidas, se viu aos doze anos obrigado a abandonar a escola para trabalhar em uma fábrica cumprindo jornada de dez horas de trabalho para ganhar dez xelins.

Se esta experiência o inspirou a escrever David Copperfield não o tornou um amargurado, mas influiria em sua decisão de fazer da acumulação de dinheiro um bem sucedido projeto de vida.

Popular, realizava constantes e extenuantes leituras públicas que atrai am muitos ouvintes e lhe rendiam bastante dinheiro. Já doente, chegava a precisar de ajuda para entrar e sair do palco, faleceu aos 58 anos de idade após uma dessas audiências.

Seu nome ficou definitivamente ligado ao povo britânico pela atenção que emprestou aos mais pobres, aos injustiçados, aos oprimidos. Não é a toa que continua a ser lido e admirado.

Recordo-me bem do exemplar de David Copperfield que li na biblioteca de meu pai. Uma edição da José Olympio, com uma capa amarela ilustrada. Extraviado o volume muitos anos depois viria a adquirir um similar para amenizar a saudade de uma leitura da juventude.

Kodak II

A tecnologia das câmaras digitais foi desenvolvida pela Kodak que no entanto a colocou de lado para não prejudicar o seu então mais lucrativo negócio, as películas fotográficas.

Os concorrentes, sobretudo japoneses, desenvolveram as máquinas digitais e o que era um grande negócio virou memória de um período da história da fotografia. Eis aí um exemplo de um equívoco fatal na vida de uma empresa.

A empresa luta para sobreviver. Enquanto não acaba vale lembrar o que significou para democratizar a fotografia, graças ao inventor George Eastmen, desde quando lançou a primeira máquina com o slogan : Você só carrega no botão, nós tratamos do resto.

Saiba mais no Público, edição de 06/02/12.

Kodak

A Kodak, que já foi sinônimo de fotografia, empresa fundada por George Eastman há mais de um século, declarou falência nos Estados Unidos. A esperança de recuperação está nas mais de mil patentes tecnológicas que detem.

A empresa, que chegou a ter mais de 120 mil empregados em todo o mundo, fechou nos últimos dez anos 13 fábricas e 130 laboratórios e reduziu quase 50 mil postos de trabalho.

O nome, e não apenas seus produtos, se tornaram populares em todo o mundo. Mário de Andrade chegou a ter uma coluna na imprensa de nominada KODAKIZAÇÃO e o cantor Paul Simon dedicou à famosa película em 1973 a canção:

Kodachrome


They give us those nigth bright colors
They give us the greens of summers
Makes you think all the world`s a
sunny day
I got a Nikon camera
I love to take a photograph
So mama don`t take my Kodakchrome
away.

Se repararem bem a homenagem traz no seu bojo o germe da decadência. A câmara mencionada pelo cantor era Nikon, uma concorrente japonesa...

continua...

Câncer

Cientistas da Universidade de Coimbra desenvolveram o primeiro rádio fármaco português. O produto é usado para o diagnóstico oncológico. Até então a droga era importada da Espanha. A produção nacional irá reduzir em 50% o custo do exame.

Fim

Chegou ao fim uma das melhores marcas de automóveis do mundo. A sueca Saab.

Foi fazer companhia a outras tantas, Austin, Simca, Panhard, Morris, Rover, já desaparecidas. Acontece o previsto: não haveria espaço para a existência de tantos fabricantes. A escala de produção passa a ser determinante para a sobrevivência de uma determinada marca. Qualidade não é tudo.

A Saab nasceu logo após a segunda guerra mundial, a partir da indústria aeronáutica, ao lançar em 1949 um carro com avançada aerodinâmica inspirada na ligação com os aviões.

Fustigada por prejuízos a montadora foi adquirida pela GM em 1989. O sucesso chegou por pouco tempo. Em 2011 a morte se tornou iminente.

A GM desistiu do emblema do leão coroado e não aceitou vender a empresa para pretensos compradores chineses com receio de entregar tecnologia para concorrentes.
 
Agora o que resta da lendária marca é um museu em Trollathan, Suécia, que exibe 120 automóveis. Entre eles o primeiro e o último modelo da fábrica.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Correção

A propósito de entrevista do governador sobre segurança pública informo que no último ano do meu governo foram adquiridas 400 Paratis sendo que 200 delas destinadas à Região Metropolitana.

Isso sem contar as viaturas que já se encontravam em uso.

Não fui eu que em 2007 sucateou esses carros, abandonados nos pátios dos quarteis, expostos ao sol e à chuva, canibalizados, num crime contra o patrimônio público conforme mostrou a imprensa à época.

Preparava-se o cenário para entrada em cena das custosas Hylux.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Futebol

Um jogo de futebol no Egito virou uma carnificina. Foram mortas 74 pessoas.

Até aqui, conflitos nos estádios tinham origem em bêbados desordeiros e brigas entre torcidas rivais. No caso egípcio há um componente político a fomentar a tragédia.

A torcida de um dos times, cujo técnico é um português, parece ter tido um papel proeminente na mobilização que derrubou o regime de Mubarak.

Os militares que governam o país aproveitaram para vingar-se, por provocacão ou omissão das forças de segurança, o que permitiu o massacre dos rebeldes, aliás derrotados no campo por 3 x 1.

Depois da música chegou a vez do futebol aglutinar massas contra ditaduras.

Saiba mais no Público, edicão de 05/02/12

Ortografia

O acordo ortográfico, uma tentativa de padronizar a língua entre os paises lusófonos, continua a ser polêmico entre alguns intelectuais e jornalistas lusos.

Vasco Graça Moura, escritor e jornalista, um dos mais ferrenhos
adversários do acordo, vem de assumir a direção do Centro Cultural de Belém, o CCB, como é conhecido, um dos mais importantes equipamentos culturais do país.

Uma de suas primeiras medidas foi comunicar aos subordinados que no cumprimento de suas tarefas não observassem o acordo, tendo determinado a retirada dos computadores do Centro da ferramenta que adapta os textos às normas do diploma.

A medida gerou controvérsia, que se estendeu ao parlamento, uma vez que o Conselho de Ministros emitiu uma resolução datada de 25 de janeiro de 2011 pela qual veio a ordenar que o acordo fosse "adoptado por todos os serviços do Estado e entidades tuteladas pelo Governo".
 
A matéria vem no jornal Público, edicão de 03/02/12 que, como se pode ver, não segue as regras do acordo ortográfico.

A frase do dia

Para você paracer culto, é só ficar de olho no que outro cara ignora.
 
Millor Fernandes

Flor

A maior flor do mundo é a Rafflesia arnoldii que pode atingir um metro de diâmetro e pesar 11 kg.

Habita as florestas tropicais do sudeste, onde vive como parasita. Não obstante sua grande dimensão fica aberta por pouco tempo, o que dificulta sua observação. O que aliás não vale muito a pena pois exala um odor de carne putrefata o que vem a calhar para atrair a mosca polinizadora.

Saiba mais no Público, edicão de 4/2/12

Violência

A repeticão de episódios de violência nas escolas portuguesas envolvendo alunos e professores levou o governo a cogitar de uma legislação que reforce a autoridade dentro das escolas.

A nova lei, se aprovada, deverá atribuir aos professores o estatuto de autoridade pública, o que lhes permitirá, por exemplo, reter alunos e outras pessoas até a chegada da polícia.

Dessa forma, crimes cometidos contra professores passam a ser públicos, passíveis de denúncia por qualquer pessoa, com penas agravadas.

Saiba mais no Diário de Notícias, edicão de 3/2/12

De volta

Viagem e problemas no computador me deixaram uns dias fora do ar.

Retorno com pedido de desculpas pela prolongada ausência.