sábado, 1 de novembro de 2008

A favor do contra

O Governador do Estado do Ceará, junto com outros três governadores, ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), arguindo inconstitucionalidade de lei federal que instituiu o piso salarial para os professores.

Ao mesmo tempo, declara à imprensa que é a favor do piso.

Dá para entender esse malabarismo político?

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Chope


Agora é oficial.

A Justiça Federal, em Santa Catarina, estabeleceu que o colarinho de espuma é parte integrante do copo de chope, devendo ser preservado na composição final da bebida.

A decisão acolheu recurso de um restaurante de Blumenau à multa aplicada pelo Inmetro, em virtude da bebida servida no mesmo incluir a espuma no volume total.

Para Gerson Afonso, proprietário de um restaurante em Brasília, o colarinho é um dos atributos mais importantes do chope. Segundo ele, o tamanho ideal dele é de 3 centímetros, sendo ideal para preservar a temperatura, manter o gás, além de proteger a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chope amargar.

A palavra chope vem do alemão schopp, e é uma medida de volume equivalente a 300 ml, quantidade padrão a ser servida ao consumidor.

Portanto, se você consome a bebida, nunca a aceite aquém da medida tradicional e sem o colarinho, que a Justiça exige e garante a qualidade do chope.

Saiba mais no Jornal do Brasil - Brasília, edição de 18/10/08.

domingo, 26 de outubro de 2008

A frase do dia

Que o destino tenha dó de quem tem um sonho só.

Daniel Piza

Caro


A primeira tiragem do livro contemporâneo mais caro do mundo está esgotada. Foram 33 exemplares de Michelangelo - La Dotta Mano, escrito por seu amigo, o arquiteto e pintor italiano Giorgio Vasari, no século XVI. O livro integra a coleção Book Wonderful, da editora italiana FMR e assinala os 500 anos do início dos trabalhos do artista na Capela Sistina.

O custo de cada volume é de 100 mil euros. A capa, uma reprodução da escultura Madonna della Scalla, é de mármore de carrara, oriunda da pedreira Il Polvaccio, onde Michelangelo costumava adquirir material para suas obras. O veludo que a cobre é confeccionado em teares antigos e o papel empregado é de puro algodão e produzido a mão.

A presidente da FMR, Marilena Ferrari, disse que a iniciativa visa combater a ameaça de desaparecimento do livro impresso trazida pela internet. Do mencionado livro serão feitas mais duas tiragens de 33 exemplares cada.

A editora informou que planeja lançar mais dois títulos, o próximo em janeiro, sobre o escultor italiano Canova e o outro sobre a rainha francesa, Catarina de Medicis, com apenas cinco exemplares, que não serão vendidos.

Ética

Recebi pelo correio exemplar do Código de Ética e Conduta do grupo empresarial J.Macedo. A iniciativa merece destaque e louvor. Cobra-se dos políticos e administradores públicos, com razão, comportamento ético e conduta irrepreensível. Pela natureza das funções que exercem devem ser honestos e parecerem honestos.

Esquece-se que a decência não deve ser exigida apenas de alguns, pela exposição pública a que estão sujeitos, mas de todos, nos negócios ou atividades profissionais que desenvolvem. Com frequência os que erguem o dedo acusador contra as más práticas políticas têm o dedo sujo com a sonegação, a fraude e a desídia funcional.

J. Macedo vem se juntar a outras empresas que estabeleceram normas de conduta para seu pessoal instituíndo padrões de comportamento interno, e nas relações com o mercado e órgãos do governo. É um passo a mais para a criação da consciência de que ética é um compromisso de todos e não apenas uma obrigação de membros do poder público.