quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pelas ruas de Maranguape

Participei na tarde de hoje de uma bonita carreata que percorreu o centro comercial e as principais ruas de Maranguape na tarde de hoje. Nas calçadas, os moradores se animavam com o nosso jingle e acenavam com alegria.

Após a carreata, descemos na Praça Senador Almir Pinto, para conversar com os eleitores. A dona Terezinha Sucupira fez questão de tirar uma foto comigo.






O capitão Nunes falou sobre o Comitê de Combate à Violência que dirige e confirmou o seu voto 22.



Liderança do município, o ex-deputado estadual, Nazareno Cordeiro, no carro comigo e com Alexandre Pereira, destacou os ganhos da educação de Maranguape durante minha gestão.

O emprego dos números

Enviei a seguinte carta ao editor de Política do jornal O Povo, Gualter George, e divido com vocês as minhas impressões:

Caro Gualter,

Estranhei a manchete "Cid Gomes supera Lúcio e Tasso na geração de empregos", apenas ecoando o discurso eleitoreiro do candidato à reeleição. Essa análise superficial, sem contextualizar historicamente as diferentes épocas comparadas, não faz jus à tradição de bom jornalismo do O Povo. Como um sofisma da área de comunicação da candidatura do PSB ainda se justifica. Mas, aceitar o discurso oficial e estampá-lo como manchete é discutível.

A matéria faz simplesmente um balanço quantitativo do número de vagas geradas durante as gestões de Tasso, Lúcio e Cid - e declara que o atual governo já conseguiu gerar 2 vezes mais empregos que Tasso - e afirma que conseguirá - até o final do ano - superar o número de empregos somados de Tasso e Lúcio. Qual foi mesmo a política econômica desenvolvida por este governo para geração de emprego? O jornal não apontou. O Governo Federal, por exemplo, alega que a geração de emprego se deve à política nacional.

Se compararmos o primeiro ano do primeiro governo Lula (que coincide com o início da gestão Lúcio) e o primeiro ano do segundo governo Lula (junto com Cid) podemos verificar que em 2003, enquanto o Ceará gerou 18.645 vagas de emprego, o Brasil gerou 645.433. Já em 2007, enquanto o Ceará gerou 39.722, o Brasil gerou 1.617.392. Também é fácil visualizar que a tendência de crescimento era igual em todo o país, e não somente no Ceará. (Fonte: MTE/Caged)

Se optarmos, por exemplo, pelo critério da proporcionalidade a manchete poderia dizer que Lúcio teve mais sucesso na geração de emprego do que Cid. Basta uma regra de três simples. Conforme os números citados acima, o Ceará foi responsável pela geração de 2,88% dos empregos criados no Brasil durante o meu governo. Na gestão Cid este percentual cai para 2,45%. Tudo depende da abordagem que se quer fazer.

São apenas algumas reflexões que compartilho com você neste período eleitoral.

Atenciosamente,

Lúcio Alcântara

Jurema, Araturi e Nova Metrópole - Caucaia

Eu, Cláudio Vale e Alexandre fomos hoje pela manhã a Caucaia, visitar as comunidades da Jurema, Araturi e Nova Metrópole. Uma política habitacional eficiente é o que mais pedem os moradores da cidade. No meu governo, iremos implantar o Cheque Moradia, programa de habitação realizado em parceria com as prefeituras, que financiará a aquisição de kits de construção, de acordo com a renda da família beneficiada.

Muita gente reclamou do abandono e garantiu o voto em minha pessoa, como a dona de casa Francisca Wanda Silva, a quem eu agradeço a confiança.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Chegamos a pouco da carreata que fizemos pelas ruas do Quintino Cunha, Jardim Guanabara, Beira Rio, Vila Velha e Nova Assunção. Muito boa, por sinal. A noite estava linda, iluminada pelo brilho da lua.

Antes do nosso último compromisso, visitamos a comunidade do Sossego, entre os bairros Antônio Bezerra e Quintino Cunha. Recebemos o carinho das crianças e jovens que, animados, gritavam em coro o meu nome.

A dona Josefa Ferreira,que trabalhou no IJF, estava sentada na calçada e quando me viu abriu o sorriso. O Aristemo, evangélico, leu o Salmo 121 para mim: "O SENHOR te guardará de todo o mal..."

Eleito, vou retomar o Programa Saúde mais perto de Você. Também vou investir na instalação de áreas para prática esportiva em todos os bairros. A cidade precisa desses espaços de convivência.

No início da tarde, fui ao nosso Comitê da Cidadania receber a “Pauta do Comércio”, uma série de propostas da Federação do Comércio e que contempla os temas Segurança Pública, Política Tributária, Política de Promoção Social, Capacitação e Formação Profissional, Geração de Emprego e Renda e Estímulos para o setor terciário.

Momentos em Aquiraz, Eusébio e Pindoretama

Três municípios da Costa Leste foram visitados por nossa coligação hoje pela manhã. Amanhecemos na primeira capital do Ceará: Aquiraz, uma cidade tranqüila, dona de belas praias.

Lá conheci o seu Valdeli Sousa, de 71 anos, que acordou cedinho e foi até a Praça da Igreja Matriz para me encontrar. Fiquei feliz com a declaração dele, todo orgulhoso: “Conheço doutor Lúcio há muito tempo. Em 40 anos de vida política, Lúcio nunca teve tempo para roubar, só para trabalhar”.

De Aquiraz, seguimos para Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Acompanhado do meu vice, o jovem Claudio Vale, e do meu senador, Alexandre Pereira, percorri o corredor comercial da cidade, até a Praça do Liceu, no Centro de Eusébio. Lá, encontramos jovens alunos que falaram sobre a vontade de trabalhar. Vamos facilitar o acesso ao primeiro emprego.

Pindoretama foi o próximo município visitado por nós, o 69º na campanha. Saúde foi a maior demanda dos moradores, que serão beneficiados com um grande hospital de urgência e emergência que construirei na Região Metropolitana de Fortaleza. Saio agora para o Comitê da Cidadania. Mais tarde visito a comunidade do Sossego, no Antônio Bezerra, e participo de uma carreata pelas ruas do Quintino Cunha, Jardim Guanabara, Beira Rio, Vila Velha e Nova Assunção.