sábado, 28 de julho de 2007

Acorda, Dragão

Até ontem, pelo menos, as bandeiras no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura permaneciam a meio pau. O decreto de luto nacional, do Presidente da República, pela tragédia aérea de Congonhas foi de cinco dias. O descaso se repetiu em outros prédios públicos.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Fragilidades do dragão

O mundo assiste espantado o vertiginoso crescimento da China, e sua importância cada vez maior na economia mundial, desbancando países e tradicionais centros industriais, líderes na fabricação dos mais variados produtos.

Chega-se a citar com frequência o país como um exemplo a ser imitado pelo Brasil que há anos cresce timidamente. O modelo chinês não é passivel de cópia. Por uma razão simples. Na base do sucesso econômico indiscutível está o dumping, na concepção mais ampla da palavra. Isto é, para além da prática de preços artificialmente baixos configurando uma prática comercial predatória.

Há pelo menos três modalidades de dumping chinês claramente identificados. O ambiental, que leva à poluição e destruição dos recursos naturais, pela indústria e a construção de grandes obras de engenharia. O social, caracterizado por salários vis e ausência de leis que protejam o trabalhador. O democrático, que consiste na falta de liberdade política e de expressão, e desrespeito aos direitos humanos.

Para mim, aí está a vulnerabilidade chinesa que poderá, a longo prazo, comprometer o êxito que vem alcançando. A melhoria do padrão de vida do povo, a facilidade das comunicações, a integração do país na comunidade internacional, a exigência de padrões mais modernos e mais humanos na produção, e a cobrança por mais liberdade, podem levar à inconsistência do sistema. Quem for vivo, talvez veja...

Segurança

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), orgão da Secretaria de Segurança, acaba de divulgar a estatística de crimes referente ao primeiro semestre deste ano. Os dados, oficiais, informam que em relação à idêntico período do ano passado os números revelam o seguinte:
  • roubo à pessoa: aumento de 4,98%
  • homícidio: aumento de 12,72%
  • furto à pessoa: aumento de 1,31%
  • latrocínio e roubo à estabelecimento comercial, coletivo, taxista, residência e posto de gasolina houve redução, sem indicação de percentuais.

Fonte: "O Povo" edição de 25/07/07


Festival de música


Que bom que o governo estadual deu continuidade ao Festival de Música da Ibiapaba na linda cidade de Viçosa. Esta é uma das realizações do meu governo na área da cultura de que mais me orgulho. Assim como os festivais que instituimos no sertão dos Inhamuns, no Cariri, em Quixeiramobim/Quixadá, e em Limoeiro.

É a interiorização da cultura e do turismo, e no caso de Viçosa a capacitação de músicos em vários instrumentos. O sucesso do festival foi assegurado desde a primeira edição, graças a uma equipe dedicada e competente, ao apoio de várias instituições e à decisiva colaboração da Prefeitura e do povo de Viçosa.

Rebelião

Lamentável a rebelião ocorrida no Instituto Penal Paulo Sarasate, que deixou presos mortos e feridos.

Na minha gestão ocorreram alguns distúrbios em prisões, com danos materiais, mas sem mortes. Aliás, nesses seis meses já morreram mais presidiários que durante todo meu governo.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Natalidade

A queda da taxa de natalidade na Europa já assusta muitos países. Em alguns, os nascimentos já são inferiores às mortes. O quadro torna-se mais grave se levarmos em conta a imigração, legal, ou clandestina. Fenômeno que afeta bastante as populações autóctones.

Na tentativa de debelar o problema, alguns desses países já adotaram, ou anunciam para breve, uma política de incentivos financeiros à maternidade. É o caso de Alemanha, Espanha, e Portugal. Será que o velho Malthus está sabendo disso?

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Poesia II

Lente radical

Minha alma selvagem
vigiou o desenho
apagou-lhes as cores
franziu o cenho e
expandiu-se aos horrores.


Beatriz Alcântara

domingo, 22 de julho de 2007

Poesia I

Noturno

Noite alta
estrelada de poesia
sem sustos nem verdades
a secarem o fôlego curto
do meu doce encanto.

Beatriz Alcântara