sábado, 3 de novembro de 2007

Poesia

Finados

No campo santo
A mão dos vivos
Adorna a memória
Da morte.
Flores de pano sem
O viço da vida
Mancham de cores
O verde da grama.
Reverência da vida
Ao magistério da morte.
O silêncio dos mortos
Fala ao ouvido dos vivos.
Ensina lições ausentes
Das páginas dos livros
Que os olhos mortos dos
Vivos não vêem.

Lúcio Alcântara

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Novela

O jornal "O Povo", edição de ontem, 31/10/07, traz mais um capítulo da novela sobre a falta de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Fortaleza, com o conseqüente acúmulo de doentes, que sofrem e morrem, na fila de espera. Não obstante a crise vir se arrastando há meses, não se tem notícia de medidas concretas para debelá-la.

O Governo do Estado anunciou providências. Teriam sido efetivadas?

Por exemplo, a promessa de que seriam comprados leitos em hospitais privados para atender a demanda, foi cumprida? Quantos? Onde? A que custo?

Outra indagação: a UTI do Hospital Geral de Fortaleza, concluída desde o ano passado, e com a licitação para aquisição dos equipamentos em sua fase final, já entrou em funcionamento? Quem sabe, se a imprensa perguntar a gente vai saber a resposta.

O quebrador de promessa

Quando governei o Ceará, sofri uma ostensiva e ambígua oposição raivosa, ambas hoje no poder, por não haver nomeado para o cargo de Defensor Público Geral e Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), os primeiros nomes da lista tríplice que me foi submetida.

O fiz porque a lei me facultava e por acreditar que eram pessoas competentes, e que melhor se identificavam com os propósitos da administração estadual, sem que desconhecesse o mérito de todos. Por isso, fui atacado injusta e grosseiramente por diversos meios.

O atual Governador do Estado reiterou, mais de uma vez, o compromisso de nomear, sempre que lhe fosse encaminhada uma lista de nomes concorrendo a um cargo em seu Governo, aquele que encabeçasse a lista.

Há pouco, foi-lhe remetida a lista tríplice para escolha do vice-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A seguir, os nomes constantes da relação com os votos obtidos:

1- Fabiano Cavalcante de Carvalho - 61 votos
2- João Edson de Andrade - 57 votos
3- Maria Palmira Soares - 49 votos

O Governador nomeou a terceira colocada, exercendo direito seu. Mais rápido do que se imaginasse, o compromisso foi ignorado.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

W.O.


O Brasil levou a taça sem precisar jogar.

Refiro-me ao fato de termos ganho o direito de sediar a Copa do Mundo de Futebol sem competidor.

Já demorava que ela tornasse a acontecer aqui. Depois do naufrágio de 50, tivemos uma história de sucesso sem igual. É mais do que justo que ocorra aqui, pela segunda vez, este que, sem dúvida, é um dos maiores espetáculos do mundo.

Será a hora de ecoar o grito entalado na garganta desde a tarde fatídica, quando os uruguaios fizeram um Brasil chorar.

Agora a luta é para fazer Fortaleza vir a ser sede de jogos. É o caso de dizer, unidos chegaremos lá.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Emenda 29

Li, no blog do Deputado Leo Alcântara, que a Câmara dos Deputados poderá votar hoje a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que disciplina os gastos obrigatórios com saúde, pelas três esferas de governo.

Há esperança de que a Câmara corrija o tombo de três bilhões e meio a menos dado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.

Perda

A propósito da prorrogação da vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e da regulamentação da Emenda Constitucional 29, discute-se no Congresso Nacional a destinação de mais recursos para a saúde.

Indiscutível a necessidade disso. O problema é definir o quanto e quem paga a conta.

Parlamentares ligados às questões da saúde, por exemplo, reagem fortemente à versão de regulação da EC 29, aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Cálculos projetam, a prevalecer a proposta, uma frustração na expectativa de novas receitas da ordem de R$ 3,5 bilhões.

Trava


Em alguns estados americanos, motoristas condenados por dirigir embriagados podem fazê-lo novamente após assoprar um bafômetro, que desliga o motor quando detecta a presença de álcool. A discussão agora é se será conveniente estender a medida a todos, e não apenas aos condenados.

Melhorias tecnológicas poderão permitir isso em futuro próximo. Os defensores da idéia justificam-na com a grande incidência de acidentes viários, em decorrência de motoristas conduzirem alcoolizados.

Estima-se que a adoção de uma taxa máxima de álcool no sangue abaixo de 0,08 g/dl, como limite para dirigir, salvaria nove mil vidas nos Estados Unidos.

No Brasil, o Governo Federal anuncia medidas para inibir o consumo de álcool mediante limitação à publicidade e restrições à venda de bebidas alcoólicas. Iniciativas nesse sentido têm partido de governos estaduais e prefeituras.

Se considerarmos a violência que nos aflige, além dos acidentes de trânsito, constatamos que as medidas tardam e os debates não têm fim.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A frase do dia

A ingratidão é pedra que se cria no coração como se cria no fígado.

Teixeira de Pascoaes

domingo, 28 de outubro de 2007

Homenagem

Meu reconhecimento aos funcionários públicos pela passagem do seu dia.

A muitos abnegados homens e mulheres, devo muito pelo que me ensinaram e ajudaram a fazer nos cargos que ocupei.

Nunca entoei no coro dos que atribuem a eles os males do País e desconsideram a contribuição que oferecem ao nosso desenvolvimento. Antes, os estimulei e prestigiei, sem descurar de punir os desidiosos e irresponsáveis que desmerecem a classe. Serão tanto mais respeitados quanto mais verdadeiros servidores do público forem.

Senado II

O inchaço do Senado Federal, de estrutura administrativa, pessoal, órgãos técnicos, revelado recentemente pela imprensa, é o resultado de pressões de bancadas e de senadores preocupados em conseguirem espaço para acomodar seus egos e interesses.

Exemplo do que digo é o aumento do número de comissões e subcomissões técnicas para o mesmo número de oitenta e um senadores. O resultado são reuniões vazias, com presenças virtuais, mediante assinaturas catadas por funcionários nos corredores e gabinetes da Instituição.

Ocasião propícia para essas negociações costuma ser a eleição dos dirigentes da Casa. Com isso, o processo legislativo emperra e o contribuinte paga a conta.

Senado


Deu para você perceber nos recentes acordos tramados nos conciliábulos do Senado, quem salvou quem?

Se não, esforce-se um pouco que você irá encontrar as digitais deles.

Pranto


Faleceu Hans Stern, fundador e proprietário da rede de joalherias H. Stern.

Judeu alemão, veio para o Brasil fugindo da perseguição nazista. Dedicou-se à pesquisa e comercialização de pedras preciosas, que culminou com a criação da H. Stern. Ele foi responsável pela valorização das pedras brasileiras e a criação de um design de jóias reconhecido internacionalmente.

A pedido de minha mulher, abriu espaço em sua organização para treinamento de artesãos de Quixeramobim, hoje um dinâmico polo de produção e comercialização de jóias. A presença da marca, sinônimo de qualidade, nas principais cidades do mundo, não deixa de despertar uma ponta de orgulho nos brasileiros em viagem.

De novo

Deu no "Diário do Nordeste", edição de 25/10/07 : Barril de pólvora. Rebelião em presídio deixa um morto e treze feridos. O policial militar feito refém pelos amotinados também ficou ferido na segunda rebelião na casa de custódia de Caucaia.

Leia matéria na íntegra.