sexta-feira, 9 de abril de 2010

Melhor

Todo aquele que se proclama o melhor de todos, seguramente não o é.

Indicadores sociais

Se compararmos os dois primeiros anos da minha gestão com os dois primeiros anos da atual gestão, baseado em números do próprio Governo do Estado - publicados pelo IPECE - teremos o seguinte resultado:


O período Lúcio Alcântara apresenta um maior número de indicadores com desempenho superior ao obtido no período Cid Gomes. Dos indicadores sociais definidos na publicação do IPECE, nossa gestão à frente do Governo conseguiu um desempenho melhor em 8.

A soma dos avanços sociais alcançados durante o meu Governo (122%) é superior aos avanços obtidos no período Cid (114%).



É bom lembrar que nos dois anos iniciais do meu Governo a economia passava por um processo de baixo crescimento econômico, consequência de um período recessivo em todo o País. Já no Governo Cid, a economia nacional passava, nos dois primeiros anos, por um boom econômico.

A publicação do IPECE, intitulada "Síntese dos Indicadores Sociais" é feita a partir da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD), publicada pelo IBGE e principal fonte de indicadores sociais do Brasil.

* Para visualizar melhor, clique nas imagens.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Entre Deus e Darwin - Editorial da FSP

"UMA APAIXONADA predileção por besouros." Essa foi a resposta de J.B.S. Haldane (1892-1964) quando lhe perguntaram o que a teoria da seleção natural revelava a respeito dos desígnios de Deus. O biólogo britânico, que era ateu, aludia de forma irônica à fantástica abundância de insetos coleópteros na natureza.

Pesquisa Datafolha publicada ontem revelou que apenas 8% dos brasileiros endossariam Haldane, ao concordar que os seres vivos são produto de lentíssima evolução na qual variações fortuitas, mas vantajosas à sobrevivência e reprodução, se disseminam e acabam por dar origem a novas espécies, mais adaptadas a seu ambiente. Seriam os darwinistas "puros".

Deles discordam expressiva parcela de 25% dos brasileiros, os quais se mostram criacionistas, pois acreditam que os seres vivos tenham sido concebidos e materializados por Deus num único ato criativo.

Nos EUA, onde estão enraizadas facções do cristianismo evangélico que tomam as escrituras sagradas ao pé da letra, os criacionistas são estimados em 45%. Não surpreende que seja aquele o país onde as implicações filosóficas e religiosas do darwinismo alcancem estridente controvérsia, que já deu ensejo a disputas judiciais renhidas a fim de preservar o ensino laico de contaminações religiosas.

Pesquisas parecidas realizadas na Europa revelam cenário variado. Em países como Itália, Irlanda e Polônia, o índice de criacionistas se aproxima do brasileiro, a sugerir que nas nações de maioria católica essa questão não é relevante, talvez nem pertinente. Os católicos sempre estiveram à vontade com interpretações figuradas do evangelho.

Com efeito, a maioria dos brasileiros (59%) combina a aceitação do processo darwiniano com a fé na condução e supervisão divina, situadas num plano superior ao da natureza. Embora inverossímil aos olhos de quem for ateu, essa conciliação de crenças não é absurda. Sugere, ao contrário, um discernimento intuitivo de que questões de ciência não competem com questões de convicção religiosa. São campos que correspondem a dimensões diferentes da consciência humana.

Não é menos verdade que o darwinismo dito "puro" tende a crescer conforme aumenta a educação formal. Seus índices mais altos na Europa, por exemplo, estão nos países escandinavos. Já na Turquia, mais da metade da população se declara criacionista. É de supor que em países de predomínio islâmico essa marca se repita ou seja suplantada, pois o Islã tende a adotar uma visão mágica e literal do advento do homem na Terra.

O levantamento Datafolha desencoraja certa tendência a importar uma polêmica que pode fazer sentido nos EUA, mas que não se sustenta em nossa realidade cultural. Faz algumas décadas, o antropólogo Roberto DaMatta identificou como desafio brasileiro reunir a rua e a casa, a lei e a família, o sobrenatural e o prosaico. Parece que em matéria de religião e darwinismo, esse sincretismo à brasileira já vigora.

* Editorial publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 03/04/2010.

Aftosa

O governo do estado saudou há alguns meses a passagem da classificação, em relação ao estágio de combate à aftosa, de risco desconhecido para risco médio.

Deixamos o governo em condições muito próximas de atingir esse objetivo. O desinteresse do novo governo pelo assunto retardou a obtenção do novo grau.

O que não foi dito por ocasião do anúncio da nova situação é que ela depende da concretização de cerca de trinta pendências que estavam ainda por ser cumpridas. A concessão foi mais política que técnica.

Ignoro se as pendências já tenham sido atendidas mas a nova classificação foi uma liberalidade do Ministério da Agricultura.

Twittadas

Ditadaptados: quem vota em ladrão não tem perdão.
Senador Cristovão Buarque

Que futebol, que nada!
A preferência do Brasil é pelo papo furado
Leo Jaime

Queremos nosso tempo integral na terra, e nem um milésimo a menos.
LuisFVerissimo

Das Grandes Twittadas da Semana, no jornal Diário Econômico, edição de 20/03/10

Caipirinha

A caipirinha inspirou o escritor chileno Antonio Skarmeta, aquele cujo livro serviu de argumento ao filme O Carteiro e o Poeta, a escrever um poema em louvor da bebida.

O mundo inteiro te bebe com satisfação
Me fazes perder a razão
Mas encontrar a vida
Viva a maravilha, viva o limão
Viva o gelo e a emoção

Da coluna Gente Boa, jornal O Globo, edição de 04/04/10

Saúde

Obama conseguiu uma grande vitória ao aprovar sua proposta para reformar o sistema de saúde dos EUA. Afinal esse era uma de seus principais compromissos de campanha.

Ele venceu onde presidentes americanos, desde Roosevelt, haviam fracassado. Não o fez sem desistir, para garantir a aprovação da matéria, de alguns ítens do projeto.

Para convencer os parlamentares a concordarem com o projeto, por escassa margem, diga-se, restringiu o uso de recursos públicos para fazer abortos e desistiu de criar uma agência pública de seguros em competição com planos privados.

A nova lei vai permitir acesso ao sistema de saúde de cerca de 32 milhões dos cerca de 46 milhões de não segurados que o país tem hoje.

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 22/03/10

A frase do dia

Muitas vezes o sujeito que se diz humilde é apenas vaidoso de sua ignorância.

Daniel Piza

Aposentadoria

De Romano Prodi, ex-primeiro Ministro da Itália, ao recusar convites para executivo de várias empresas:

- Quando alguém se aposenta o melhor é escrever, ler e ensinar, e é o que vou fazer.

Eu gosto das três coisas, mas estou muito longe de pensar em me aposentar.

Desculpas

Viagens sucessivas para Brasília, São Paulo, São Gonçalo do Amarante, Guaramiranga e Brasília, novamente, além de um problema renitente no computador me fizeram reduzir bastante o número de postagens nos últimos dias.

Pelo transtorno peço a compreensão dos leitores.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Do CIVITATE - O Blog do Coronel Bessa

ABRIL CHEGOU !




Abril chegou!Temos o início das "arquiteturas políticas" para o pleito eleitoral de 2010.

Temos que caminhar juntos, pois fomos traídos.

O tão sonhado SUBSÍDIDO para a Polícia e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará não prosperou. Foi implantado para os médicos da PERFORCE, Defensores Públicos, Procuradores do Estado e integrantes da Polícia Civil. Os Agentes Prisionais também tiveram aumento diferenciado e os Militares Estaduais ficaram à margem, excluídos.

Não importa quem possamos eleger para Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador (2), Governador do Ceará ou Presidente do Brasil! Temos que, dentre quaisquer opções partidárias, apoiar candidatos que sejam compromissados com a FAMÍLIA MILITAR ESTADUAL.

Candidatos que também caminhem juntos com a nossa Polícia Civil e apóie as demais Instituições reponsáveis direta e indiretamente pela segurança pública (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Guardas Municipais, FFAA, ABIN, etc). Que caminhem juntos com a SOCIEDADE BRASILEIRA !

Basta de Mentiras! Basta de Covardias! Basta de Dissimulações! Basta de Omissões!

Você, Militar Estadual, mesmo da ativa, pode concorrer a qualquer cargo eletivo. Você pode registrar sua candidatura a um cargo majoritário ou proporcional no dia da Convenção de qualquer Partido Político. Entretanto, reunidos em torno de nomes comuns será melhor para não dividir a votação e acabar não elegendo um ou mais candidatos, como ocorreu por exemplo, no último pleito para Vereador em Fortaleza (2008). A votação de todos os Mlitares Estaduais candidatos à época dava para eleger pelo menos três Vereadores, mas a votação foi dividida dentre quase 30 candidatos e nenhum foi eleito.

Participe das Eleições 2010.

Lembrem-se! Nesse momento nossas famílias também estão nas ruas...

... Nunca vendam a alma !

Vamos à Luta!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Segurança pública - Governo Lúcio Alcântara - Parte VIII

REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL
E DOS PROCESSOS


- Em revisão a estrutura e os processos gerenciais pelo INDG/MG;


- Criados:

• O Conselho Superior de Segurança Pública - CONSUSP;

• O Gabinete de Gestão Integrada – GGI.

- Implantado o Programa de Gestão por Resultados - GPR.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Segurança pública - Governo Lúcio Alcântara - Parte VII

MODERNIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA POLICIAL
(R$ 800.194,99)


- Instituído e dotado de equipamentos de ponta, o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – CIISP.


Finalizando esta série, pontuarei, amanhã, as ações tomadas no sentido de reestruturar os processos na área da segurança pública.

domingo, 4 de abril de 2010

Segurança pública - Governo Lúcio Alcântara - Parte VI

INTERIORIZAÇÃO



(R$ 28.530.202,74)

- Criadas por lei e implantadas:

• 01 Delegacia de Proteção à Mulher (Sobral);

• 04 Delegacias Municipais (Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, São Gonçalo do Amarante e Guaramiranga).

- Construídas e equipadas:

• 06 Unidades de Segurança integrada – USI´s (Tabuleiro do Norte, Morada Nova, Aracati, São Gonçalo do Amarante, Guaramiranga e Quixeramobim).

• 03 Núcleos de Ciência Forense (IML´s) regionais (Cariri, Região Norte e Sertão Central).

• Reinstalada a Delegacia Regional de Sobral em nova sede moderna e ampla

O post de amanhã mostrará o investimento feito para modernizar a inteligência policial.