sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Passarelas

O mercado da moda insere nas passarelas modelos com síndrome de Down, vitiligo e albinismo a título de adotar uma prática politicamente correta. Seria um contraponto ao padrão tradicional de modelos que ganham grande projeção na mídia.

Meu temor é que passem a ser vistas apenas como raridades exóticas que eram exibidas em circos onde atraiam a curiosidade de espectadores durante o século XIX. O picadeiro é outro mas a motivação do público pode ser a mesma.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 06/09/2015



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Medicina

A medicina está estreitamente ligada ao conjunto da cultura, sendo as transformações nas concepções médicas condicionadas pelas transformações nas ideias da época.

H.E.Sigerist, Introduction à la Medicine, 1932

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Segurança

O governo do estado acaba de divulgar os dados sobre incidência de homicídios no mês de agosto. Os assassinatos aumentaram após seis meses de baixa. Foram apresentados dados de roubos e assaltos cujos números teriam revelado uma redução.

A decisão de apresentar regularmente os números da violência no estado favorece a transparência das informações e reverte o mau hábito do governo anterior de sistematicamente ocultar da sociedade o que não lhe interessava mostrar.

O aproveitamento dos resultados, com a participação do próprio governador no anúncio, como estratégia de marketing acarreta  alto risco para sua imagem e a do governo. Os números são instáveis e nada garante que a tendência de baixa seja constante por isso torna-se temerário tentar capitaliza-los em favor da administração estadual a qual pode ser surpreendida  a qualquer momento por maus indicadores.

Quanto aos crimes contra o patrimônio, roubos e assaltos, as estatísticas devem ser vistas com reserva pois muitas vítimas não registram as ocorrências por desinteresse ou por considerar uma providência inútil gerando importante subnotificação. Ao contrário de homicídios onde a presença do corpo é a evidência do crime.

Depressão

Do Livro do Profeta Isaias :

Dizei às pessoas deprimidas : Criai ânimo, não tenhais medo ! Vede, é vosso Deus,é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem vos salvar.