sábado, 20 de julho de 2013

Obesidade

No Dubai seu peso vale ouro.

Preocupados com a elevada incidência da obesidade na população do emirado as autoridades resolveram instituir um incentivo para as pessoas perderem peso.

Por cada quilo perdido o indivíduo receberá uma grama de ouro. Ontem a cotação do ouro em São Paulo era de R$ 91,50 a grama.

Os interessados em participar do programa deverão se inscrever antecipadamente e usar balanças instaladas em parques públicos para comprovação da perda de pesa. Os participantes receberão ainda orientação de nutricionistas se comprometendo tambem a não utilizarem "métodos insalubres".

Além da recompensa individual haverá premiação por desempenho e partilha de recursos entre os participantes do programa.

A iniciativa reflete a preocupação do governo em estimular a adoção de hábitos de vida saudável.

Saiba mais na Folha de Sãso Paulo, edição de 19/0713, página A15

 

Lula e a Política

Em palestra proferida na Universidade Federal do ABC, em São Bernardodo Campo, Lula ao falar sobre as recentes manifestações de rua que vêm ocorrrendo no país disse:

A pior coisa que pode acontecer no mundo é a gente aceitar a negação da política. Não existe nenhuma experiência em que a negação da política tenha um resultado melhor do que a podridãoda política.

Fundo de Participação

As novas regras para distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios estabelecem que a União ao conceder isenções fiscais só poderá abrir mão da parcela que lhe cabe nos tributos repartidos com estados e municípios que integram os respectivos fundos.

A alteração da norma vigente consta do projeto aprovado pelo Congresso para atender determinação emanada do STF. A medida é justa pois a constituição é clara ao dizer que a união entregará aos estados e municípios as parcelas que lhae cabem.

O governo federal apenas arrecada, mas os recursos não lhes pertencem. Sendo assim não poderá a união prescindir do que não é seu por mais justa que seja a motivação.

Mesmo perdendo receita à sua revelia os méritos da iniciativa ficam apenas com o governo federal sendo omitida a contribuição dos demais entes federados que sequer são mencionados nos anúncios das desonerações fiscais.

A nova norma que corrige a injustiça foi vetada pela presidente. Lideranças no parlamento advertem que o veto vai cair fácil. Quando governador sempre coloquei aos ministros da fazenda e ao próprio presidente minha insatisfação com a situação.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 19/07/13, página A7

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A frase do dia

Os homens sábios falam porque têm algo a dizer; os tolos, porque não têm nada a dizer.

Platão (428 AC - 348 AC), filósofo clássico grego.

De volta

Depois de férias fora do Brasil retorno à nossa querida Fortaleza e às nossas postagens no blog. Se não sentiram minha falta durante o período informo que da minha parte estava já desejoso de retomar nosso contacto pela web.

Os acontecimentos no país mostraram, excessos a parte, o dinamismo e o ativismo político de uma sociedade que avança economicamente e passa a cobrar mais de políticos e administradores públicos.

Espero que a mobilização não seja apenas um soluço democrático logo esquecido e que tudo continue como antes mudando só o bastante para que tudo continue como está.