sábado, 15 de agosto de 2009

Avanço

O deputado Nelson Martins (PT-CE), ao comentar os indicadores sociais do Estado, constantes de estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), destacou a evolução favorável dos dados no intervalo analisado.

O número de municípios com conceito regular no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) passou de 137 para 171, e de 1 para 7 classificados como bom. A quantidade de municípios considerados com baixo IDH diminuiu de 46 para 6.

O período avaliado compreendeu os anos de 2004-2007, durante os mandatos de Lula e Lúcio Alcântara.

Saiba mais no jornal O Estado, edição de 13/08/09.

Tabuleiro do Norte


De Limoeiro do Norte fui a Tabuleiro do Norte. E mais tarde cheguei à Olho D' Água da Bica, distrito daquele município, para participar da grande festa religiosa em honra de Nossa Senhora da Saúde.

Para quem não sabe, a data assinala uma das maiores romarias do Ceará.

O acesso este ano ficou mais difícil, pois a estrada asfaltada, construída durante meu governo, tem trechos imprestáveis.

Antes da missa, cumprimentei as pessoas e tive a oportunidade de encontrar gente vinda de muitos municípios e de estados vizinhos. Ouvi palavras carinhosas de reconhecimento, gratidão e incentivo político.

Acompanhavam-me o casal Socorrinha e Mayard, Paulo Duarte, além de outros amigos.

Há alguns anos, escalei o pequeno morro de onde flui permanentemente a água que batizou o distrito de Tabuleiro. A primeira vez que ouvi falar dele, foi quando secretário de saúde do Estado, recebi a visita do prefeito Geraldo Malveira, que me pedia um posto de saúde para o lugar.

Tabuleiro é um importante centro de camioneiros. Conversando com um deles, fiquei sabendo que são cerca de quatrocentos os caminhões de grande porte pertencentes a proprietários que residem naquela cidade.

Anualmente promovem uma movimentada festa, marcada por um animado desfile de veículos e outras atrações festivas. Por mais de uma vez tive oportunidade de participar deste evento.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Limoeiro do Norte


Estou postando diretamente do município de Limoeiro do Norte, onde participei de uma entrevista na Rádio Educadora, juntamente com Paulo Duarte. Oportunidade em que debatemos, com participação de ouvintes, problemas do Ceará do Brasil.

Depois, um almoço gostoso no Berro D'água, em companhia de amigos, entre os quais os radialistas Rosálio Daniel e Luis Lopes, duas vozes de prestígio escutadas no Vale do Jaguaribe.

Sempre tive simpatia por Limoeiro, desde que aqui estive pela primeira vez, no começo da década de 70, como secretário estadual de saúde. Fiz amizades que resistem ao tempo, atravessam incólumes as vicissitudes da política.

A mística de Limoeiro é a educação, impulsionada pela figura nunca esquecida de D. Aureliano Matos, cujo trabalho plantou instituições que encaminharam para grandes destinos talentos e vocações por elas acolhidas.

Como governador do Ceará, aqui vim muitas vezes, realizando obras e atraíndo investimentos privados criadores de empregos, agentes econômicos que dinamizaram o agronegócio, sobretudo a fruticultura voltada para a exportação.

Para incentivar a vocação cultural da cidade, sediamos aqui, com irradiação para todo o Vale, o Festival Mestres do Mundo, grande encontro intercultural que logo ganhou fama e reconhecimento.

A primeira medida do atual governo foi remover o Festival, que a população já havia incorporado ao calendário, para a cidade do Crato, um polo cultural tradicional, que ja é sede de outros eventos na mesma área.

Nada demoveu o governo de decisão tão prejudicial à Região Jaguaribana.

Transparência


O deputado Heitor Férrer (PDT-CE) apresentou requerimento, a ser votado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no qual solicita sejam postas a sua disposição as senhas que lhes permita acesso ao Sistema Integrado de Contabilidade (SIC), afim de que possa acompanhar os gastos e ações do Governo.

A desculpa oferecida pelo dep. Nelson Martins (PT-CE), líder do Governo, para rejeitar a proposta beira o cinismo.

Segundo aquele parlamentar o sistema é "muito complexo" e seria necessária a ajuda de especialistas para que o deputado possa manuseá-lo.

Heitor contestou o argumento, afirmando que se o Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão auxiliar do Poder Legislativo, sabe usá-lo, ele também saberá.

A postura do líder deixa claro que neste Governo transparência é só matéria publicitária.

Como todos os pedidos de informação dirigidos ao Executivo são recusados pela maioria que apoia o Governo, os parlamentares interessados estão impedidos de exercerem um de seus deveres básicos: fiscalizar.

Quando tiver decorrido o prazo estabelecido em lei federal, para que as contas do Governo estejam acessíveis a qualquer cidadão, o deputado não poderá mais dizer que a pessoa não tem condições de fazê-lo.

É por essas e outras atitudes que os parlamentos perdem o respeito público.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 07/08/09 (foto: Juliana Vasquez/DN).

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Memória afetiva

Esta cena traz alguma recordação especial para você? Lembra-se qual o filme?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009