sexta-feira, 13 de abril de 2012

Plenário homenageia Waldemar Alcântara em seu centenário


Em sessão especial nesta sexta-feira (13), o Senado Federal prestou uma homenagem ao ex-senador e ex-governador do Ceará José Waldemar Alcântara e Silva no centenário de seu nascimento. Nascido em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, em 12 de abril de 1912, Alcântara e Silva faleceu em 10 de dezembro de 1990.
O presidente do Senado, José Sarney, em pronunciamento do lido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), manifesta sua gratidão pelos atos de Alcântara e Silva na medicina e na política, “sempre com o objetivo maior de servir ao povo, de trabalhar pelo bem comum”. Sarney destaca a atuação deWaldemar Alcântara como deputado estadual e federal, secretário de Educação e Saúde, senador, vice-governador e governador do Ceará.
“José Waldemar Alcântara e Silva tinha como eixo principal de sua atuação política o desenvolvimento econômico e social do Ceará e do nordeste do Brasil, com especial dedicação às áreas de saúde pública e educação”, afirma Sarney no pronunciamento lido por Paulo Paim.
senador José Pimentel (PT-CE), autor do requerimento de homenagem, classificou o ex-parlamentar como “um dos construtores do Ceará” e salientou a preocupação social que o levou à vida política, além de sua participação ativa na criação da Faculdade de Medicina de Fortaleza, do Instituto dos Cegos do Ceará e do Instituto do Câncer do Ceará.
- Em sua virtuosa vida pública, ofereceu o testemunho inconteste e cotidiano de suas convicções acerca da arte da política. A política humanizada, que parte do ser humano e que a ele retoma como forma de mitigar as imponderáveis adversidades da existência, marcou a atuação pública desse cidadão. Um verdadeiro humanista, a um só tempo austero, firme e sensível. Um homem de seu século, capaz de prospectar e antecipar o futuro – afirmou José Pimentel.

José Pimentel ainda lembrou da atuação de José Waldemar Alcântara e 
Silva no Senado, onde denunciou as condições sanitárias do país e defendeu a medicina preventiva. Na avaliação de Pimentel, a esperança do político no progresso do Nordeste ressoa na atualidade, quando a região tem recebido “atenção especial do governo federal, de uma forma inédita na nossa República”.
- Acredito que, esteja onde estiver, certamente está feliz, pois o seu sonho de Nordeste como uma região forte e produtiva veio, ao longo dos últimos anos, se concretizando – disse o senador.
O ex-senador e ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara, filho do homenageado, apresentou dados biográficos de seu pai, dizendo que sua vida foi marcada por “duas devoções: a medicina e a política”.
- Aplicado em tudo que fazia, costumava estudar os assuntos em profundidade para proferir discursos e pareceres com pleno domínio da matéria – disse Lúcio Alcântara, atribuindo grande parte do sucesso de seu pai “à sua desambição, ao espírito conciliador, despreocupado de formar grupos ou facções intrapartidárias”.
Entre as propostas defendidas por José Waldemar Alcântara e Silva no Senado, ele lembrou a da descriminalização da maconha, que teria surpreendido aqueles que só conheciam o perfil liberal-conservador do parlamentar, e “antecipou de anos uma discussão que hoje continua atual e inconclusa”.
Fonte: Agência Senado

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Centenário de nascimento de Waldemar Alcântara é comemorado na Assembleia

O centenário de nascimento do ex-governador do Estado, Waldemar Alcântara, foi celebrado na noite desta quarta-feira (11/04) na Assembleia Legislativa, em sessão solene solicitada pelo deputado Fernando Hugo (PSDB). O evento integra a programação de celebração da data, que acontecerá em todo o mês de abril.
Fernando Hugo ressaltou que existem determinadas figuras da vida pública que se diferenciam, pois em sua relação com a sociedade o timbre apresentado é sempre a prática do bem. Para o tucano, estas pessoas passam pela vida e, no lastro do trabalho, conseguem a cada passo e a cada tempo fazer um grande plantio, obtendo colheitas que são verdadeiras safras de inverno bom.
“Waldemar Alcântara cultivou, indiscutivelmente, uma dessas safras. Ocupou funções diversas e, interessantemente, o seu vínculo com a saúde pública do Ceará é enorme pelo fervor, determinação e vontade, mostrados quando almejou e teve a coragem de ir a Bahia estudar medicina”, acrescentou.
Fernando Hugo falou ainda sobre o Hospital Geral Waldemar Alcântara, localizado em Messejana. Lembrou que teve a sorte de batizá-lo com o nome do homenageado, e agradeceu em nome da cidadania cearense, por tudo que o ex-governador realizou.
A deputada Bethrose (PRP), que subscreveu o requerimento de Fernando Hugo, afirmou que “não se edifica o futuro relegando ao esquecimento sábias lições do passado”. Para ela, no elenco de nomes que devem ser lembrados por sua vida pautada na decência e no trabalho, despontam a personalidade exemplar de Waldemar Alcântara. Os deputados Roberto Mesquita (PV) e Fernanda Pessoa (PR) também se pronunciaram em homenagem ao ex-governador.
Na ocasião, foi entregue ao filho do homenageado e também ex-governador do Estado, Lúcio Alcântara, um pergaminho comemorativo ao centenário. Em nome de toda a sua família, ele agradeceu a iniciativa de Fernando Hugo e à Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A esta última agradeceu pela forma como acolheu a sugestão de que fossem impressos um selo personalizado e um carimbo comemorativo à data, também lançados durante a solenidade.
De acordo com Lúcio Alcântara, foram várias as razões que fizeram com que seu pai obtivesse êxito na vida pública do Ceará, além das circunstâncias da época em que viveu. Entre elas, ele citou o espírito conciliador; a capacidade de interpretar e respeitar diferentes tendências que surgiam e que terminavam por conduzí-lo a posições de destaque no meio em que convivia, e a liderança e a paixão por aquilo que fazia e ao qual se dedicava integralmente.
Também estiveram presentes à sessão solene o ex-governador do Estado, Adauto Bezerra; o ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; José Evaldo Silva, representando a Procuradoria Geral de Justiça; Francisco Haroldo Aragão Filho, diretor regional dos Correios, e o vereador de Fortaleza Machado Neto.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Jornal

O "Philadelphia Inquirer" foi vendido por U$55 milhões. O jornal que tem 183 anos de história foi adquirido por um grupo ligado ao Partido Democrata.

O que chama atenção na venda é a desvalorização do jornal na sequência de transações feitas nos últimos anos. O fenômeno se explica pela expansão das mídias digitais e perda de leitores e anunciantes.

Alguns grandes jornais deixaram de publicar versões impressas e outros acabaram vendidos.

O jornal viu seu faturamento ser reduzido nos últimos seis anos de U$500 milhões para a metade. A tiragem média nos dias de semana é de 331.374 exemplares  subindo para 482.597 aos domingos.

Em 2006 foi vendido por U$515 milhões e há dois anos, em nova venda, por U$139 milhões.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 04/04/12

Novidade

Da coluna do Ilimar Franco no jornal O Globo, edição de 07/04/12 :

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), está em Lisboa. Foi até lá para convencer o ex-deputado Moroni Torgan a antecipar seu retorno ao Brasil para concorrer a prefeitura de Fortaleza.

Raio

O Raio, criado no meu governo, foi uma iniciativa de sucesso na área da segurança. O atual governo fez tudo para acabar com o grupo. A estrela era o Ronda.

A realidade mostrou que o Raio, que goza de prestígio junto à comunidade, é mais barato e mais eficiente que o Ronda.

O atual secretário de segurança tão logo assumiu colocou a revitalização e fortalecimento do Raio como uma de suas principais propostas.

Agora, o governo concedeu aos seus integrantes uma gratificação especial e até celebrou o aniversário da equipe.

Quem te viu, quem te vê...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Acordo

Brasil e Estados Unidos chegaram a um acordo para proteger as denominações cachaça e bourbon, o uisque americano.

Tá tudo combinado, a cachaça é nossa e o bourbon é deles.

Centenário - Waldemar Alcântara

LIvro

Acabou de sair em Portugal o livro "O Grande Desígnio, de Stephen Hawking e Leonard Mlodinov, pela editora Gradiva.

Os dois tentam provar que a criação do mundo prescinde de Deus para explica-la. "Segundo os autores, as leis da física quântica explicam o ser da realidade do nosso universo, que não passa de um universo entre a possibilidade de outros universos infinitos".

O suplemento Q, do jornal português Diário de Notícias, edição de 17/09/11, traz um artigo do padre Joaquim Carreira das Neves no qual o sacerdote rebate os argumentos da obra dos dois físicos.

É mais um episódio do confronto entre ciência e fé.

Médicos estrangeiros

O governo vai afrouxar as regras para reconhecimento de diplomas obtidos no exterior por estrangeiros ou brasileiros

A carência de médicos na zona rural do Norte e Nordeste está levando o governo a considerar essa hipótese.

Hoje, diferentemente do que acontecia no passado, há um processo definido para os que desejarem ser reconhecidos no país, e ficarem aptos a exercerem a profissão.

Quando aluno da nossa faculdade de medicina lembro de um italiano que levou anos vagando pelos corredores da escola na busca da revalidação de seu diploma o que não sei se chegou a conseguir.

Tudo porque não havia uma definição objetiva do caminho a seguir o que tornava na prática impossivel a revalidação.

Hoje existe o Revalida, um exame de suficiência que avalia o nível de conhecimento profissional de médicos graduados no exterior.

Os argumentos dos favoráveis à medida são frágeis, quase infantis em certos casos. O projeto da Senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-Am) altera as regras de validação dos diplomas atenuando as exigências em vigor.

Esquece que estamos lidando com vidas humanas o que demanda rigor na capacitação profissional.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 03/04/12

Refinarias

O corte no orçamento de investimentos da Petrobrás fez a previsão para as refinarias Premium 1, no Maranhão, e Premium 2, no Ceará, passar para 2019.

A informação está no editorial Da Petrobrás para a Petrobrás, do jornal O Estado de São Paulo, edição de 03/04/12.