sábado, 30 de junho de 2007

A frase do dia


"O riso é a mais útil forma da crítica porque é a mais acessível à multidão".

Eça de Queirós, escritor português (1845-1900)

sexta-feira, 29 de junho de 2007

O poeta e a economia



Muitos sabem que Fernando Pessoa foi um grande poeta. Alguns sabem que foi tambem redator publicitário. Poucos hão de saber que deu lições de economia. Disto nos dá conta o economista Gustavo Franco em livro que organizou, "A economia em Pessoa", da editora Reler.

Sem falar em privatização e globalização, já defende estes conceitos. Chega a afirmar categoricamente: "Quanto mais o estado intervém na vida espontânea da sociedade, mais risco há de, se não positivamente mais certeza, de a estar prejudicando".

E mais, "há serviços de Estado, em muitos países, que trabalham com déficit previsto para beneficiar o consumidor. Como, porém, esse consumidor é ao mesmo tempo contribuinte, o que o Estado lhe dá com a mão direita, terá fatalmente que tirar-lho com a esquerda. O consumidor é, no fim, quem paga o que deixa de pagar".

Como vêem, o gênio administrava heterônimos e um talento polivalente.

Isenção

O "Estado de S. Paulo" de 17 de junho publicou matéria sobre interceptação telefônica feita pela polícia, a chamada" lei do grampo".

Ouvido sobre o assunto, entre outras personalidades, o deputado Ciro Gomes assim se pronunciou : "é uma coisa fantástica ( a lei ). Tivemos seis sequestros no Ceará e todos foram solucionados graças aos grampos. O leigo não imagina o que a tecnologia permite fazer. Os policiais cruzam os telefonemas a partir das torres e encontram exatamente o ponto de onde sairam."

O depoimento insuspeito do parlamentar atesta o muito que fizemos em nosso governo na área de segurança em matéria de inovação tecnólogica, equipamentos sofisticados e qualificação de pessoal. Trabalho pouco percebido pela sociedade, mas que vem oferecendo excelentes resultados.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Aniversário

Há 50 anos, o Journal of the Royal Society for the promotion of health publicava o primeiro trabalho científico relacionando o hábito de fumar com a incidência de câncer do pulmão.

Entre 1945 e 1955, a taxa de mortalidade devida a este tipo de câncer passara de 188 óbitos por milhão de habitantes para 388. Não obstante as confirmações posteriores da relação entre fumo e câncer do pulmão, o vício do fumo ainda afeta milhões de pessoas no mundo.

Observe que os males causados pelo fumo se estendem a outras moléstias pulmonares, por exemplo, o enfisema, além de doenças cardiovasculares.

Fumar faz mal à saúde e é brega. Ou como diz meu xará Lúcio Brasileiro é out.

Deixar de fumar é in.

A frase do dia


A adulação é uma moeda que empobrece quem a recebe.
Laura Junot

A autora, Duquesa de Abrantes, foi casada com o General Junot, antigo embaixador da França em Portugal, comandante das tropas de Napoleão que invadiram Portugal, e que veio a se suicidar.

A Duquesa veio a escrever suas memórias, narrando sua trajetória nos salões e nos círculos do poder na França e em Portugal com a inestimável ajuda de Balzac que por ela teria se apaixonado.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Terra da Luz leva um Galo

A Terra da Luz Editorial, coordenada por Patrícia Veloso, ganhou o Galo de Bronze da 3ª Mostra de Design e Artes Gráficas da América Latina, evento do 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. A obra premiada, Memória do Caminho, é um dos produtos resultantes do projeto Cultura em Movimento - Secult Itinerante. Com textos de Oswald Barroso, a publicação tem imagens de 11 fotógrafos residentes no Ceará e projeto gráfico assinado pela designer Majoî Ainá Vogel.

Além do Galo de Bronze, o segundo da Terra da Luz, dois outros produtos desenvolvidos pela editora receberam Menção Honrosa na competição: As Estações no Ceará, kit de agenda e calendário desenvolvido para o Gabinete do Governador do Estado, e o Guia Turístico Cultural, também resultado do projeto Cultura em Movimento - Secult Itinerante. No ano passado o premiado havia sido o livro Ah, Fortaleza 1880 - 1950, uma parceria da Terra da Luz Editorial e do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Publicado na Coluna Vertical S/A - Jornal O Povo