sábado, 22 de março de 2014

Russell Crowe

Russell Crowe, ator com fama de turrão, de passagem pelo Rio de Janeiro para divulgar o filme épico  Noé andou de bicicleta pela cidade que definiu como bela e caótica.

Saiba mais no jornal o Estado de São Paulo, edição de 22/03/14

quinta-feira, 20 de março de 2014

Vida

Nós e a vida

Caminhe duas horas por dia; dorme sete horas por noite; deita-te sempre só quando estiveres com vontade de dormir; levanta-te logo que acordares, trabalha assim que te levantares. Não fales senão quando necessário e, só digas a metade do que possas: não escrevas senão aquilo que pode assinar. Nunca te esqueças que os outros contam contigo, mas que tu não deves contar com eles; não aprecies nem deprecies o dinheiro da-lhe seu justo valor: pois odinheiro é um bom servo mas não amo.

Texto de Júlia dos Santos Barbosa, cliente de Pedro Nava. Anotação manuscrita em um caderno do médico e escritor reproduzido no livro Cadernos 1 e 2, Ateliê Editorial.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Roubo de livros

A quem furtar este livro do seu dono, ou tomar emprestado e não o devolver : que o livro se transforme numa serpente em suas mãos e o dilacere. Que seja acometido de paralisia e todos os seus membros se ressequem. Que se esvaia em dor gritando por piedade,e que não haja fim para sua agonia até que ele se consuma em sua dissolução. Que as traças devorem em suas entranhas e, quando for levado ao castigo final, que as chamas do inferno o queimem para sempre.

Praga rogada aos ladrões de livros na biblioteca do Mosteiro de São Pedro, em Barcelona.

Bibliófilo

Ele perseguirá um livro de maneira ativa e sedutora; recorrerá à intriga e ao sigilo; arriscará sua fortuna e viajará o mundo inteiro até se casará para adquirir um livro cobiçado

Do psiquiatra Dr. Norman S. Weiner sobre o bibliófilo.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Racismo

Episódios recentes, no Peru e Rio Grande do Sul, trouxeram a tona manifestações racistas da torcida por ocasião de jogos de futebol.

Os fatos acabaram por desencadear um debate público do qual tem participado a própria presidente Dilma incomodada com o acontecido.

Sobre o assunto o historiador paulista Hilário Franco Júnior se manifestou para assinalar o comportamento contraditório do torcedor fruto da paixão pelo seu time. Disse ele: No futebol, o racismo é ambíguo; os mesmos que ofendem o jogador negro do time adversário aplaudem o negro do próprio time.

Já o alemão Hans Ulrich Gumbrecht lembra a contribuição fundamental do negro para a qualidade do nosso futebol quando afirma : o futebol brasileiro só adquiriu identidade própria e sucesso internacional na Copa de 1938, quando tal identidade se tornou afro-brasileira.

O mesmo autor lembra que a bicicleta de Leonidas naquele torneio inaugurou o jeito brasileiro de jogar.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 16/03/14, suplemento Aliás 

Receio

Vamos fazer a cerimônia de uma maneira em que não ocorram discursos.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, com medo da vaia padrão Fifa na abertura da Copa.

Gestão

O IPECE, órgão de planejamento do governo do estado já lançou a advertência : o próximo governador terá que cuidar da gestão fiscal.  O elevado endividamento do governo e o crescimento acentuado da despesa com custeio vão obrigar a uma retração dos investimentos.

Aliás o TCU já advertiu o estado e o ministério da fazenda sobre o elevado montante da dívida  estadual.

Quando o atual titular do governo deixou a prefeitura de Sobral seu sucessor ficou de mãos atadas sem margem para investir. Agora o fato se repete segundo matéria publicada no Diário do Nordeste, edição de 13/03/14.