quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Desigualdade

A revelação da distribuição da riqueza no mundo feita pela Oxfam, uma ONG inglesa é, para dizer o mínimo, chocante. E o pior, uma crescente redução do número de bilionários cada vez mais ricos.
Em 2010 388 bilionários detinham o equivalente à soma do patrimônio da metade da população mais pobre do mundo. O número caiu para 177 em 2011, 92 em 2013 e 80 pessoas em 2014.
Em 2015 62 bilionários acumulavam US$ 1,762 trilhão, segundo a revista Forbes, especializada neste tripo de levantamento. A quantia corresponde ao valor detido pelos 3,6 bilhões mais pobres do planeta, a metade da população do mundo. No seleto grupo há dois brasileiros Jorge Paulo Lemann e Joseph Safra. Estes dados foram apresentados no Fórum Mundial de Davos.

Portugal

Estou em Portugal por uns dias. Sexta-feira, dia 10, às 18,00 hs abre-se na Biblioteca Nacional uma exposição de parte de minha coleção de marcadores de livros.
Aqui estamos no inverno, felizmente não tem chovido, o que permite que me desloque percorrendo livrarias, alfarrabistas e outros pontos de interesse sem maiores problemas. Com um sistema eficiente de transportes públicos tudo fica mais fácil.
Quanto à política a expectativa é quanto ao futuro da convivência entre o governo, uma coalização de socialistas e partidos de esquerda e o presidente a empossar-se em março, um conservador que venceu as eleições já no primeiro turno.
Ambos, presidente e primeiro ministro, prometem convivência produtiva e a busca de consensos nacionais.
De imediato o problema está na aprovação do orçamento de estado, cuja apreciação é a principal tarefa do parlamento. O governo está de um lado pressionado pelos compromissos assumidos na eleição e com os partidos de esquerda e de outro pelas autoridades da União Europeia que exigem metas mais rígidas de austeridade fiscal. A fragilidade das finanças nacionais não permite desconhecer as exigências de Bruxelas que monitora com rigor as contas do país. Até sexta-feira o impasse terá que se resolver seja lá como for.