sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Outro

A galeria dos caronas, passageiros aéticos de jatinhos, ganhou mais um ilustre membro.

Trata-se de deputado Marcos Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados que, mesmo em pleno gozo de saúde, viajou em avião da Unimed no trecho Porto Alegre/Erechim, ida e volta.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 26/08/11.

Democracia

O deputado Antonio Carlos (PT), lider do governo na Assembleia Legislativa, acha democrático aprovar leis anti-democráticas.

Governo europeu

Merkel e Sarkozy propoem um governo comum europeu como medida para aprofundar a união econômica dos paises da zona do euro e consolidar a moeda única.

A crise da dívida soberana dos paises mostrou a dificuldade em adotar uma só moeda sem uma política fiscal comum.

Caso a medida seja aprovada pelos 17 paises que integram a zona euro o governo econômico será presidido pelo belga Herman Van Rompuy. Seria um super ministro das finanças.

Além do governo econômico três outras providências deverão ser adotadas com o objetivo de estabelecer regras comuns para os paises que têm o euro como moeda.

São elas: a instituição da Regra de Ouro, espécie de lei de responsabilidade fiscal; a defesa conjunta de um imposto sobre transações financeiras; medidas de integração financeira entre as economias dos dois paises, como a criação de impostos comuns.

Para entrarem em vigor terão que ser aprovadas pelo Conselho Europeu, instancia que reune chefes de Estado e de governo, e pelos parlamentos nacionais.

Se efetivada a proposta significa um duro golpe na soberania dos paises membros. Seria marchar em direção a um estado europeu único.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 17/08/11

Finanças

Estudo publicado pelo jornal Valor Econômico demonstra que o peso da arrecadação própria na receita corrente do Ceará manteve-se praticamente inalterado.

Em 2006 era de 49,7 e em 2011 é de 50,1.

Saiba mais no jornal Valor Econômico, edição de 25/08/11.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Faxina

Dilma, agora, reprova "faxina' governamental.
Presidente, mesmo em meio às novas crises em seu ministério, afirma que não fará da demissão de servidores uma prática de sua gestão no Planalto.

Título e sub-título de matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 25/08/11.

Se a nível federal a faxina terminou aqui no Ceará não chegou sequer a começar.

Tabu

A presidente Dilma quebrou um tabu a frente do governo federal: realizou a primeira privatização de aeroportos desde que o PT passou a administrar o país.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, município vizinho a Natal, será concedido a um grupo constituido por capitais argentino e brasileiro que venceu a licitação para explorá-lo.

Leitura

Acabei de ler:

Slow Reading - um braço do slow movement, iniciado por um italiano com o slow food, iniciativa surgida a propósito da inauguração de mais uma loja MacDonald's em Roma como forma de combater o chamado fast food e seus inconvenientes.

É o oposto do método de leitura dinâmica tão em voga nos últimos anos para atender à pressa de ler, mesmo sem apreender. Segundo o autor só ao ler devagar será possível um mergulho profundo no texto e maior fruição de sua beleza.

Dublinesca - Enrique Vila-Matas. Cosac Naify. A história de um editor decadente em Barcelona, frustrado por nunca ter revelado um escritor famoso e tardiamente atraido para uma mudança em direção à cultura inglesa em detrimento da tradição latina/francesa que sempre cultivara.

Sua motivação é a literatura irlandesa particularmente Joyce e seu Ulysses razão de uma viagem à Dublin.

O livro ficou abaixo de minha expectativa.

Carona

Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, ingressou na galeria dos caronas aéticos em jatinhos de empresários. A informação está na Folha de S. Paulo, edição de 23/0811.

Instalou-se ali em ilustres e conhecidas companhias. Tem tido dificuldade, ele e a mulher, senadora Gleisi Hoffmann, ministra chefe da Casa Civil, de explicar o uso de aviões particulares no Paraná.

Na prestação de contas de campanha a senadora inscreveu como despesas com frete de aviões menos de 0,6% do total de gastos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Enorme diferença

A coluna Política do jornal O Povo faz, hoje, uma reparação ao que foi publicado no mesmo espaço, na terça-feira (23), sobre a controvertida iniciativa de criar áreas de segurança em torno da sede do governo, da residência oficial e da pessoa do governador.

Da forma como foi escrita, pode parecer que os decretos de minha autoria, quando governava o Estado, e a mensagem que tramita na Assembleia, enviada pelo governo atual, tratem o tema da mesma maneira. Há diferenças essenciais na forma de considerar o assunto.

No projeto de lei atual, as áreas de segurança foram substancialmente expandidas em relação aos decretos. Também foi introduzido o conceito de segurança transitória, que abrange um perímetro de 250 metros do local onde se encontrar o governador quando de seus deslocamentos.

Nunca tive essa obsessão com a questão de segurança. Eleito governador morei durante todo meu mandato em minha residência particular, mantendo-me e a minha família às minhas custas.

No prédio havia apenas um segurança encarregado de receber recados e ligações telefônicas. Nem por isto, apesar de tenaz oposição parlamentar, fui em algum momento molestado ou tive minha casa assediada por manifestantes.

Durante todo o governo, mantive o hábito de caminhar pela manhã na Avenida Beira-Mar acompanhado por um único segurança. Nos fins de semana, e para compromissos não oficiais, costumava me deslocar em companhia do motorista e de um segurança motociclista.

Se há algo a ser corrigido, como sugere o jornalista Érico Firmo em sua coluna de terça, certamente será na mensagem governamental em apreciação na Assembleia.

Faço questão de deixar claro aos meus leitores a fim de evitar a confusão deliberada que tenta fazer parecer que nada está mudando.

Abaixo, estão os croquis da área de segurança estabelecida durante meu governo e da área delimitada como de segurança pelo governo atual (clique para ampliar as imagens).



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Furacão

O programa de saneamento das contas públicas da Itália, já em andamento, gera uma grande reação social. Assim como na Grécia e em Portugal.

E não é para menos. O corte no orçamento será de 45 bilhões de euros em dois anos. Aumento de impostos, privatizações e redução de cargos políticos fazem partem da amarga receita.

As privatizações implicarão no fechamento de 20 mil postos de trabalho; nas assembleias locais e prefeituras de cidades com menos de 3.000 habitantes a expectativa é que sejam abolidos 10 mil cargos.

As medidas foram orientadas pelo Banco Central Europeu (BCE) que socorreu o país na iminência de quebrar, vergado sob uma dívida pública equivalente a 120% do PIB.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 17/08/11

Contas públicas

A arrecadação de impostos estaduais ligados ao consumo cresceu mais que os repasses federais nos oito anos de Lula do que no período de FHC. O fenômeno foi mais intenso nos estados do norte e nordeste.

Uma tabela de desempenho coloca o Acre em primeiro lugar, com um aumento de 186% em termos reais.
A performance do Ceará, segundo o estudo, é muito modesta.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 21/08/11

A frase do dia

Psicanálise,s.f. - Terapia à qual se vai para se resolver uma crise e se descobrem outras. E da qual se sai com um glossário novo para justiciá-las.

Daniel Piza

Faxina

Dilma corre o risco de fazer um governo de uma nota só: faxina.

Todo dia a imprensa traz sujeira nova para ela limpar. E aí?