sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Governo europeu

Merkel e Sarkozy propoem um governo comum europeu como medida para aprofundar a união econômica dos paises da zona do euro e consolidar a moeda única.

A crise da dívida soberana dos paises mostrou a dificuldade em adotar uma só moeda sem uma política fiscal comum.

Caso a medida seja aprovada pelos 17 paises que integram a zona euro o governo econômico será presidido pelo belga Herman Van Rompuy. Seria um super ministro das finanças.

Além do governo econômico três outras providências deverão ser adotadas com o objetivo de estabelecer regras comuns para os paises que têm o euro como moeda.

São elas: a instituição da Regra de Ouro, espécie de lei de responsabilidade fiscal; a defesa conjunta de um imposto sobre transações financeiras; medidas de integração financeira entre as economias dos dois paises, como a criação de impostos comuns.

Para entrarem em vigor terão que ser aprovadas pelo Conselho Europeu, instancia que reune chefes de Estado e de governo, e pelos parlamentos nacionais.

Se efetivada a proposta significa um duro golpe na soberania dos paises membros. Seria marchar em direção a um estado europeu único.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 17/08/11

Nenhum comentário: