sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Biblioteca

Acaba de ser inaugurada na China uma monumental Biblioteca, que poderá armazenar 12 milhões de livros. Com 80 mil metros quadrados de área construída, dispõe de 2.900 assentos.

Funciona como anexo da antiga Biblioteca, que é patrimônio nacional e não pode ser reformada. Aí estão os tesouros da Instituição, aos quais só têm acesso acadêmicos e pesquisadores.

Mas, prédio novo e tecnologia moderna não é tudo. Não há publicações estrangeiras na área destinada a periódicos. E livros em inglês, somente no velho prédio, de acesso restrito. Quer dizer, a Bilbioteca tem tudo, mas falta o essencial, liberdade.

O monumento, que nega um direito fundamental, custou R$ 350 milhões.

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 15/09/08.

Mímese

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 23/09/08, mostra como o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) imita o velho Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), dividido em capitanias políticas, cada uma com um donatário e seus interesses.

No box reservado ao Ceará, está dito qual foi a conduta do chefe local nas eleições de 2002 e 2006.

Cururus

De passagem pelo município cearense de Quixeramobim, para fazer campanha pelo seu candidato a Prefeito, o Deputado Federal Ciro Gomes chamou de cururus o Prefeito Edmilson Maçã, candidato à reeleição, e seus adeptos.

E cobrou dos correligionários usarem sal para expulsar os batráquios humanizados.

De uma feita, insultou adversários e maltratou a inocente espécie Bufo marinus, estimulando o consumo de sal, de que já se utilizara para humilhar os médicos, como arma para ferir os inocentes animais.

Autocrítica

O secretário estadual Roberto Monteiro, da Segurança, ao proferir a aula no curso para escrivães da Polícia Civil do Ceará, descreveu, assim, o que os espera:

Delgacias sujas, fétidas e insalubres, equivocadamente apinhadas de presos em suas celas e de inquéritos.

A manifestação do Secretário só pode ser encarada como uma formidável autocrítica.

Após quase dois anos de Governo, não resta senão assumir a responsabilidade pelo descalabro que aí está.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Elogio

Bismarck Maia, Secretário de Turismo do Estado do Ceará, me ofendeu em comício realizado no município de Aracati.

Partindo de quem partiu, é um dos maiores elogios que recebi, ao longo de minha vida pública.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Destempero

Post extraído do blog do Eliomar de Lima.

Sábado, 20 de Setembro de 2008

CIRO GOMES DIZ QUE USO DA IMAGEM DE LULA EM PROPAGANDA ELEITORAL É "FASCISMO"

“Você inserir um contexto dentro de um outro contexto, isso é fascismo. Aquelas imagens do presidente Lula nada têm a ver com o atual momento político de Fortaleza. O Duda Mendonça, que é meu amigo e eu tenho uma profunda admiração por ele, é mestre nessas artimanhas. O papel dele é vender sabonete, mas se derem tolete de cocô para ele vender, ele vende. Mas isso não é justo para com o povo de Fortaleza. Agora, qualquer candidato pode pegar gravações anteriores de adversários ou outra personalidade e inserir no atual contexto? Isso é desespero”!

Eis o desabafo, em tom de indignação, feito pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB), durante jantar-adesão pró-candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, Patrícia Saboya. O ato se encerrou nas primeiras horas desta madrugada de sábado, no La Maison Dunas. Ciro referiu-se ao uso da imagem do presidente Lula, na noite de sexta-feira, no programa eleitoral da candidata Luizianne Lins. As imagens foram feitas em fevereiro deste ano, quando do lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro Bom Jardim.

“Tenho certeza que o presidente sequer foi consultado sobre o uso de sua própria imagem. Mas na politicagem tem disso”, ressaltou Ciro, em entrevista à imprensa, durante jantar-adesão à candidatura Patrícia Saboya (PDT). No jantar, cerca de duas mil pessoas. Ciro aproveitou para avisar logo: "Por favor, a imprensa não vá publicar que eu estou comparando alguém a um tolete de cocô, ao comentar que o Duda vende qualquer coisa. Foi só uma maneira de mostrar que o Duda realmente vende qualquer coisa”

(Foto - André Lima)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Espionagem

Um dos casos mais famosos de espionagem foi o do casal Ethel e Julius Rosenberg, acusados de terem entregue aos soviéticos informações militares e industriais americanas, inclusive o que o Governo chamou de segredo da bomba atômica. Os dois foram condenados à morte, na cadeira elétrica, em 1953.

Em 1951, Morton Sobell, engenheiro elétrico, foi julgado e sentenciado, juntamente com o casal, acusado de espionagem. Condenado a 30 anos de prisão, foi solto em 1969. Tornou-se um ativista das causas progressistas e manteve suas alegações de inocência.

Agora, aos 91 anos, confessou ter passado segredos militares para os soviéticos, durante a Segunda Guerra, quando eram aliados dos americanos. Afirmou que Ethel sabia da espionagem de Julius, mas era inocente. Teria desempenhado, no máximo, um papel menor na conspiração.

Adiantou, ainda, que os rascunhos passados por David Greenglass, cunhado de Julius, maquinista do Exército, em Los Alamos, onde se construía a bomba, eram de pouco valor. O que Rosenberg entregou aos soviéticos era lixo puro, disse Sobell.

Robert Meeropol, filho mais velho dos Rosenberg, manifestou sua opinião de que a confissão de Sobell era poderosa, reconhecendo que sempre admitiu que o pai poderia ser culpado.

Estamos diante da possibilidade de que uma inocente, Ethel Rosenberg, tenha sido morta pelo Estado americano, na cadeira elétrica.

E os defensores da pena de morte, como ficam diante de fatos como este?

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/09/08.

Gráficas

A indústria gráfica é um ramo do setor industrial que vai bem.

Mormente agora, em plena safra das campanhas eleitorais.

Uma vai melhor que todas as outras.

Também... Quem tem padrinho não morre pagão, diz o ditado popular.

Crítica


Clóvis Carvalho, ex-Ministro do Presidente Fernando Henrique Cardoso, da Casa Civil; e depois do Desenvolvimento Econômico, é o atual Secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, concedeu entrevista criticando duramente o ex-Governador do Estado e atual candidato a Prefeito de São Paulo, Geraldo Alckmin.

No curso da entrevista, falando sobre traições, cita, para condenar a infidelidade, o mau exemplo do Presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), na eleição de 2002.

Esqueceu da reincidência, no ano de 2006.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 22/09/08.

Metrô

O metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo. Nos horários de pico, os vagões recebem até 8,6 passageiros por metro quadrado. Os padrões internacionais de segurança admitem até 6 pessoas. O bilhete único e a pequena extensão da rede explicariam a superlotação.

A rede é a menor, 61,3 kilômetros, entre as onze maiores do mundo. E o bilhete único, adotado a partir de 2006, acrescentou mais 750 mil passageiros diários.

O metrô de São Paulo é o que transporta o maior número de passageiros/km de linha, 9,9 milhões. O segundo é o de Moscou, 8,6 milhões.

O ritmo de expansão da rede é lento. Desde que começou a funcionar, em 1974, até 2007, o crescimento das linhas tem sido de 1,5 km ao ano.

Apesar de superlotado, avaliações internacionais dão o metrô de São Paulo como referência nos aspectos de limpeza e segurança.

O metrô mais antigo é o de Londres. Data de 1863. A rede mais extensa é a de Nova York, 479 kilômetros.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 08/09/08.

domingo, 21 de setembro de 2008

Risco

Em 16 anos, o número oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção aumentou mais de quatro vezes.

A lista, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, contém 472 espécies, ante 108 em 1992, último documento oficial divulgado.

Há, contudo, uma lista contendo o nome de 1.079 plantas sobre as quais não há informações seguras. Isto é, não se pode afirmar se estão ou não ameaçadas. Portanto, número de espécies em risco de extinção, poderá ser bem maior que o admitido oficialmente.

A seguir, o número de espécies arriscadas a serem extintas por bioma:

Mata Atlântica - 276
Cerrado - 131
Caatinga - 46
Amazônia - 24
Pampa - 17
Pantanal - 2

Biólogos refutam a lista, acreditando que há, pelo menos, 600 espécies ameaçadas de extinção.

Para o professor Ângelo Machado, Presidente do Conselho Curador da Fundação Biodiversitas, a relação apresentada não tem seu apoio nem dos biólogos brasileiros.

Socorro

O Governo americano decidiu agir de forma mais intensa para deter a crise financeira que afeta a economia mundial. Foi anunciado um fundo de U$ 700 bilhões para a compra de ativos podres, em mãos de bancos e financeiras.

O economista John Williamson, "pai" do Consenso de Washington, afirma, agora, que, ao lado de maior liberalização do sistema financeiro, é preciso ter maior supervisão. Reconhece que poderia ter sido mais explícito sobre isto.

Do jeito que as coisas estão, diz não haver alternativa, senão uma profunda intervenção do Governo.

Quando a mão invisível do mercado não resolve, a mão ostensiva do Governo é chamada a intervir. A conta, espeta-se no bolso do contribuinte.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 20/09/08.

Oráculo


Em 2000, Alan Greenspan, o poderoso Presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, vaticinava:

É essencial que o atual período de relativa estabilidade internacional seja aproveitado da melhor forma possível, para reduzir os riscos potenciais mais evidentes para uma crise.

Não podemos prever, com precisão, a natureza da próxima crise financeira internacional. Mas que haverá uma é tão certo quanto a persistente imprevidência financeira humana.