sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Biblioteca

Acaba de ser inaugurada na China uma monumental Biblioteca, que poderá armazenar 12 milhões de livros. Com 80 mil metros quadrados de área construída, dispõe de 2.900 assentos.

Funciona como anexo da antiga Biblioteca, que é patrimônio nacional e não pode ser reformada. Aí estão os tesouros da Instituição, aos quais só têm acesso acadêmicos e pesquisadores.

Mas, prédio novo e tecnologia moderna não é tudo. Não há publicações estrangeiras na área destinada a periódicos. E livros em inglês, somente no velho prédio, de acesso restrito. Quer dizer, a Bilbioteca tem tudo, mas falta o essencial, liberdade.

O monumento, que nega um direito fundamental, custou R$ 350 milhões.

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 15/09/08.

3 comentários:

Anônimo disse...

dr. Lúcio nos dê noticias do seu candidato Adahil...

Célio Ferreira Facó disse...

Entre nós, a coisa é ainda pior. Sobre a má educação geral no Brasil e suas políticas equivocadas, mandei carta a Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa.

Disse-lhe eu: "Chaga nacional continua a ser o índice de analfabetismo deste País. É também o flagelo com que atrasadas elites e governos toscos dão-se sucessivamente, desde o Império e a fundação da República, o predomínio coletivo. A horda completamente iletrada é de pelo menos 14 milhões de brasileiros. Nordestinos, negros e pobres, pela maior parte.

Pior nas áreas rurais. Reflexo das desigualdades sociais do País: para cada analfabeto branco, há mais de dois entre negros e pardos. Agora a descoberta das jazidas de petróleo do pré-sal faz com que Lula anuncie a destinação destes recursos para a Educação em geral. Como se os miseráveis resultados escolares do Brasil tivessem justificativa na ausência de uma mina de energia fóssil. Como se a culpa deste governo e a dos anteriores pudesse ser afastada com a retórica de improviso."

O ínclito jornalista este texto fez publicar na edição de hoje da Tribuna da Imprensa e acrescentou.

RESPOSTA DE HELIO FERNANDES - Esse dinheiro do Pré-sal não chegará jamais à educação. E na melhor das hipóteses levaria 20 anos ou ficaria pelo caminho. Meus parabéns pela provocação do assunto e por dar à educação a importância que ela merece.

Anônimo disse...

Só me lembro dos últimos dias da administração do prefeito cid gomes em Sobral, que ao inaugurar com grande pompa a biblioteca Lustosa da Costa o fez sem que a mesma tivesse acervo de um único livro. Uma grande biblioteca sem livros é como se se inaugurasse um belo cinema cuja atração na data de inauguração fosse, ao invés de um bom filme, uma dessas bandas de forró que o governo contrata sem licitação para anunciar o nada!!!