terça-feira, 23 de setembro de 2008

Metrô

O metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo. Nos horários de pico, os vagões recebem até 8,6 passageiros por metro quadrado. Os padrões internacionais de segurança admitem até 6 pessoas. O bilhete único e a pequena extensão da rede explicariam a superlotação.

A rede é a menor, 61,3 kilômetros, entre as onze maiores do mundo. E o bilhete único, adotado a partir de 2006, acrescentou mais 750 mil passageiros diários.

O metrô de São Paulo é o que transporta o maior número de passageiros/km de linha, 9,9 milhões. O segundo é o de Moscou, 8,6 milhões.

O ritmo de expansão da rede é lento. Desde que começou a funcionar, em 1974, até 2007, o crescimento das linhas tem sido de 1,5 km ao ano.

Apesar de superlotado, avaliações internacionais dão o metrô de São Paulo como referência nos aspectos de limpeza e segurança.

O metrô mais antigo é o de Londres. Data de 1863. A rede mais extensa é a de Nova York, 479 kilômetros.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 08/09/08.

Um comentário:

David disse...

Todas as cidades com mais de 2 milhões de habitantes precisa de um metrô para dar qualidade de vida para seus habitantes. Enquanto Fortaleza não implantar o seu e criar um plano de expansão, estaremos para trás.