sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Imagem



Em um fim de tarde, homem descansa em escadaria no pátio do colégio, no centro de São Paulo (Por Ivan Dias/AE), publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 13/12/09).

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Imagem



Torre da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, ao amanhecer, em Montevidéu, no Uruguai (Por André Dusek/AE, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 11/12/09).

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Finanças

Com o exagero de sempre, o governo do estado alardeia publicidade para apregoar êxitos de arrecadação atribuindo o sucesso obtido ao programa Sua Nota Vale Dinheiro que permite organizações sociais e pessoas físicas se remunerarem na proporção de notas fiscais acumuladas.

A bonificação oferecida funciona como um instrumento eficaz para obrigar o estabelecimento comercial a emitir a nota fiscal que corresponda à compra efetuada.

Faltou dizer que o programa foi imaginado e implantado em caráter pioneiro no Brasil durante meu governo pelo secretário José Maria Mendes e sua competente equipe.

A continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento.

Livro


A Biblioteca no Porão - livros, autores e outros seres imaginários, de autoria de Eustáquio Gomes, editora Papirus 7 Mares, é uma dessas obras que falam sobre livros, sem nenhuma ordem ou método, de forma tão desarrumada como o são as prateleiras de nossas bibliotecas.

Por isso mesmo atrai, encanta, reconstitui itinerário de preferências e amores literários, cujas raízes deitam firmes no solo úmido do porão de nossa memória, onde é possível rever o adolescente que lia sôfrego o que lhe caísse às mãos.

Natal

Encontrei entre papéis que acumulo ao longo da vida estes 10 Mandamentos do Natal, cuja autoria ignoro.

Creio que sua divulgação poderá ser de alguma utilidade nesse período em que corações e mentes se mostram mais sensíveis.

1- Se tens amigos, busca-os; Natal é encontro

2- Se tens inimigos reconcilia-te; Natal é paz

3- Se tens pobres do teu lado, ajuda-os; Natal é dom

4- Se tens tristeza, anima-te; Natal é alegria

5- Se tens soberba, esquece-a; Natal é humildade

6- Se tens dúvidas, procura crer; Natal é fé

7- Se estais no erro reflete; Natal é verdade

8- Se tens trevas, ilumina-te; Natal é luz

9- Se tens pecado converte-te; Natal é graça

10- Se tens ódio perdoa, Natal é amor.

Imagem



Movimento no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no Ceará. (Por Paulo Pinto/AE, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 16/12/09)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Imagem



SÍMBOLO - Foto histórica de 1972 mostra Phan Thi Kim Phuc, então com 9 anos, tentando escapar das bombas de napalm: à esquerda, seu irmão; à direita, seus primos (Crédito: Huynh Cong Ut - 8/7/1972)

Salgari


Emilio Salgari, o italiano escritor de livros de aventuras, criador do princípe Sandokan, um vingativo pirata oriental que combatia os imperialistas ingleses ao lado de seu fiel amigo, o português Yanez, está de volta às prateleiras das livrarias.

Seus admiradores não precisarão mais catar em sebos, velhos e raros, exemplares da Coleção Terramarear, da Editora Melhoramentos.

 A Iluminuras acaba de lançar no mercado Os Tigres de Mompracem, Os Piratas da Malásia, e Os Mistérios da Selva Negra, nos quais antigos e novos leitores poderão encontrar a prosa saborosa que encantou a juventude de gente famosa como Fellini e Umberto Eco.

Sergio Leoni, o inventor do western spaghetti, e Che Guevara estiveram tambem entre seus milhões de leitores em todo o mundo. O lendário Che, que chegou a ler 62 obras do autor, tinha-o, fiel ao seu instinto político, por um arauto do anti-imperialismo.

Salgari que escreveu 80 livros, explorado por seus editores morreu na miséria. Suicidou-se segundo o rito samurai pedindo a eles que pelo menos pagassem seu enterro. Se o criador morre, seus herois sobrevivem a ele.

A posteridade o colocou entre os escritores menores mas a chama de seu texto foi inspiração confessa para a rebeldia do Che e a cinematografia de Leone.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/11/2009

Padre Vieira

 A Biblioteca Nacional de Portugal acaba de publicar na série Bibliografias - Inventários o volume:

 Padre Antonio Vieira
 Bibliografia
 1998 -2008
 A publicação foi coordenada por Jorge Couto, que é o diretor daquela importante biblioteca.

 O pequeno livro que organizei, São Gonçalo do Amarante e o Padre Antonio Vieira, integra esse
  precioso levantamento bibliográfico.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz Natal!



As luzes do Natal iluminando a Praça Portugal, em Fortaleza, no Ceará.

Projetada pelo arquiteto Luiz Deusdará, nossa árvore está em primeiro lugar no concurso da mais bela árvore de Natal de 2009, promovido pelo site Bol. Vote você também!
(Foto da internauta Vólia Costa.)

Licitações do Governo - Novembro/2009

Clique na imagem para melhor visualização.







Fonte: Diário Oficial do Estado

A frase do dia

O segredo é não correr atrás das borboletas...
É cuidar do jardim para que elas venham até você.

Mário Quintana

(In)segurança

O Secretário de Segurança vem de afastar de suas funções mais dois delegados. Alega razões de ordem disciplinar para faze-lo.

O problema é que, segundo ele mesmo, só afasta os que o governador deixa. Isso tem nome: prevaricação, e afronta ao princípio de impessoalidade da lei.

TCE

Soraya Tomás Vitor, Conselheira do Tribunal de Contas do Estado, ganhou no STJ, por unamidade, questão que visava anular sua nomeação para aquela corte.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Livraria

Fechou as portas a Buchholz, tradicional livraria de Lisboa, fundada por um judeu de Berlim, Karl Buchholz, depois de funcionar durante 65 anos.

Natal

Papai Noel diverte os ricos e engana os pobres.

Padre Haroldo Coelho

PMDB

"O Ciro está tentando se diferenciar. Só não entendo porque o PMDB nacional é ruim, mas o do Ceará, que apoia o irmão de Ciro, é bom".

De José Eduardo Dutra, Presidente do PT nacional, sobre as críticas do Deputado Ciro Gomes ao PMDB.