sábado, 3 de dezembro de 2011

Mestres

Limoeiro do Norte sedia a sexta edição do festival Mestres do Mundo que um dia a insensatez levou para o Cariri que merecidamente já acolhe muitos eventos culturais.

Felizmente a injustiça com a cidade foi corrigida e os mestres voltaram a se reunir anualmente na região jaguaribana.

O evento foi criado em meu governo dentro da estratégia de democratizar o acesso à cultura, livrá-la do cerco dos pequenos grupos que se apropriavam dos meios e a confinavam ao litoral.

Paguei um preço alto por isso, mas valeu a pena!

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 03/12/11

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A frase do dia

O abuso de poder é das formas mais perversas de afronta à vontade do eleitor.

Dora Kramer, no artigo Dez da berlinda, no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 01/12/2011

Imagem

* Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo (30.11.2012)

Linchamento

Em São Paulo, na região de Sapopemba, um motorista de onibus após atropelar e matar um homem e colidir com vários carros foi espancado até a morte por frequentadores de uma festa funk que ocorria no local.

Motorista há vinte anos fazia aquela hora a última viagem do dia.

Depoimentos de passageiros do onibus disseram que ele fora vítima de mal súbito o que ocasionou o descontrole do veículo até que parasse ao ser o freio de mão acionado pela cobradora.

A triste lição a ser recolhida do episódio é que justiça feita pelas próprias mãos pode ser uma grande injustiça.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 29/11/11

Eólicas

A Bahia está assumindo posição de destaque como um importante polo de geração de energia a partir do vento.

Está em andamento um projeto para tornar o estado um grande produtor de equipamentos aerogeradores que deverá suprir as necessidades do país e até do continente.

Já estão instaladas duas fábricas de aerogeradores e outras duas concluem entendimentos com o governo bahiano para iniciarem os investimentos. São empresas americanas, francesas, espanholas e dinamarquesas. Uma outra anuncia fábrica de torres eólicas.

Na Bahia as fazendas de vento estão no interior e não no litoral. É no semiárido que se erguem as torres dos parques eólicos beneficiando pequenos agricultores da zona mais pobre do estado propietários dos terrenos onde se instalam os geradores.

O fato levou o vice governador do estado, Oto Alencar, a comemorar o acontecimento como "o pré-sal do sertão".

A Bahia detem 20% do potencial eólico comercializado no país 1,4 MW dos 7,0 MW envolvido nos leilões.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 28/11/11

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Perigo

Élio Gaspari, em sua coluna no O Estado de S. Paulo, edição de 27/11/11, denuncia um manobra em andamento para desfigurar o aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Fazendo de Niemeyer, de seu nome ilustre, o que ele chama um aríete, grupos empresariais se articulam para construir no parque "uma casa de espetáculo com 3 mil lugares anexa aos interesses da churrascaria Porcão existente no aterro".

Lota Macedo Soares, responsável pela construção do aterro no governo de Carlos Lacerda, teve a feliz ideia de tombar aquele espaço.

O que se espera é o que o IPHAN não autorize a obra sob pretexto econômico embrulhado no pacote da Copa e Olimpíadas. Os eventos passam e o Rio precisa continuar lindo em janeiro, fevereiro e março... e não só, mas o ano todo.

Aforismo

Ninguem mais inseguro da própria imagem do que quem precisa superproduzi-la todos os dias.

Daniel Piza

Siderúrgica

A Vale anuncia que investirá no próximo ano  R$ 1 bilhão na siderúrugica de Pecém. Uma excelente notícia. Parabéns, cearenses.

Fico feliz em ver um empreendimento, cujos fundamentos foram estruturados durante meu governo, seguir adiante. A Petrobrás, que não honra compromisso, foi um grande entrave, afinal removido, para a concretização do projeto.

Além de não ter palavra a Petrobrás é também má pagadora. Negou durante muito tempo, por seu presidente, através da imprensa, que devesse soma vultosa ao estado do Ceará. Quando foi obrigada a reconhecer a dívida barganhou o montante. Nunca ficou claro, se, e como, a dívida foi quitada.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Caos

É assim que o jornal Diário do Nordeste, edição de 28/11/11, rotula a situação do sistema carcerário no Ceará em matéria de página inteira.

Superlotação de presídios, fugas, motins, delegacias abarrotadas de presos em flagrante descaso pela lei, os direitos humanos e a segurança da população.

Nos quatro anos de meu governo fugiram dos presídios 38 presos. Entreguei o governo ao meu sucessor sem um só preso em delegacias.

domingo, 27 de novembro de 2011

Requiem













Faleceu, aos 87 anos, Danielle Miterrand.

Mulher de François Miterrand sustentou um casamento institucional, fruto de um pacto do casal, e uma liberdade de ação que não cessou, mesmo quando primeira-dama da França.

Na cerimônia de sepultamento de Miterrand postou-se ao lado dos dois filhos e entre eles estava Mazarine, a filha do marido com Anne Pingot. A França, perplexa, viu abraça-la

Foi uma lutadora incansável em defesa dos direitos humanos, das minorias, dos pobres e oprimidos, de uma maneira geral, nos quatro cantos do mundo.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 27/11/11, artigo de Gilles Lapouge, O lirismo político de Danielle.

Aforismo II

Tchekov: "Qualquer idiota atravessa uma crise". Sim, mas não atravessa sem deixar de demonstrar como é idiota.

Daniel Piza

Europa

A crise se alastra e as respostas dos líderes europeu a ela deixam muito a desejar. As reuniões se sucedem e as soluções não chegam.

Enquanto isso, Itália e Espanha, duas grandes economias, entraram na alça de mira do mercado. Rolam suas dívidas a custos insuportáveis a longo prazo.

Não só. França e Alemanha já acusam o golpe. A primeira está ameaçada de ter sua dívida rebaixada e a segunda não conseguiu vender todos os títulos da dívida que ofereceu ao mercado.

E mais, Sarkhozy e Merkel já não tocam afinados. Divergem na forma de encarar o problema econômico europeu. A proposta da emissão de títulos europeus que compreendessem todos paises da zona euro não sensibilizou a alemã.

Merkhozy, essa figura híbrida, autoerigida chefe da Europa, que a toda hora dispara ordens aos demais governantes europeus, começa a se desintegrar em meio a divergências que afloram.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 16/11/11 no artigo A desunião europeia, de Gilles Lapouge.

Aforismo

A cabeça tem razões que o coração conhece.

Daniel Piza

Steve Jobs

Oh uau, Oh uau, Oh uau. Foram estas as últimas palavras de Steve Jobs, o multimilionário pioneiro da era digital morto aos 56 anos de idade de um câncer do pâncreas.

A crise e os slogans

Os indignados americanos bradam, "não compre, ocupe" (Wall Street), uma forma de denunciar a crise econômica e a ditadura do sistema financeiro.

Em busca dos descontos do Thanksgiving Day nove mil pessoas se acotovelaram na "sexta feira negra" para comprar na Macy's em Nova York.

Aqui, Dilma repete Lula, "compre, para garantir seu emprego". Se houver dinheiro, tudo bem...

Bélgica

Afinal partidos políticos e etnias teriam chegado a um acordo para, depois de muitos meses, a constituição de um novo governo.

O entendimento tem por base o orçamento e a fixação de uma meta para reduzir o deficit público.

O rebaixamento da dívida belga por uma agência de rating e a crise bancária forçaram o acerto.

Vazamento

O vazamento de óleo no mar em área de perfuração operada pela empresa americana Chevron deve fortalecer os argumentos dos estados produtores diante do volume da receita a ser transferida para os estados não produtores.

Afinal é onde se dá a extração de óleo que ocorrem os acidentes e suas consequências econômicas e ambientais.

A propósito, o jornal O Globo informa que os vazamentos da Petrobrás superam os da Chevron.