sábado, 29 de dezembro de 2007

Viagem

Informo aos prezados amigos, que me prestigiam visitando meu blog, que, dia 25, à noite, viajei para Portugal, onde irei me demorar alguns dias.

Vou continuar postando, embora com uma freqüência menor. Tanto quanto possível, deverei acompanhar os acontecimentos brasileiros e cearenses, para não perder o costume.

Agora, já que superei a marca dos 20.000 acessos, minha responsabilidade aumenta. Pretendo fazer jus ao respeito e credibilidade ganhos com uma voz independente junto à comunidade.

Aceito sugestões para melhorar o blog, tornando-o mais atraente e vigilante, verdadeiro instrumento de prestação de serviço comunitário.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Parábola

"Tenho vivido entre os habitantes de Cédar, e minha alma foi estrangeira no meio deles".

Infra-estrutura

A divulgação dos projetos de infra-estrutura que o Governo do Estado pretende realizar nos próximos anos é reveladora. Mostra claramente que a maior parte dos projetos foi concebida, planejada, licitada, ou iniciada durante meu período de governo.

Algumas criminosamente obstaculadas pelo conluio de empresários e políticos, como é o caso das obras do terminal portuário do Pecém que já poderiam ter sido iniciadas há muito.

Financiamentos de agências nacionais e internacionais, alguns negociados, outros já contratados, no governo passado, asseguram meios para execução de obras de saneamento, rodoviárias, ferroviárias (olha aí o trem do Cariri), ecológicas, casas populares, equipamentos urbanos (saúde, educação,etc.), algumas delas já começadas por mim.

Que beleza receber um governo ajustado e em ordem!

Continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento.

Receita

A arrecadação do ICMS no Ceará, de janeiro a novembro deste ano, comparada com igual período do ano anterior, em valores corrigidos pelo IPCA/IBGE, foi 0,11% menor.

A frase do dia

A grande utilidade da vida é gasta-la em algo que sobreviva a ela.

William James

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Who's who



Você seria capaz de identificar, na foto publicada na primeira página do "Diário do Nordeste" de hoje, quantos seguranças acompanham o Governador em "despreocupada" caminhada na Praça do Ferreira?

Poder

Quem está no poder, corre o risco de pensar que o governo contém o mundo. Ao contrário, o mundo é que contém o governo.

Indicadores sociais

De 21 indicadores sociais aferidos pela PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar), em 2006, em 15 deles o Ceará tem uma posição melhor que o Nordeste, ou o Brasil, ou ambos.

Quanto à melhoria de 2006 em relação à 2005, o Ceará avançou mais que o Nordeste, ou o Brasil, ou ambos, em 18 deles.

Descredenciados

O Ministério da Educação, por meio da Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), descredenciou 39 cursos de pós-graduação no País.

A Universidade Federal do Ceará contribuiu para a lista com três deles. A saber: Tocoginecologia e Ciências Farmacêuticas, ambos em nível de Mestrado; e Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em Ensino à Distância, Mestrado Profissionalizante.

Saiba mais no O Estado de S. Paulo, edição de 21/12/07.

Arrastão e ronda


Enquanto a Ronda de Quarteirão desfila em Fortaleza e Maracanaú (foto de Evilázio Bezerra, O Povo), exibindo os carros de luxo, bandidos fazem a festa, assaltando e promovendo arrastões no centro da cidade e Avenida Monsenhor Tabosa.

Sobre o desfile, um observador atento, postado na Avenida Beira Mar, anotou que a camionete de número 1048 desfilou três vezes. Um artifício infantil para fazer parecer que os carros eram mais numerosos do que de fato são... De truque em truque...

Fortuna


Segundo o jornal inglês "The Guardian", o Presidente Putin, da Rússia, teria acumulado uma fortuna de U$ 40 bilhões por meio de participações não transparentes em fundos escondidos na Suiça e no Liechtenstein.

Pensamento

Agredir fatos de domínio público é ofender o povo.

Pranto

D. Aloísio foi chamado por Deus para um Concílio no céu. Lá, entre outros amigos, vai encontrar Paulo VI e João Paulo II, e certamente continuar em outro ambiente o ministério que exerceu na terra.

Com a saúde minada por uma doença cardíaca que durou anos, e pode ter lhe tirado o papado, exerceu posições de relevo no governo da Igreja no Brasil, encerrando sua carreira como Arcebispo de Aparecida. Gaúcho de Estrela, franciscano, foi Bispo de Santo Ângelo, RGS, Secretário e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Presidente da Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM), Arcebispo de Fortaleza, quando foi sagrado Cardeal.

Marcou a história da Igreja no Ceará por uma permanente atuação em defesa dos pobres e dos perseguidos. Foi um crítico contundente do regime militar e um corajoso paladino dos direitos humanos. Feito refém por presos de uma penitenciária, sua foto com uma faca sobre a garganta, correu o mundo falando da desumanização dos cárceres e do embrutecimento dos presidiários.

Com ele trabalhei de perto quando Prefeito de Fortaleza, inclusive nos preparativos para a memorável visita do Papa João Paulo II à cidade. Embora nunca tenha ouvido dele, creio que a convivência com nossa dura realidade social tenha tido grande influência na definição de seu perfil pastoral.

De seu grande valor humano e espiritual tive oportunidade de falar em livro que sobre ele organizou meu colega Marcelo Gurgel, e, recentemente, em depoimento para um filme em elaboração pela TV Aparecida. Cativou-me ainda pela forma carinhosa com que tratava minha mãe quando a encontrava, e depois acompanhando seu sofrimento durante longa enfermidade.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Riscos de campanha

Uma campanha eleitoral pelas características de que se reveste é cheia de riscos. Quem já participou de alguma, sabe do que falo. Há dois deles que gostaria de comentar. A ilusão eleitoral e a tentação eleitoral.

Da ilusão eleitoral ouvi o deputado Ulisses Guimarães falar para descrevê-la como mais poderosa que a ilusão amorosa. Não obstante tê-la identificado, o grande político sucumbiu à sua sedução. Lembram sua humilhante derrota como candidato à Presidência da República? Se algum dia a tive, perdi-a na última eleição ao ver se formar contra mim uma poderosa coalizão de forças políticas, econômicas e midiáticas, unidas pelo cimento do oportunismo e da traição.

Já a tentação eleitoral é o impulso que leva o candidato a fazer promessas mirabolantes no afã de angariar votos. Pode ser fruto da leviandade do candidato ou decorrer de conselhos de publicitários inconsequentes, adeptos, eles e o candidato, da máxima de que "feio é perder". Tal comportamento é extremamente danoso à democracia. Uma vez no poder, o eleito esquece o prometido por absoluta impossibilidade de cumpri-lo. A decepção dos eleitores gera o desengano que se traduz em frases como "são todos iguais", "é tudo a mesma coisa", "não tem um que preste", "se não fosse obrigado eu não ia votar", "só lembram da gente em tempo de eleição". Elas são a expressão da frustração das pessoas com os políticos, e a descrença de que o regime democrático possa contribuir para melhorar suas vidas. Daí é um passo para outra tentação, a autoritária.

Na última eleição, assistimos a manifestações explícitas de tentação eleitoral por parte do meu opositor. Afirmou que atenderia as reivindicações dos professores das universidades estaduais no primeiro dia de governo, acabaria com a violência e daria grandes aumentos salariais aos policiais e aos defensores públicos. E o que aconteceu depois de vitorioso e empossado? A violência aumentou significativamente, a polícia civil entrou em greve, os professores não voltaram às aulas e os defensores públicos, desiludidos das promessas, sussuram arrependimento.

A tentação eleitoral pode levar a vitórias, mas com certeza produz vítimas: o povo e a democracia.

Para a reflexão do domingo

Não chore, não se revolte. Compreenda.

Baruch Spinoza