sábado, 6 de setembro de 2008

Censura

A editora americana Random House recuou da idéia de lançar o livro da jornalista Sherry Jones, A Jóia de Medina, um romance histórico sobre a vida de Maomé.

O acordo já estava praticamente firmado entre escritora e editora, a qual pagaria U$ 100.000,00 a autora. O lançamento deveria ter ocorrido em 12 de agosto próximo passado.

A Random House desistiu do projeto, por receio de retaliações dos muçulmanos, que poderiam se sentir ofendidos pela obra.

O livro narra a vida de uma menina de nome Aisha, desde os seis anos prometida a Maomé, como sua mulher.

Uma editora inglesa, a Gibson Square, aceitou o risco de incorrer na ira islâmica. A editora já publicou outros trabalhos polêmicos, como o livro de Alexander Litvinenko, ex-espião russo assassinado em Londres, há dois anos, com uma substância radioativa.

Martin Rinja, da Gibson Square, declarou que a não publicação pelas razões aludidas seria "andar de marcha atrás até as épocas obscuras".

Saiba mais no Diário de Notícias, de Lisboa, edição de 05/09/08.

Fumo

O Presidente Lula, em entrevista à imprensa, afirmou fumar em seu Gabinete, ainda que a lei proíba.

Foi infeliz, o Presidente.

Um líder de sua dimensão, deve pregar pelo exemplo e observar a lei, acima da qual ninguém está.

Aqui, seu homólogo faz pior, fuma na sala de trabalho. E em qualquer outro espaço confinado, segundo comenta-se. Desrespeita a lei e os interlocutores. Não poupa sequer hospitais. Mesmo o destinado a tratar das vítimas do cigarro.

Há algum tempo, jornal da cidade estampava sua foto ao baforar contra a lei e o bom senso, em ambiente nosocomial.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Memória


Em livro recém lançado nos Estados Unidos, The Woman Who Can´t Forget (A Mulher Que Não Consegue Esquecer), Jill Price, 42 anos, conta o que tem sido conviver com uma memória infalível.

Segundo ela, é capaz de lembrar com exatidão de qualquer dia de sua vida. E recordar o que comeu no almoço, onde passou a tarde, qual era a atração da televisão à noite, as principais manchetes dos jornais. O arquivo registra tudo, a partir dos 14 anos de idade.

É como se alguém, conta Jill, me seguisse cotidianamente com uma câmera e guardasse a fita em uma prateleira no fim do dia. Quando escuto a menção de uma data, é como se eu fosse até a prateleira, pegasse a fita e colocasse para rodar.

Eu repasso minha vida o tempo todo e isto está me deixando louca, queixa-se Jill. O que a maior parte das pessoas chama de dádiva, eu chamo de fardo, continua.

Foi com estas palavras que se dirigiu ao pequisador James McGaugh, fundador do Centro de Neurobiologia do Aprendizado e da Memória, da Universidade da Califórnia, pedindo ajuda para o seu caso.

Em 2005, após cinco anos de estudos, a equipe liderada por McGaugh concluiu estar diante de uma nova doença, que ganhou o nome de hyperthymestic syndrome, por analogia com a palavra grega thymesis, que significa lembrança.

A rapidez e exatidão com que lembra os fatos e datas, elimina a hipótese de uma estratégia de memorização ou cálculo, desenvolvida por alguns autistas superdotados, diz McGaugh.

A divulgação da história de Jill, com a descrição científica de uma nova doença, fez com que outras pessoas, com queixas semelhantes, procurassem a equipe da Universidade da Califórnia.

Até agora, dois casos, além de Jill, tiveram diagnóstico confirmado.

Saiba mais na revista Época, edição de 02/06/08.

Cisão

Do blog do jornalista Ricardo Noblat (04/09/08 às 23,48 hs) :

Do blog do jornal O Povo, do Ceará:

O Deputado Federal Ciro Gomes (PSB) participou nesta noite, pela primeira vez, de um comício ao lado de Patrícia Saboya (PDT) na comunidade São Vicente. O Partido de Ciro como se sabe está na coliogação que apoia Luizianne Lins (PT).

Até agora, Ciro havia feito manifestações públicas pró Patrícia e tinha contado com a presença da candidata na platéia de palestras suas. Foi também à convenção que oficializou a candidatura. Mas não tinha participado de atos de campanha e teve o uso de sua imagem vetado na campanha pedetista.

(Comentário meu (do Ricardo Noblat, evidentemente): É curiosa a situação no Ceará. O Governador do Estado é irmão de Ciro e apóia a reeleição de Luizianne. As relações entre os irmãos estão frias, quase geladas. Ciro sempre foi ligado ao Senador Tasso Jereissati (PSDB). O irmão governador quer ver Tasso pelas costas e pressiona Ciro a se afastar dele.)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ibiapaba


Compartilho com vocês esta bela descrição da Ibiapaba, que está no livro PADRE ANTÓNIO VIEIRA - A Missão de Ibiapaba. Editora Almedina. Coimbra. Julho de 2006.

Descrição do sítio da serra de Ibiapaba: sua dificultosa subida; sua altura que excede às nuvens.

Ibiapaba, que na língua dos naturais quer dizer terra talha, não é só uma serra, como vulgarmente se chama, senão muitas serras juntas, que se levantam ao sertão, das praias de Camuci, e mais parecidas a ondas de mar alterado que a montes, se vão sucedendo e como encapelando umas após das outras, em distrito de mais de quarenta léguas. São todas formadas de um só rochedo duríssimo, e em partes escalvado e medonho, em outros coberto de verdura e terra lavradia, como se a natureza retratasse nestes negros penhascos a condição de seus habitadores, que, sendo sempre duros e como de pedras, às vezes dão esperanças e se deixam cultivar.

Da altura destas serras não se pode dizer cousa certa, mais que são altíssimas e que sobe as que o permitem com maior trabalho da respiração que dos mesmos pés e mãos, de quer é forçoso usar em muitas partes. Mas depois que se chega ao alto delas, pagam muito bem o trabalho da subida, mostrando aos olhos um dos mais formosos painéis, que por ventura pintou a Natureza em outra parte do Mundo, variando de montes, vales, rochedos e picos, bosques e campinas dilatadíssimas, e dos longes do mar no extremo dos horizontes. Sobretudo, olhando do alto para o fundo das serras, estão se vendo as nuvens debaixo dos pés, que como é coisa tão parecida ao Céu, não só causam saudades, mas já parece que estão prometendo o mesmo que se vem buscar por estes desertos.

Os dias no povoado da serra são breves, porque as primeiras horas do Sol cobrem-se com as névoas, que são contínuas e muito espessas. As últimas escondem-se antecipadamente nas sombras da serra, que para a parte do Oceano são mais vizinhas e levantadas. As noutes, com ser tão dentro da zona tórrida, são frigidíssimas em todo ano, e no Inverno com tanto rigor, que igualam os grandes frios do Norte, e só se podem passar com a fogueira sempre ao lado. As águas são excelentes mas muito raras, e a essa carestia atribuem os naturais ser toda a serra muito falta de caça de todo género.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PM X Ronda

Tem se sucedido incidentes envolvendo integrantes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e da outra polícia, a Ronda. Eles decorrem de situações circunstanciais, que desencadeiam o conflito. Todavia, há, é inegável, um substrato comum que os alimenta.

Refiro-me ao fato de se ter criado com a Ronda, uma terceira polícia, quando, de fato, não deveria passar de uma ação, por eficaz que seja, desenvolvida no âmbito da Polícia Militar, e, como tal, sujeitos seus integrantes às normas e subordinações hierárquicas vigentes na corporação.

Comando paralelo, fardamento distinto, salários diferenciados e veículos luxuosos acabaram por criar um quisto dentro da Polícia Militar. Ilustro o que digo, com dois exemplos. O salário de um policial da Ronda, com menos de um ano de serviço, é igual ao de um tenente da Polícia Militar. O concurso aberto para recrutar novos policiais é anunciado para ingresso na Ronda, como se esta fosse uma instituição à parte.

Fascinado pelo marketing, o Governo quer vender um projeto como se tivesse criado uma nova organização policial.

Não importa que isto implique na desagregação da Polícia, comprometa a hierarquia e gere ressentimentos e antagonismos no interior do organismo militar.

Valoriza-se a aparência em detrimento da substância das coisas.

Poesia

Em perseguir-me, Mundo, que interessas?
Em que te ofendo, quando só intento
por belezas em meu entendimento,
não meu entendimento nas belezas?

De Sor Juana Inés de la Cruz, escritora, religiosa mexicana. Protagonizou uma célebre polêmica, a propósito de um sermão do Padre Vieira, sobre a condição da mulher. Seus argumentos, refutando o jesuíta português, foram expostos em carta, sob a promessa de sigilo, ao Bispo de Puebla, que terminou por divulgá-la. Os versos acima traduzem seu temor em despertar, por sua obra e estudos seculares, a fúria da inquisição.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Agnóstico

Ultimamente, a imprensa tem divulgado o lançamento de livros escritos por cientistas que questionam a fé e a existência de Deus. São inimigos de Deus e das religiões. Esgrimem argumentos científicos para se opor à crença em Deus. São, sobretudo, os evolucionistas que têm se mostrado os mais aguerridos neste combate.

Do outro lado, há cientistas que acreditam ser possível conciliar fé e razão, ciência e religião. Um dos mais prestigiosos militantes dessa corrente é Francis S. Collins, Diretor do Projeto Genoma, autor do livro A Linguagem de Deus, da Editora Gente. Foi neste livro que encontrei a origem da palavra agnóstico, e a narração de como o cientista britânico Thomas Henry Huxley a cunhou, em 1869.

Com a palavra, Huxley : Quando atingi a maturidade intelectual e comecei a me perguntar se era ateísta, teísta ou panteísta; um materialista ou um idealista; um cristão ou uma pessoa com opiniões próprias, descobri que quanto mais aprendia e meditava, menos conseguia uma resposta pronta; até que enfim, cheguei a conclusão de que não criei nem ajudei a criar nenhuma dessas definições, a não ser a última. A única coisa em que a maioria dessas boas pessoas concordava era a única que me tornava diferente delas.

Estavam bastante certas de que ligar-se a uma determinada "gnose" resolveria mais ou menos o problema da existência; embora tivesse bastante certeza de que eu não havia resolvido, e tinha uma convicção muito sólida de que esse problema era insolúvel.

Assim, tomei cuidado, e inventei o que imaginava ser o título adequado de "agnóstico". Isso veio à minha mente como uma antítese sugestiva ao "gnóstico" da história da igreja, que aparentava saber muito justamente sobre coisas que eu desconhecia.

Um agnóstico, afirma Collins em seu livro, diria que o conhecimento sobre a existência de Deus simplesmente não pode ser alcançado.

No mesmo livro, há uma passagem que narra um encontro de Darwin com dois ateístas, aos quais teria perguntado por que se chamavam ateístas, e disse preferir o termo agnóstico, de Huxley. Um deles, respondeu-lhe que o agnóstico era um ateísta claramente respeitável, e o ateísta, apenas um agnóstico explicitamente agressivo.

Curiosidade

E aí, o Governador já processou a revista Veja?

Cuca fresca

O fortalezense é cuca fresca, mas os cucas até agora continuam uma fria...

Passados quatro anos, ainda não saiu o primeiro!

Desencuca, Fortaleza!

Bengaleiro

Há quatro bengalas no bengaleiro.

Uma está disponível, mas não convém usá-la em público.

Três são exibíveis, mas a exposição está vedada por lei.

domingo, 31 de agosto de 2008

Reflexão

Aceita
as surpresas
que transtornam teus planos
derrubam teus sonhos,
dão rumo
totalmente diverso
ao teu dia
e, quem sabe,
à tua vida
Não há acaso.
Dá liberdade ao Pai,
para que ele mesmo conduza
a trama dos teus dias.

D. Hélder Câmara